Projeto Rondon.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Implantação das Diretrizes Curriculares
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Cidade Educadora, Cidade Saudável
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Educação Ambiental - GPEEA
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
CTR Nova Iguaçu.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Programa de Inclusão Digital
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Estratégia de Saúde da Família
Atuação dos agentes de Controle Social
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
MAIO 2010.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Projeto Lazer no Paraná
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
vídeo
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
APRESENTAÇÃO 1Contextualização 2 DIA C 3PARTICIPAÇÃO.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR Reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação.
Transcrição da apresentação:

Projeto Rondon

O que é O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população

Como é realizado As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria Geral da Presidência da República. O decreto de criação do Projeto Rondon estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões norte e nordeste do país.

Objetivos do Projeto   . Contribuir para a formação do universitário como cidadão. . Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País. . Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. . Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas. ISO 14064 - Posigraf é a primeira gráfica no Brasil a obter a certificação ISO 14064, que valida seu inventário de gases de efeito estufa de acordo com a metodologia GHG protocol. A auditoria foi realizada pela AENOR, Certificadora Espanhola credenciada, tornando-se a única do Brasil com um selo de garantia internacional.

As 11 etapas do projeto 1. PLANEJAMENTO Se inicia com a definição da região e dos estados onde a operação será realizada.   2. RECONHECIMENTO A primeira etapa ocorre quando os municípios selecionados recebem a visita de um integrante do projeto para verificar se os conjuntos de ações selecionadas para a operação respondem às principais necessidades do município e carências da população. 3. DIVULGAÇÃO DO CONVITE PARA AS IES O convite indica os municípios, os conjuntos de ações a serem realizados, o cronograma de atividades e as condições a serem observadas pelas IES.   4. INSCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO Durante a inscrição a IES terá que informar para qual operação ela está se inscrevendo. 5. ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO A elaboração do plano de trabalho é de inteira responsabilidade da IES, que tem total liberdade quanto ao conteúdo e formatação. É desejável que o plano de trabalho contenha, para cada conjunto de ações: atividades previstas; objetivos; metodologia; público-alvo; cronograma; e o retorno esperado para a comunidade. 6. SELEÇÃO DAS PROPOSTAS DE TRABALHO DAS IES A seleção das propostas é realizada pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR. Os critérios envolvem a excelência e a qualidade acadêmica da IES e o mérito, a pertinência e a exequibilidade do plano de trabalho proposto. Certificação LIFE: reconhece as empresas que desenvolvem ações a favor da conservação da biodiversidade.

As 11 etapas do projeto 7. VIAGEM PRECURSORA Após a divulgação das IES selecionadas, os professores que coordenarão as equipes de rondonistas visitam os municípios e ajustam com as lideranças municipais e as prefeituras as ações que serão realizadas pela universidade durante a operação, de forma a atender às reais necessidades de cada município. Neste momento também é definido o apoio logístico (alojamento, alimentação e transporte no interior do município) que será prestado aos rondonistas.    8. PREPARAÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES A equipe é composta por dois professores e oito alunos. Cada equipe deve ser multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas. A qualidade dos trabalhos é reflexo da atenção dada pela IES à preparação da equipe.  9. CADASTRAMENTO Durante a preparação, é realizado o cadastro de todos os rondonistas – professores e alunos – pelo representante da instituição de ensino superior junto ao Projeto Rondon.  10. OPERAÇÃO Terá a duração de 15 dias, sendo os dois primeiros destinados à concentração, ambientação, abertura e deslocamento dos rondonistas aos municípios e o último para o encerramento e retorno às cidades de origem.  11. RELATÓRIO A IES terá que enviar o relatório dos trabalhos desenvolvidos no município. O prazo para o envio será definido no convite de cada operação. Certificação LIFE: reconhece as empresas que desenvolvem ações a favor da conservação da biodiversidade.

