JÂNIO QUADROS Candidatos à presidência da República em 1960:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA
Advertisements

AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO REGIME MILITAR
MÓDULO 10-OS GOVERNOS DA NOVA REPÚBLICA: SARNEY/COLLOR E ITAMAR
MÓDULO 13 – REPÚBLICA POPULISTA( )
GOVERNOS POPULISTAS.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
A República Populista ( )
6 - JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 – 1961):
REPRESENTAÇÃO PARTIDÁRIA DO PERÍODO:
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
REPÚBLICA VELHÍSSIMA REPÚBLICA FINANCIADA PELA ELITE
General Eurico Gaspar Dutra ( )
MÓDULO 12 – DA CRISE DO POPULISMO À DITADURA( )
GOVERNO ITAMAR FRANCO – 1992 A 1994
A Redemocratização Política no Brasil – “Abertura lenta, gradual e segura. O general Ernesto Geisel ( ) assume o Brasil com nítidos sinais de crise:
Prof. Osiel Lima História do Brasil
MÓDULO 18 – REPÚBLICA POPULISTA ( II )
Regime Militar (1964 – 1985).
Presidente da República
República Democrática Populista (1945 – 1964)
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A DECADÊNCIA DO POPULISMO.
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
A REPÚBLICA POPULISTA (1946 – 1964)
JÂNIO QUADROS (1961) Prof. Altamiro.
O Populismo.
GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO PÓS 64
A DITADURA MILITAR DE 1964 Características gerais: centralização do poder política, legislação autoritária, hipertrofia do Poder Executivo, e uso frequente.
REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964
JOÃO GOULART – 1961 a 1964 Crise política: os militares e político udenistas não queriam deixar Jango assumir a presidência, acusando-o de ligações com.
PERÍODO POPULISTA OU 3ª REPÚLICA(1945/64)
A Ditadura Militar no Brasil
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
REGIME MILITAR BRASILEIRO 1964 A ditadura.
MULTIMÍDIA.
Período democrático de 1946 a 1964
A Redemocratização do Brasil
DITADURA MILITAR NO BRASIL
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
Guerra Fria.
Capítulo 17 Que democracia foi construída no Brasil?
Brasil: o que foram os anos de chumbo? (1964 – 1985) Avaliação Mensal 24/10 9º A/B/C Capítulos: 16 e 17.
REPÚBLICA MILITAR (1964/1985).
TERCEIRA REPÚBLICA OU REPÚBLICA LIBERAL 1946/1964
O velho e o novo na Nova República Governos Collor e Itamar
A experiência democrática no Brasil ( )
A REDEMOCRATIZAÇÃO- GOVERNO DE DUTRA À JANGO
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
o interregno democrático e o golpe de 1964
PRÉ-CEFET HISTÓRIA.
Governo Médici ( ): O auge da repressão
DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964 – 1985) PROF.: FELIPE DOMINGOS.
REGIME MILITAR NO BRASIL
PRÉ-CEFET HISTÓRIA.
REGIME DITATORIAL MILITAR (1964 – 1985)
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático):
Repressão e fechamento político
A DITADURA NO BRASIL (1964 – 1985) 31/03/1964: Deposição de João Goulart: Golpe x Revolução? Golpe civil-militar! Repressões começam no dia 02 de.
A EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NO BRASIL ( ) Parte 2  Governo JK  Governo Jânio Quadros  Governo João Goulart (Jango) Capítulo 43Capítulo 49 e 54.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
A Ditadura Militar no Brasil
Ditadura Militar no Brasil a 1985
Jânio Quadros e João Goulart ( ). A eleição de Jânio Quadros pelo PDC (Partido Democrata Cristão), com o apoio da UDN, marcou um fato inédito.
Governos Sarney e Collor
História dos Presidentes e suas principais contribuições para a economia brasileira 5º Semestre de Administração de Empresas Prof. Lourival.
Transcrição da apresentação:

JÂNIO QUADROS - 1961 Candidatos à presidência da República em 1960: Candidatos à vice-presidência da República: upload.wikimedia.org Jânio Quadros (PDC + UDN), Henrique Teixeira Lott (PSD + PTB)‏ e Ademar de Barros (PSP) Milton Campos, Fernando Ferrari e João Goulart

Campanha política de Jânio em 1960 terceiraom3.files.wordpress.com www.livrariaresposta.com.br A campanha política de Jânio tinha um tom de populismo, foi baseada na moralização dos costumes e no fim da corrupção. Utilizando uma vassoura como símbolo de campanha, o candidato prometia varrer do país toda corrupção e imoralidade.

