Resíduos sólidos e ecossistemas terrestres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Advertisements

O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
VOCÊ E O LIXO?.
RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS ALUNOS:RONALDO WELLITON ALISON
Mauricio Alisson Lucas Juninho
Reciclagem e reutilização
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
RICARDO M. PINTO-COELHO
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento ambiental Iana Alexandra
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Treinamentos A questão do lixo.
Resíduos.
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
O DESTINO DO LIXO.
Gestão dos Resíduos Sólidos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Agrupamento de Escolas de Alijó
TELEMONTE COLETA E TRANSPORTE LTDA
Aula 10 – Coleta, Tratamento e Disposição Final do Lixo
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
MEIO AMBIENTE.
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Gerenciamento de resíduos sólidos
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO
A questão do lixo no Brasil
RESÍDUOS.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos
“Contribuições à Política Nacional de Resíduos Sólidos” Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de 2004 Brasília - DF Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Gerenciamento de resíduos sólidos
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Guilherme Zanini, Jordana Wendling e Leonardo Staggemeier
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
Resíduos Sólidos Sergio Freitas I – OBJETIVOS definir resíduos sólidos de acordo com as normas vigentes. caracterizar os resíduos sólidos. classificar.
RECICLAGEM.
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE “RSS”
Postes de Eucalipto Tratados
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O lixo também faz parte da sua vida!
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
SHS Gestão de Resíduos Sólidos Divisão dos resíduos sólidos quanto a sua origem e periculosidade de acordo com a PNRS Prof. Associado. Valdir Schalch.
Resíduos Sólidos Noções Básicas.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Transcrição da apresentação:

Resíduos sólidos e ecossistemas terrestres

Fórum Internacional de Prefeitos, da Organização das Nações Unidas (ONU) - 1999 Pergunta-chave: “Qual o maior problema de sua cidade?”, Os mandatários municipais de quase todas as partes do mundo responderam que, em primeiro lugar, estava com 52% das respostas, o desemprego e, em segundo lugar, apareceu a questão do lixo e do saneamento, com 42% (RABINOVICH,2000).

Problema ambiental – lixo Estima-se que a população mundial, hoje de mais de 6 bilhões de habitantes, esteja produzindo de 0,5 a 1,0 Kg de lixo domiciliar, por dia (MOTA, 1997). No Brasil, o problema é complexo; praticamente não existem aterros sanitários, mas sim poucos aterros controlados e na maioria, lixões a céu aberto, o resíduo sólido urbano é jogado em qualquer lugar, inclusive diretamente nos rios ou nas suas proximidades, o que leva ao carreamento dos mesmos para os corpos d’água (VALENTE, 1999).

Problema ambiental – lixo O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima que o percentual de resíduo sólido urbano jogado a céu aberto , no país, passou de 76% para 85%. Quadro ainda mais alarmante: muito embora a coleta atinja 73% dos domicílios, apenas 1% de todo o resíduo sólido urbano recolhido diariamente no país (300 mil toneladas, das quais 100 mil toneladas, domésticas) recebe alguma forma de tratamento, compostagem, reciclagem ou incineração, conforme BIANQUINI (1998).

O que fazer – promoção dos Rs Respeito a si mesmo; Respeito ao próximo; Responsabilidade por suas ações; Reduzir o consumo; Reutilizar materiais; Reciclar e preciclar; Replanejar; Reeducar.

Qual a diferença entre as duas situações abaixo? Lixão Aterro sanitário Qual é o impacto para os ecossistemas?

Aterro Sanitário

Um aterro sanitário conta necessariamente com as seguintes unidades: •células de lixo domiciliar; •impermeabilização de fundo (obrigatória)e superior (opcional); •sistema de coleta e tratamento dos líquidos percolados (chorume); •sistema de coleta e queima (ou beneficiamento)do biogás; •sistemas de monitoramento ambiental,topográfico e geotécnico; •pátio de estocagem de materiais. •cerca e barreira vegetal;

Para discussão: "O manejo, ambientalmente saudável, de resíduos deve ir além da simples deposição ou aproveitamento por métodos seguros dos resíduos gerados. Deve buscar intervir na causa fundamental do problema, procurando mudar os padrões não-sustentáveis de produção e consumo. Isto implica a utilização do conceito de manejo integrado do ciclo vital, que apresenta oportunidade única de conciliar o desenvolvimento com a proteção do meio ambiente."