O que faz o projeto Rondon Os rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários voluntários que participam do Projeto, realizam atividades concentradas nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.   Em cada município são designadas duas instituições de ensino superior – IES para desenvolverem atividades que variam de acordo com o planejamento de cada equipe. Normalmente os rondonistas se utilizam de palestras, oficinas, workshops ou outras formas de exposição para realizar a troca de conhecimento. Certificação LIFE: reconhece as empresas que desenvolvem ações a favor da conservação da biodiversidade. As equipes permanecem no município durante duas semanas e trabalham, prioritariamente, com professores do ensino médio, agentes de saúde, servidores da prefeitura, líderes comunitários entre outros profissionais que possam reter o conhecimento e, posteriormente, repassá-lo à comunidade.

Áreas de atuação ÁREAS TEMÁTICAS CONJUNTO A CONJUNTO B Cultura Comunicação Direitos Humanos Tecnologia e Produção Justiça Meio-Ambiente Educação Trabalho Saúde Certificação LIFE: reconhece as empresas que desenvolvem ações a favor da conservação da biodiversidade. Cada IES poderá inscrever até dois projetos, sendo: 1 projeto do conjunto A ou 1 do conjunto B, ou

Case: Operação Tuiuiu no Mato Grosso

Operação Tuiuiu - 2011 Exemplo da atividade na Operação Tuiuiui. Municípios envolvidos: 40 municípios Estado: Mato Grosso Total de Rondonistas envolvidos: 394 Algumas das Universidades que participaram desta Operação específica: UNB – Brasília UFT – Curitiba PUCRS – Porto Alegre Univille – Joinville UDESC – Florianópolis Certificação LIFE: reconhece as empresas que desenvolvem ações a favor da conservação da biodiversidade.

Imagens da Operação Tuiuiu Certificação LIFE: reconhece as empresas que desenvolvem ações a favor da conservação da biodiversidade.

Imagens da Operação Tuiuiu Certificação LIFE: reconhece as empresas que desenvolvem ações a favor da conservação da biodiversidade.

Imagens da Operação Tuiuiu Certificação LIFE: reconhece as empresas que desenvolvem ações a favor da conservação da biodiversidade.

Projeto Rondon na Universidade Positivo

Localidades - 2º semestre de 2012 Operação Açaí Será desenvolvida entre os dias 6 e 22 de julho de 2012, nos seguintes municípios do Estado do Pará – Aurora do Pará, Bonito, Cachoeira do Arari, Curralinho, Curuçá, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Magalhães Barata, Marapanim, Ourém, Peixe- Boi, Primavera, Ponta de Pedras, Quatipuru, Santarém Novo, São Domingos do Capim, São João de Pirabas, São João da Ponta e São Sebastião da Boa Vista. Operação Capim Dourado Será desenvolvida entre os dias 13 e 29 de julho de 2012, nos seguintes municípios do Estado do Tocantins – Aparecida do Rio Negro, Arapoema, Barrolândia, Caseara, Colinas do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Itacajá, Itapiratins, Marianópolis, Miranorte, Nova Olinda, Pedro Afonso, Palmeirante, Pequizeiro e Tocantínia. Certificação LIFE: reconhece as empresas que desenvolvem ações a favor da conservação da biodiversidade.

Etapas do Projeto 1ª etapa Até o dia 15/03 Identificar com os coordenadores dos cursos, professores orientadores (40 horas) e alunos interessados 2ª etapa Dia 19/03 Reunião com os professores orientadores, alunos interessados, pró-reitoria e Instituto Positivo 3ª etapa 20/03 Escolha dos alunos finalistas (*) 4ª etapa 20 ou 21/03 Reunião com alunos escolhidos (ideal é ter os professores orientadores) 5ª etapa 20 a 23/03 Desenvolvimento dos projetos 6ª etapa 23/03 Discussão e aprimoramento dos projetos 7ª etapa 24 a 26/03 Finalização dos projetos 8ª etapa 27/03 Entrega dos projetos para a pró-reitoria acadêmica e Instituto Positivo 9ª etapa 28/03 Submissão online dos projetos Certificação LIFE: reconhece as empresas que desenvolvem ações a favor da conservação da biodiversidade.