Programa Visão do Futuro

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Transcrição da apresentação:

Programa Visão do Futuro Teste de Acuidade Visual (TAV) com a tabela de Snellen

OBJETIVOS Capacitar os multiplicadores para realizar o treinamento dos professores para fazer o TAV: Aplicar do Teste de Acuidade Visual (TAV) em alunos de 1º ano das escolas públicas ; Conhecer os critérios de encaminhamento; Encaminhar os alunos que estiverem dentro dos critérios de encaminhamento para consulta oftalmológica

IMPORTÂNCIA DA VISÃO Responsável pela maioria dos conhecimentos adquiridos A visão completa seu desenvolvimento por volta dos 7 anos de idade O desenvolvimento da criança e aprendizado escolar dependem também da visão

ACUIDADE VISUAL É a capacidade de perceber o universo que nos cerca.

VÍCIOS DE REFRAÇÃO ou AMETROPIAS Só o oftalmologista pode fazer o diagnóstico.  HIPEMETROPIA  MIOPIA  ASTIGMATISMO Como se reconhece? Com a triagem, encaminhamos para o oftalmologista quando existir sinal, sintoma ou quando o resultado do TAV mostrar que a criança está enxergado menos do que deveria.

OLHO NORMAL

SINAIS E SINTOMAS Sinal: o que você vê  olho torto, pálpebra caída etc... Sintoma: o que a criança relata  dor de cabeça, cansaço quando lê etc...

Para fazer o TESTE DA ACUIDADE VISUAL (TAV) com a TABELA DE SNELLEN precisamos: de TREINAMENTO de MATERIAL de LOCAL adequado E de que as crianças estejam PREPARADAS, ou seja, saibam o que vai acontecer

TREINAMENTO DE PESSOAL

MATERIAL

COMO FIXAR A TABELA NA PAREDE Pegar um aluno de estatura média, sentá-lo na cadeira e medir a altura dos olhos da criança. A linha 0,8 e 1,0 da tabela deve estar na mesma altura dos olhos da criança. DISTÂNCIA ENTRE A TABELA E A CADEIRA – 5metros Colocar uma fita crepe no chão indicando aonde deve ficar os pés posteriores da cadeira onde a criança irá sentar

PREPARO DAS CRIANÇAS PARA O TAV

A construção do próprio oclusor também é uma atividade pedagógica. 6 a 8 cm 12 cm

APLICANDO O TESTE Se a criança usar óculos, testá-la com os mesmos.

APLICANDO O TESTE Se a criança usar tampão, retirá-lo para aplicar o teste.

APONTAMENTO NA TABELA DE SNELLEN O optotipo deve ser apontado com firmeza, para não deixar dúvidas na criança qual está sendo apontado e, ter cuidado para não riscar a tabela com a ponta do lápis.

APLICANDO O TESTE Iniciar pelo olho direito (OD), ocluindo o esquerdo; O olho ocluído deve permanecer aberto, com cuidado para não comprimí-lo.

APLICANDO O TESTE O examinador, em posição correta deve iniciar o teste pelos optotipos maiores e salteadamente apontá-los com firmeza.

APLICANDO O TESTE Anotar no MAPA-TAV, o valor da última linha que a criança enxergou. Ela deve enxergar pelo menos 2/3 da linha, ou seja, se a linha tiver 6 optotipos, ela deverá enxergar 4.

Critérios de encaminhamento para consulta oftalmológica Criança com Acuidade Visual = ou < 0,7 Resultado do TAV com diferença de 2 linhas ou mais Ex: OD= 0,8 OE= 1,0 Presença de sinais e/ou sintomas oculares,independente do resultado do TAV Crianças com deficiência que não consigam responder ao teste

O QUE É RETESTE? É A REPETIÇÃO DO TESTE DE ACUIDADE VISUAL (TAV), POR OUTRO PROFESSOR. Antes de realizar o reteste, verifique a distância entre a cadeira e a tabela, A luminosidade do local, E a altura que a tabela está fixada.

QUANDO ELE DEVE SER FEITO? O reteste deverá ser realizado quando menos de 10% da classe ou mais de 25% estiverem dentro dos critérios de encaminhamento para consulta. Deve ser realizado em dia diferente do Teste.

Quando acabar de realizar o TAV na sala de aula, digite os resultados no sistema (computador). O próprio sistema indicará a necessidade realizar o reteste e um novo Mapa TAV será impresso.

IMPORTANTE!!!! Tanto o Mapa TAV de teste e reteste deverão ser assinados por quem os realizou e datados.