A Pós-Graduação como Instrumento do Desenvolvimento A contribuição das IFES Francisco César de Sá Barreto (Professor Emérito da UFMG)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Ética e Direito Aula 4.
Bem-vindos!.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
Juventude no mundo 162 países
Financiadora de Estudos e Projetos PROINFRA Programa Institucional de Infra-estrutura de Pesquisa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
PROINFRA ENPROP 2010.
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC Professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, Ph.D. Diretor de Programas.
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC Professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, Ph.D. Diretor de Programas.
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
Sistema Nacional de Inovação Gestão da Tecnologia e da Inovação Tecnológica Prof. Otávio Pereira Aula 6 e 7 Turma Segunda-Feira 2005/2 2005/2.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
Secretaria de Educação Básica
SUGESTÕES DA REGIÃO NORDESTE
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
ASP/CSM 08/11/10 Últimas Atualizações: * Decreto nº7106/10-PR * Resolução nº028/10-COU.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
PLENÁRIA FINAL.
Caxias do Sul, Encontro PAIUNG em 31 de Agosto de 2009.
Mestrado em Tecnologia Programa de Posgraduação em Tecnologia da UCPEL.
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Proposta de Composição de Diretoria Executiva Nacional - FOPROP 2012
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
MESA REDONDA: Fixação de Doutores nas IES Particulares Núbia Maciel.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância- SEED Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Banda Larga no Brasil e América Latina José Fernandes Pauletti
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Engenheiros de MENOS Escolas de MAIS. José Roberto Cardoso 15a. Reunião Intermediária dos Comitês Técnicos da ALAMYS São Paulo, Junho 2010 Escola Politécnica.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
O financiamento da educação brasileira: salto educacional e qualidade Nelson Cardoso Amaral (UFG) Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Transcrição da apresentação:

A Pós-Graduação como Instrumento do Desenvolvimento A contribuição das IFES Francisco César de Sá Barreto (Professor Emérito da UFMG)

Assimetrias do Sistema O PNPG destaca que: o sistema apresenta enormes assimetrias no seu funcionamento, tanto do ponto de vista regional, intra- regional e entre estados,como também no que concerne à evolução de várias áreas disciplinares tradicionais e de novas áreas na fronteira do conhecimento. Ainda que os planos anteriores tenham manifestado preocupações com as mesmas (assimetrias), inclusive com sugestões de políticas direcionadas, a realidade mostra que os seus executores não conseguiram implementá-las

Matrículas e Concluintes (2005) Matriculados Concluintes Fundamental: Médio : Graduação : Mestrado : Doutorado : Engenharia(G): Engenharia(M): Engenharia(D):

Fluxo Educacional De alunos matriculados no Ensino Fundamental 1 obtém o Doutorado. De 450 alunos matriculados na Graduação 1 obtém o Doutorado. De 800 alunos matriculados no Ensino Fundamental 1 obtém a Graduação em Engenharia De alunos matriculados no Ensino Fundamental 1 obtém o Doutorado em Engenharia

Matrículas Globais por Nível de Formação 2005 NívelNúmero de Matrículas% Fundamental Médio ,7 Superior Mestrado ,22 Doutorado ,13

O Potencial Jovem Numero em 2006 (em milhões) 1: Pós-graduandos 2: Jovens entre 24 e 31 anos 12 (0,5%)

Exemplos de Assimetrias

Cursos de Doutorado por região

Cursos de Doutorado por grande área do conhecimento,

Algumas conclusões Existem 1222 cursos de Doutorado no país e apenas 28 estão no Norte, ou seja, 2%. Dos 1222 cursos de Doutorado no país 131 são em Engenharia, ou seja, 11%. Logo, existem 3 Doutorados em Engenharia na região Norte.

Doutores Titulados em Engenharia. Proposto pelo PNPG e Realizado.

Produção Qualificada em Engenharia no Brasil, Coréia e Taiwan

Um e xemplo positivo ?! Território, população e economia

Austrália Canadá Espanha Coréia do Sul Itália Reino Unido Holanda Alemanha França Índia México Japão Nigéria Paquistão Bangladesh Indonésia Rússia EUA Brasil China Área > 4 milhões km 2 População > 100 milhões PIB* > US$ 400 bilhões Fonte: Investe Brasil *PIB nominal Brasil - Território, população e economia: combinação vitoriosa R. Dauscha (ANPEI) 3ª CNCTI

PESQUISA Publicações e Patentes são outros Produtos da Pós-Graduação

A correlação entre as Teses de Doutorado e a Produção Científica.