Figura personalista e carismática; Seu lema era “varrer” a corrupção; Promete melhorar as condições de vida do povo e combater o comunismo; Na prática, torna-se autoritário e diminui o crédito aos empresários; Alegava estar diminuindo as despesas para sanar a dívida externa (2 bilhões de dólares);

congelou salários e cortou subsídios para importar trigo e petróleo, conseguindo a inimizade do povo; Condecorou Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul – a mais alta honraria nacional; Renuncia ao cargo, com a intenção de ser reconduzido ao poder pelo apoio do povo, o que não acontece.

BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964 A política externa de Jânio Fonte: História do Brasil para principiantes. terceiraom3.files.wordpress.com Jânio buscou estabelecer uma política externa marcada pela neutralidade, nem a favor dos EUA ou da URSS, porém sua atitude de condecorar o líder da Revolução Cubana, Che Guevara e o restabelecimento de relações diplomáticas com a URSS, irritou os militares, os políticos e os EUA.

BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964 A renúncia de Jânio Quadros www.ciadaescola.com.br Ao renunciar Jânio planejava voltar como um herói / Charge feita por Otélo ). As atitudes de Jânio deixaram os setores conservadores indignados. Jornais como o Estado de S. Paulo e o Globo, militares e membros da UDN, passaram a pressionar Jânio. Assim, ante a insatisfação de todos que o apoiaram, Jânio renunciou.

João Goulart (1961-1964)

Foi aceita, desde que fosse adotado o sistema parlamentar; O vice de Jânio estava em visita à China; Diversos grupos garantiram sua posse, incluindo Leonel Brizola, governador do RS e líder da “Campanha da Legalidade”; Foi aceita, desde que fosse adotado o sistema parlamentar; Um plebiscito decidiu pelo presidencialismo; Jango restabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo e passou a controlar os lucros enviados pelas multinacionais.

BRASIL: JOÃO GOULART – 1961 a 1964 O governo de João Goulart moraisvinna.blogspot.com Fonte: História do Brasil para principiantes. Durante o governo João Goulart foi adotado o sistema parlamentarista.

BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964 O insucesso do parlamentarismo acabou forçando a antecipação do plebiscito . Em 1963, a população brasileira apoiou o retorno do sistema presidencialista. wikipedia.org Fonte: História do Brasil para principiantes.

Os EUA negam a prorrogação do prazo para o pagamento da dívida e passam a desconfiar do governo; Jango promove um grande comício na Central do Brasil para anunciar as reformas de base: Estatização das refinarias de petróleo, desapropriação das propriedades com mais de 100 hectares e a democratização eleitoral;

BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964 Comício da Central do Brasil Em março de 1964, o presidente organizou um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defendia a urgência de reformas políticas. Em oposição ao governo os grupos conservadores realizaram um grande protesto público com a realização da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”. www.brasilescola.com

A Queda de Jango Setores conservadores reagiram, unindo-se aos interesses estadunidenses, elite econômica e Igreja; Realizaram a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”; Após preparar ideologicamente o povo, houve um golpe comandado pelos militares em 1º de abril de 1964; Jango seguiu para o exílio, em Montevidéu.

BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964 www.universia.com.br Entre 1956 e 1964 tivemos três presidentes com características diferentes: JK construiu Brasília e endividou o país; Jânio não gostava de brigas de galo, mas apreciava uma “biritinha”, renunciou; João Goulart tentou reformas radicais e levou um “chute”, acabou deposto.

Governo Militar (1964-1985) Golpe ou Revolução? O plano político é marcado pelo autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política, prisão e tortura dos opositores, e pela imposição da censura prévia aos meios de comunicação; Na economia há uma rápida diversificação e modernização da indústria e serviços, sustentada por mecanismos de concentração de renda, endividamento externo e abertura ao capital estrangeiro.

Humberto de Alencar Castelo Branco 1964-1967

Política da segurança e desenvolvimento; Perseguiu os opositores, fechando organizações populares; Cria o Serviço Nacional de Informação; Criados os Atos Institucionais (AI) que extinguiu os partidos políticos; Constituição de 1967 – fortaleceu o poder executivo; Economia atrelada aos EUA, com empréstimos a altos juros e facilitou a entrada de multinacionais.

