UFP Marketing Internacional Marketing na Ásia. Segundo diversos especialistas em comércio internacional a região da Ásia será uma região de domínio comércio mundial. EU > permitiu o enriquecimento da Europa velha. APEC > Formada por 18 países vai ser o maior bloco comercial dos EUA. Em 2000 a região era responsável por 60% da população mundial; 50% do GDP e 40% do consumo mundial. (Canada Export, 1997) Alteração dos padrões de comércio mundial a criação de um novo padrão.
UFP Marketing Internacional Tendências segundo Naisbitt: De países para redes (networks) De Exportadores para consumidores. Da influência Europeia/Americana para “The Asian Way”. Do controle governamental para as tendências de mercado. De aldeias para super cidades. De trabalho intensivo para alta-tecnologia. Do domínio dos homens para a emancipação das mulheres. Da Europa/EUA para a Ásia.
UFP Marketing Internacional CHINA “Já Napoleão dizia para deixar a china em paz.” China e Macau, Hong-Kong. China e a política e mercados paralelos.”Open door” A maior população do mundo. (A índia irá ultrapassar em 2040). A população chinesa inclui 56 grupos étnicos. A china é o maior continente em termos de espaço a seguir à Rússia e ao Canadá. Crescimento entre 9 a 10% anual da população. Problema demográfico.
UFP Marketing Internacional Guanxi A utilização de redes de contactos faz parte da natureza dos Chineses. Importância do clã familiar. Troca de favores e de partilha de recursos. Guanxi não é a mesma coisa de suborno ou outro forma negativa de influencia. Guanxi é um investimentos em relacionamento humano.
UFP Marketing Internacional A china e o “Pacific Rim” Hong Kong Localização Estratégica. Muito desenvolvida. Desenvolve estrategicamente o sul da China. Singapura Estabilidade política. Mão de obra de qualidade. Infra-estrutura altamente desenvolvida. ASEAN Localização Estratégica. Korea do Sul Níveis de educação elevados. Trocas comerciais com a china e a Coreia do Norte. Burocracia desenvolvida.
UFP Marketing Internacional Taiwan Procura interna elevada. Trocas comercias com a china. Tensão política elevada. Fundos de reservas de ouro elevadas. Níveis de educação elevados. Malásia Estabilidade política. Proximidade a Singapura. Política liberal de investimento. Membro importante da ASEAN. Filipinas Mão de obra barata e de qualidade. Boas relações internacionais. Instabilidade política. Perda de influência comunista.
UFP Marketing Internacional Thailand Crescente aumento de poder de compra. Elevados Níveis de exportação de produtos industriais. Aumento das trocas comerciais entre a Índia e a China. Bons recursos naturais e mão de obra. Indonésia Instabilidade política. Bons recursos naturais e mão de obra. Suporte financeiro de países desenvolvidos. Mercado interno enorme. China Aceleração de reformas. Planeamento central a passar para o planeamento por mercado. Aumento de investimento internacional. Conflito crescente com os EUA.
UFP Marketing Internacional Importações da China. (1996)
UFP Marketing Internacional Perfil Económico da Ásia.
UFP Marketing Internacional Sistema de planeamento da China
UFP Marketing Internacional Investimento na China. Foreign Trade Companies. CITIC: China Internacional Trust and Investment Corporation. Leadeship in specially desiganted areas: The Sez’s and Etdz’s. Specialy economic zones (SEZ). Economic and Technical Development Zones (ETDZ) Intellectual propety rights.
UFP Marketing Internacional Problemas com investimentos internacionais. (Geral a qualquer país) Muitas pessoas envolvidas na negociação. Não familiarizados com práticas internacionais. Conservadores não arriscam. Objectivos impossíveis. Segredo. Objectivos divergentes. Custos elevados de alojamento. Questões Laborais. Problemas de nomear responsáveis e fornecedores.