Lixo domiciliar no Brasil Em quantidade: Lixo domiciliar no Brasil 0,6kg/hab./dia a 1,3kg/hab./dia 0,3kg/hab./dia de resíduos de varrição, limpeza de logradouros e entulhos.

CLASSIFICAÇÃO DO LIXO CLASSE I : PERIGOSOS São aqueles que, em função de suas características intrínsecas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade, apresentam riscos à saúde pública através do aumento da mortalidade ou da morbidade, ou ainda provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseados ou dispostos de forma inadequada.

CLASSE II : NÃO INERTES São os resíduos que podem apresentar características de combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade, com possibilidade de acarretar riscos à saúde ou ao meio ambiente, não se enquadrando nas classificações de resíduos Classe I – Perigosos – ou Classe III – inertes.

CLASSE III : INERTES São aqueles que, por suas características intrínsecas, não oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente, e que, quando amostrados de forma representativa, segundo a norma NBR 10.007, e submetidos a um contato estático ou dinâmico com água destilada ou deionizada, a temperatura ambiente, conforme teste de solubilização segundo a norma NBR 10.006, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água,conforme listagem nº 8 (Anexo H da NBR 10.004), excetuando-se os padrões de aspecto,cor, turbidez e sabor.

Quanto à origem: •Lixo doméstico ou residencial •Lixo comercial •Lixo público •Lixo domiciliar especial: •Entulho de obras •Pilhas e baterias •Lâmpadas fluorescentes •Pneus

•Lixo de fontes especiais •Lixo industrial •Lixo radioativo •Lixo de portos,aeroportos e terminais rodoferroviários •Lixo agrícola •Resíduos de serviços de saúde

Casos importantes Lâmpadas fluorescentes O pó que se torna luminoso, encontrado no interior das lâmpadas fluorescentes, contém mercúrio. Isso não está restrito apenas às lâmpadas fluorescentes comuns de forma tubular, mas encontra-se também nas lâmpadas fluorescentes compactas. Uma vez lançado ao meio ambiente, o mercúrio sofre uma "bioacumulação",isto é, ele tem suas concentrações aumentadas nos tecidos dos animais.

Casos importantes Pneus São muitos os problemas ambientais gerados pela destinação inadequada dos pneus. Se deixados em ambiente aberto, sujeito a chuvas, os pneus acumulam água,servindo como local para a proliferação de mosquitos. Se encaminhados para aterros de lixo convencionais, provocam "ocos“ na massa de resíduos, causando a instabilidade do aterro.Se destinados em unidades de incineração, a queima da borracha gera enormes quantidades de material particulado e gases tóxicos, necessitando de um sistema de tratamento dos gases extremamente eficiente e caro. Por todas estas razões, o descarte de pneus é hoje um problema ambiental grave, ainda sem uma solução realmente eficaz.

Reciclagem Denomina-se reciclagem a separação de materiais do lixo domiciliar, tais como papéis, plásticos, vidros e metais, com a finalidade de trazê-los de volta à indústria para serem beneficiados. Esses materiais são novamente transformados em produtos comercializáveis no mercado de consumo.

Compostagem Define-se compostagem como o processo natural de decomposição biológica de materiais orgânicos (aqueles que possuem carbono em sua estrutura), de origem animal e vegetal, pela ação de microorganismos. Para que ele ocorra não é necessário a adição de qualquer componente físico ou químico à massa do lixo.

A reciclagem propicia as seguintes vantagens: •preservação de recursos naturais; •economia de energia; •economia de transporte (pela redução de material que demanda o aterro); •geração de emprego e renda; •conscientização da população para as questões ambientais. A reciclagem ideal é aquela que se inicia com a população que separa os resíduos recicláveis em casa.

Coleta seletiva