A rede globo de televisão é criada em abril de 1965

Arthur da Costa e Silva (1967-1969)

Governo “linha dura”; Greves e manifestações tornavam-se constantes e a polícia reprimia com violência; 1968 – AI-5: fecha o Congresso Nacional, acaba com os direitos constitucionais e controla os meios de comunicação; Movimentos guerrilheiros passam a assaltar bancos e invadir quartéis; Grupos: ALN, VPR e o MR-8.

Emílio Garrastazu Médici (1969-1964)

Política repressora, coberta pela ideologia de um país progressista e sem problemas: Slogans: “Prá frente Brasil”, “Ninguém segura esse país”, “Brasil: ame-o ou deixe-o”; Fortes campanhas publicitárias para conseguir o apoio popular; Músicas, peças de teatro, livros eram censurados e acusados de “subversivos”; Torturas e mortes são práticas comuns; Setores da classe média viviam o frágil “milagre econômico brasileiro”;

Ernesto Beckmann Geisel (1974-1979)

Deveria devolver o governo aos civis de forma lenta, gradual e segura: Realiza eleições livres para o Congresso; 16 senadores do Movimento Democrático Brasileiro foram eleitos; A facção “linha dura” do exército continuava agindo: jornalista Vladimir Herzog é levado para “prestar declarações” e nunca mais volta, assim como o operário Manoel Fiel Filho;

31 de outubro de 1975: culto ecumênico em memória de Herzog na Catedral da Sé; Pacote de Abril: medida autoritária que fecha o Congresso, aumenta o mandato para 6 anos, passa a escolher 1/3 dos senadores (senadores biônicos);

João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979-1985)

Compromete-se com a abertura política; Organizam-se greves operárias, com o surgimento da liderança de Lula, no ABC paulista; Anistia – exilados e cassados políticamente tivera seus direitos restaurados; Fim do bipartidarismo – PDS, PMDB, PTB e PT; O Plano Nacional de Desenvolvimento não consegue combater a inflação e o desemprego; A dívida externa com o FMI só crescia. Em 1979 acontece em Florianópolis e Novembrada; Em 1983 ocorrem eleições para governadores.

Diretas-Já Foi o movimento político-popular mais importante de nossa história recente; Manobras da elite ligada a ditadura impediu a implantação de eleições diretas para presidente; Maluf então concorreu com Tancredo Neves, que vence as últimas eleições indiretas no país. Fica doente e morre em 21 de abril de 1985, assumindo José Sarney.

José Sarney (1985-1990) Antigo aliado da ditadura, promete cumprir as promessas de Tancredo; Nenhuma política social seria eficaz se a inflação não fosse combatida; Plano Cruzado (fim do cruzeiro e da correção monetária, congelamento do preço de mercadorias, reajuste automático do salário, sempre que chegasse a 20%.

Oposição e empresários protestaram e produtos começaram a sumir; Com o Plano CruzadoII, a inflação voltou a subir e o governo perdeu o apoio do povo. Também fracassaram o Plano Bresser (1987) e o Plano Verão (1989). Em 1988 foi promulgada a nova Carta Magna no Brasil, que garantia as liberdades individuais retiradas durante a ditadura.

Governo Collor (1990-1992) Vence com a imagem de jovem, renovador, preocupado em caçar os marajás, promete modernização privatizando empresas; Cria um plano econômico que confisca 80% do dinheiro que circulava no país, Não controla a inflação; Seu irmão o acusa em 1992 de fazer parte de negócios misteriosos com PC Farias; O processo de impeachment se inicia, culminando com a cassação e perda dos direitos políticos por 8 anos.

Itamar Franco (1992-1994) Recebe o país com sérios problemas sociais e econômicos; O Ministro FHC anuncia o Plano Real, a partir de 1994, que desindexou a economia e fez despencar a inflação; Em 1994, FHC vence as eleições com 55% dos votos.

Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) Foi marcado pelo controle da inflação, privatização de empresas estatais, sucesso na aprovação de projetos; Cria a reeleição para presidente; Não consegue combater os problemas sociais, que garantem as anormes desigualdades sociais.