TÓPICOS SOBRE A CITRICULTURA EM SERGIPE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Advertisements

Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Novos Modelos de Empresas Agricultura
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CITRICULTORES
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Gestão de Custos no Agronegócio
Área de Operações Indiretas
Câmara Técnica de Fruticultura CEPA
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
CADEIA DA BOVINOCULTURA DE CORTE
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
A atividade agrícola e o espaço agrário
Crise de Crise de Foco do trabalho cooperativa. Produtores pequenos e médios. Viabilizar processamento e comercialização de sucos e frutas.
Características das estruturas do mercado da EE
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Especificidade da produção agropecuária
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGOSTO/2006 DADO ÚNICO DE SAFRA.
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
CARACTERIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA NO PERÍODO RECENTE
Coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
SUINOCULTURA BRASILEIRA DE EXPORTAÇÃO CENÁRIO E DESAFIOS
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
VII Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Gonçalves Rossi Diretor Presidente MERCADO E PERSPECTIVAS PARA A PRODUÇÃO DE TRIGO SAFRA 2009/10.
Agronegócio A modernização no campo propicia novos sistemas de produção e novos recursos para o combate aos problemas Empresas expandem uma estrutura administrativa.
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Novos Modelos de Empresa
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Situação Conjuntural da Castanha-de-Caju Outubro-2003 Luís Gonzaga Araújo e Costa Gerente de Operações.
Capítulo 7 Recursos Renováveis Privados: Agricultura.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 Agricultura Familiar: Alimentos Saudáveis para o Brasil Plano Safra.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
PAA Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar ABADE CONAB.
Importância do uso do calcário na agricultura.
MERCADO DE MANDIOCA E DERIVADOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura dos mercados e o comportamento dos agentes econômicos.  Promover a discussão sobre.
Articulação da Agricultura Familiar com o Mercado REDE ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Alimentação Escolar -PNAE Eng. Agr. Renato de Lima Dias Março 2010.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

TÓPICOS SOBRE A CITRICULTURA EM SERGIPE

ESTRUTURA FUNDIÁRIA DE SERGIPE

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS À CITRICULTURA Queda da produção mundial, com a consequente repercussão nos preços Possibilidade de expansão do consumo, principalmente o mercado institucional Capacidade de processamento da indústria, de 600 mil toneladas/ano (cerca de 70% da produção anual)

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS À CITRICULTURA Riscos agronômicos: Doenças, pragas, clima Econômicos Concentração industrial Verticalização da indústria Produtos concorrentes Má organização dos produtores Ausência de marketing Aumento dos custos Endividamento

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE DIFERENCIAÇÃO ENTRE A CITRICULTURA DE SERGIPE E A DO SUDESTE Em Sergipe: Maior peso relativo do mercado de frutas in natura Menor ocorrência de doenças Menor custo com controle sanitário Oferta mais elástica – duas ou mais safras ao ano em Sergipe Sistema de colheita ultrapassado, implicando em baixa competitividade Agentes de comercialização de pequena escala

AÇÕES NO ESTADO DE SERGIPE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL Articulação MDA e MAPA PESQUISA AGROPECUÁRIA Articulação com a Embrapa IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES DE PRODUÇÃO DE MATERIAL BÁSICO DE REPRODUÇÃO – Matrizes e borbulhas MUDAS SUBSIDIADAS PARA RENOVAÇÃO DE POMARES SUCO DE LARANJA NA MERENDA ESCOLAR

AÇÕES NO ESTADO DE SERGIPE ARTICULAÇÃO COM REDES DE VAREJO PARA APOIAR A COMERCIALIZAÇÃO – REDE VAL-MART MARKETING PARA AUMENTAR CONSUMO DE LARANJA IMPLANTAÇÃO DE BIOFÁBRICA PARA APOIAR DIVERSIFICAÇÃO DA FRUTICULTURA COMPRA DA PRODUÇÃO – PAA/CONAB MÃO AMIGA – GARANTIA DE RENDA MÍNIMA NA ENTRESSAFRA PARA TRABALHADORES ADIMPLEMENTO DE DEVEDORES DO CRÉDITO RURAL

Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário MUITO OBRIGADO ! PAULO CARVALHO VIANA Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário Estado de Sergipe paulo.viana@governo.se.gov.br