OLFATO O olfato humano é pouco desenvolvido se comparado ao de outros mamíferos. O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os 5 sentidos do Corpo Humano
Advertisements

AUDIÇÃO OLFATO PALADAR.
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS II.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
2ª fase Ensino Médio Escola Angelina Jaime Tebet Profº. Carlos
Professor: Indíara Jorge Latorraca
O corpo humano... nossa central de análises!. o corpo humano... nossa central de análises!
A comunicação entre Neurônios
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Sistema Respiratório Professora Helena.
Visão.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Identificar os órgãos que compõem o sistema respiratório; Descrever o processo de respiração, abordando as etapas de ventilação, hematose.
OS SENTIDOS.
SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO
Os tecidos animais.
Profª. Michele Dias - 7ª série
SISTEMA RESPIRATÓRIO
SISTEMA RESPIRATÓRIO Professor: João Paulo.
A GUSTAÇÃO A gustação é um sentido fundamental para o complexo processo alimentar. Sem o paladar, o homem não teria tanto interesse pela comida.
A Respiração.
2. Órgãos dos Sentidos.
Olfato Katiane,karen,Luana.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Sistema Digestório.
1 A respiração: o sistema respiratório X SAIR.
Alguns dos cinco sentidos.
MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
SISTEMA SENSORIAL Órgãos do Sentidos.
Os Sentidos Percepção e sensações.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Integrantes do grupo:
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Cap. 6 – 8º Ano Professora: Alexsandra Ribeiro
Cap. 5 – 8º Ano Professor: Samuel Bitu
Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu.
OS CINCO SENTIDOS.
Sistema Sensorial.
Órgãos dos sentidos Prof. Marcos Areal.
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Estruturas Modificadas e Especializadas
Neurônios e células da glia
Sistema Sensorial Caderno 3 (grupo 08) Teoria: páginas 127 – 134
OS SENTIDOS.
Sistema Respiratório Rosana Moraes.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
FISIOLOGIA DA GUSTAÇÃO & OLFAÇÃO
Curso Técnico em Enfermagem
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
Sistema respiratório.
O corpo humano sistema nervoso e órgãos sensoriais parte 2
Os sentidos.
O corpo humano sistema respiratório
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
TECIDO NERVOSO Prof. Me. Leandro Parussolo
Prof. Alexandre S. Osório
Estesiologia Profa. Dra. Marta Luppi.
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou.
Tipos de Tecidos.
Tecido Nervoso.
A evolução da respiração no reino animal
Sistema Respiratório.
Respiração orgânica, externa ou pulmonar
SISTEMA RESPIRATÓRIO Profa. Debora S. Marini
Sistema Respiratório Profa: Marta Adorno.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
OS SENTIDOS PALADAR.
Professor: Guilherme Vieira
TATO O sentido do tato não se encontra em uma região específica, pois todas as regiões do organismo possuem mecanorreceptores responsáveis pela percepção.
Transcrição da apresentação:

OLFATO O olfato humano é pouco desenvolvido se comparado ao de outros mamíferos. O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pelos sensoriais (um cachorro tem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada qual com pelo menos 100 pelos sensoriais). Os receptores olfativos são neurônios genuínos, com receptores próprios que penetram no sistema nervoso central.

A sensação será tanto mais intensa quanto maior for a quantidade de receptores estimulados, o que depende da concentração da substância odorífera no ar. O olfato tem importante papel na distinção dos alimentos. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o paladar e o cheiro. OLFATO O epitélio olfativo é tão sensível que poucas moléculas são suficientes para estimulá-lo, produzindo a sensação de odor.

A cavidade nasal, que começa a partir das janelas do nariz, está situada em cima da boca e debaixo da caixa craniana. Contém os órgãos do sentido do olfato, e é forrada por um epitélio secretor de muco. Ao circular pela cavidade nasal, o ar se purifica, umedece e esquenta. O órgão olfativo é a mucosa que forra a parte superior das fossas nasais - chamada mucosa olfativa ou amarela, para distingui-la da vermelha - que cobre a parte inferior. A mucosa vermelha é dessa cor por ser muito rica em vasos sangüíneos, e contém glândulas que secretam muco, que mantém úmida a região. Se os capilares se dilatam e o muco é secretado em excesso, o nariz fica obstruído, sintoma característico do resfriado. A mucosa amarela é muito rica em terminações nervosas do nervo olfativo. Os dendritos das células olfativas possuem prolongamentos sensíveis (pêlos olfativos), que ficam mergulhados na camada de muco que recobre as cavidades nasais. Os produtos voláteis ou de gases perfumados ou ainda de substâncias lipossolúveis que se desprendem das diversas substâncias, ao serem inspirados, entram nas fossas nasais e se dissolvem no muco que impregna a mucosa amarela, atingindo os prolongamentos sensoriais.