Publicações e Patentes

Produção Científica de todas as áreas

Pesquisa e Desenvolvimento. Artigos publicados/população

Declínio Tecnológico Patentes concedidas no USPTO No período : Malásia-359, Índia-1410, China-2775, Brasil-288. Em comparação com cresceram : China (53%), Índia(48%), Malásia(94%), Brasil (decresceu 13%) No quadro histórico o Brasil perde posições para emergentes : Taiwan(1975), Córeia(1983), China(1986), Cingapura(1996), Índia(1998), Malásia(2007) O Brasil ocupa o 29º lugar. (Fonte : R. Nicolsky)

Um Alerta! Efeito Rainha de Copas. Inicialmente usada em Teoria de Populações, vem da situação descrita por Lewis Carroll em Alice Através do Espelho: Pois bem, aqui, veja, tem de se correr o mais depressa que se puder, quando se quer ficar no mesmo lugar. Se se quiser ir a um lugar diferente, tem de se correr pelo menos duas vezes mais depressa do que agora.".

Outro alerta ?! Onde está o nosso Premio Nobel? o novo !... o 7 da Capes !... o 1A do CNPq !

As IFES no país Norte 8 Nordeste 16 Centro-Oeste 5 Sudeste 20 Sul 8

A importância das IFES Cursos de Doutorado por dependência administrativa

O que ainda falta às IFES: Qualificação de Docentes As IFES tem docentes no ensino superior (18%); Desse total, são doutores e são mestres; Há, portanto, um conjunto considerável de docentes que necessitam de apoio para alcançar o nível de doutorado.

O custo da qualificação Para titular com o Doutorado todos os Mestres em atividades nas IFES seria necessário um investimento de 5% da folha de pagamento dos professores, durante 4 anos.

Proposta de um Projeto de Apoio à Pós-Graduação das IFES. O programa terá duração de 4 anos ( ) e tem como objetivo: Resolver as Assimetrias e Contribuir para o Desenvolvimento da Nação.

A Proposta.Políticas e ações assimétricas para resolver situações assimétricas. Equalização de oportunidades X Equalização de resultados Serão disponibilizados para cada IFES os instrumentos de apoio necessários para que o objetivo seja alcançado. A proposta de cada IFES será apresentada através de projeto institucional o qual deverá ser dividido em subprojetos (associados a programas de pós-graduação) que fixarão as metas físicas que deverão ser alcançadas. Cada IFES poderá apresentar um subprojeto que não esteja vinculado a programa de pós-graduação existente, desde que vise contemplar atividade de pós-graduação futura, estratégica para a instituição e/ou região.

A Proposta.Políticas e ações assimétricas para resolver situações assimétricas. Equalização de oportunidades X Equalização de resultados Os subprojetos serão avaliados por comissão da área. A coerência da proposta e a demonstração clara da sua capacidade de consolidar e expandir as atividades de pós- graduação na área definirão o mérito de cada subprojeto. Os subprojetos aprovados no mérito serão priorizados de acordo com o impacto esperado com a sua implantação. A cada meta física estabelecida será associado o cronograma de execução e indicadores de realização que permitirão o monitoramento da sua execução por comissão de acompanhamento.

A Proposta.Políticas e ações assimétricas para resolver situações assimétricas. Equalização de oportunidades X Equalização de resultados Projeto de duração de 4 anos ( ) Obtenção de um diagnóstico das regiões através das Pró-Reitorias. Usar instrumentos de apoio existentes e propor novos instrumentos. As propostas das IFES serão avaliadas por comissão. As propostas deverão indicar colaboração entre grupos fortes e fracos. A implementação das propostas aprovadas será acompanhada por comissão.

Parcerias Estratégicas Inmetro Universidades Estaduais, Confessionais e Privadas Confea (junho) FAPs CNI (empresas)

APOIO MEC MCT MDIC(maio)