Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

O MEIO AMBIENTE NA ATUALIDADE
“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Quer um planeta legal! 1 - Introdução 2 - 1ª Meta
O espaço geográfico e as atividades humanas
JANAINA DUARTE MATOSO IZAMARA DUARTE MATOSO JESSICA DIAS RODRIGUES
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
Projeto - A escola e o meio ambiente
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Tema: Reduzir, reutilizar e reciclar Objectivo:
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
Fontes de Energia e o Meio Ambiente
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Patrick Nunes Professor Universitário Mestre em Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Pedagogia Empresarial Administrador de Empresas.
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Economize Água * Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água!! * Se tiver piscina, mantenha-a.
Agrupamento de Escolas de Alijó
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
COMO RECICLAR?.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Energia Renovável e Não Renovável
AQUECIMENTO GLOBAL.
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Profª Lucia Helena Amim
Protege a Natureza! Recicla.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Educação para a Sustentabilidade
Os 4’Rs.
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
Problemas ambientais Resumo
A Questão Ambiental.
Palestra Meio Ambiente.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Aluna:Julielle Martins dos Santos
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
O Ciclo do Carbono.
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Tecnologia em Educação Matéria:Geografia Alunas:Aline Landgraf e Michele Batista.
Dia do Design Sustentável
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
10 Diretivas do Município Verde Azul
Escola: COOPEN Aluna: Carolina Série: 5°ano - matutino
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
A decomposição do lixo:
Meio Ambiente.
Meio Ambiente Vera Cristina Ramos.
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
Coleta Seletiva e Reciclagem
Reciclagem Separação dos resíduos
Questão Ambiental Conferências mundiais do meio ambiente:
Desmatamento: A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar.
Meio Ambiente Pontifícia Universidade Católica de Campinas Curso de Ciências Biológicas PET Biologia.
Será que estamos cuidando do meio ambiente no local em que vivemos?
“Por um mundo mais sustentável” Autores: Alunos do 3º ano A – 2011 Professoras: Andréia Rossetto e Fabiana Faria de Oliveira Comunidade Educacional “O.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Reciclar significa reaproveitar o que já existe e não devastar novamente o meio ambiente para o fabrico de novos produtos, reduzindo o impacto ambiental.
Separação e Reciclagem
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 6º Ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente

Conceito de Meio Ambiente Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente Conceito de Meio Ambiente É o conjunto de condições, leis, influências, alterações e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (art. 3º, I, da Lei 6.938, de 31.8.81).  Com base na Constituição Federal de 1988, passou-se a entender também que o meio ambiente divide-se em físico ou natural, cultural, artificial e do trabalho.

O HOMEM E O MEIO AMBIENTE Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente O HOMEM E O MEIO AMBIENTE O meio ambiente não é somente a natureza, mas sim onde quer que nós vivamos, é todo lugar no qual possa existir a relação entre os seres vivos e não vivos. Se poluímos a natureza, estamos nos poluindo, precisamos dela como método de sobrevivência. Imagem: NASA. Photo taken by either Harrison Schmitt or Ron Evans (of the Apollo 17 crew) / Domínio Público

Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente “Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas. Não há o suficiente para a cobiça humana.” (Mahatma Gandhi) Imagem: Theornamentalist / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Principais problemas ambientais atuais: Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente Principais problemas ambientais atuais: - poluição do ar por gases poluentes gerados, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, gasolina e diesel) e indústrias; - poluição de rios, lagos, mares e oceanos provocada por despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petróleo), etc.; - poluição do solo provocada por contaminação (agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos) e descarte incorreto de lixo; - queimadas em matas e florestas como forma de ampliar áreas para pasto ou agricultura.

Principais problemas ambientais atuais: Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente Principais problemas ambientais atuais: - desmatamento com o corte ilegal de árvores para comercialização de madeira; - esgotamento do solo (perda da fertilidade para a agricultura), provocado pelo uso incorreto; - diminuição e extinção de espécies animais, provocadas pela caça predatória e destruição de ecossistemas; - falta de água para o consumo humano, causado pelo uso irracional (desperdício), contaminação e poluição dos recursos hídricos;

Principais problemas ambientais atuais: Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente Principais problemas ambientais atuais: - acidentes nucleares que causam contaminação do solo por centenas de anos. Podemos citar como exemplos os acidentes nucleares de Chernobyl (1986) e na Usina Nuclear de Fukushima no Japão (2011); - aquecimento global, causado pela grande quantidade de emissão de gases do efeito estufa; - diminuição da camada de ozônio, provocada pela emissão de determinados gases (CFC, por exemplo) no meio ambiente.

Conservar e Preservar o meio ambiente Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente Conservar e Preservar o meio ambiente A adoção de práticas que levem em conta as necessidades e os direitos desta geração e as necessidades e direitos das próximas gerações é essencial para que aconteça o crescimento econômico com justiça social e para que os recursos naturais sejam preservados. Só assim será possível falarmos em desenvolvimento sustentável. Ou seja, é preciso mudarmos atitudes, reduzindo o lixo, evitando o desperdício, combatendo o desmatamento, a contaminação do ar e das águas.

Regras básicas para a preservação e conservação do meio ambiente Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente Regras básicas para a preservação e conservação do meio ambiente

POUPAR ENERGIA Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente POUPAR ENERGIA

ECONOMIZAR ÁGUA Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente ECONOMIZAR ÁGUA

REDUZIR O VOLUME DE LIXO Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente REDUZIR O VOLUME DE LIXO

COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL

CUIDAR DOS ANIMAIS E DAS PLANTAS Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente CUIDAR DOS ANIMAIS E DAS PLANTAS

RECICLAR E REUTILIZAR Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente RECICLAR E REUTILIZAR

USAR MENOS VENENO NAS LAVOURAS Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente USAR MENOS VENENO NAS LAVOURAS

DIMINUIR O CONSUMO Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente DIMINUIR O CONSUMO

EVITAR POLUIÇÃO SONORA E VISUAL Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente EVITAR POLUIÇÃO SONORA E VISUAL

INCENTIVAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOSSA COMUNIDADE Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente INCENTIVAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOSSA COMUNIDADE

Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente A melhor maneira de preservarmos o planeta é dando o exemplo, cumprindo tudo aquilo que você pode fazer para preservá-lo, e assim quem sabe, tocar no coração daqueles que ainda não cuidam do meio ambiente. Se você faz algo corretamente, você poderá aconselhar os outros, as demais pessoas à sua volta, e o mesmo pode ocorrer em diversos fatores.

Imagem: Gnsin / GNU Free Documentation License Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente COMO CLASSIFICAR O LIXO? Imagem: Gnsin / GNU Free Documentation License

Vidro: garrafas, copos, frascos e outros; Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente RECICLÁVEL Papel: sulfite, cadernos, caixas de papelão, revistas, jornais, envelopes, papel de pão, caixas LONGA VIDA e outros; Plástico: garrafas pet, sacolas, saquinhos, copo de iogurte (limpo), pote de margarina (limpo), CDs, disquetes e outros; Vidro: garrafas, copos, frascos e outros; Metal: latinhas de cerveja e refrigerante, enlatados, panelas, objetosde cobre, alumínio, bronze, ferro e zinco e outros.

Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente NÃO RECICLÁVEL rejeitos: curativos com sangue, fraldas descartáveis, absorvente higiênico, preservativos; papel: papel higiênico e lenço de papel usados, guardanapos sujos, carbono, fotografia, fitas e etiquetas adesivas e papéis engordurados e/ou molhados; outros: cerâmica, vidros pirex e similares, couro, cigarros, acrílico, espelhos, cristais, clipes, roupas e sapatos que não têm a possibilidade de aproveitamento ou doação.

Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente ATIVIDADE FINAL O HOMEM E O MEIO AMBIENTE A partir do que foi exposto nos slides, pergunte à turma quem são os responsáveis pela preservação do ambiente, quais são as soluções para resolver os problemas ambientais, o que cada um deles pode fazer enquanto indivíduo e o que podem fazer enquanto grupo na escola e onde vivem. Os alunos deverão, em grupos de 5, montar panfletos de educação ambiental, com as dicas propostas durante a aula e fazer uma campanha educativa na escola e na comunidade. Os alunos devem entrevistar a população escolar e coletar dados sobre educação ambiental. Depois, os resultados das pesquisas deverão ser apresentados através de gráficos, em slides, utilizando o projetor. 

Ciências, 6º ano Mecanismos para a preservação e conservação do meio ambiente Fontes: http://www.nhu.ufms.br/Bioetica/Textos/Biodiversidade/ECOCIDADÃO.pdf www.ABIQUIM.com.br   http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/homem-meio-ambiente-524875.shtml http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/problemas_ambientais.htm

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   3 NASA. Photo taken by either Harrison Schmitt or Ron Evans (of the Apollo 17 crew) / Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg 26/09/2012 4 Theornamentalist / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wikibooks_planting-cilantro_sprout.jpg 21 Gnsin / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Garbage_Can.jpg