Anexos da pele: pelos, unhas e glândulas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Homeostase, excreção e homeotermia
Advertisements

Sistema Endócrino.
DERMATOMICOSES Micologia Clínica UNISUL - Profa. Denise E. Moritz.
A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
PELE: A FRONTEIRA DO CORPO
Pele e Anexos Vera Vargas, 2011.
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente.
Pele A pele humana, constituída pela epiderme e pela derme, é um órgão complexo, responsável por diversas funções fundamentais à vida.
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Sistema Excretor Professora Helena.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
SISTEMA EXCRETOR 1.
Depura sangue Prof.César Lima
SISTEMA TEGUMENTAR PELE E ANEXOS.
Filo Nematodea (Nematelmintos)
ELIMINAÇÃO DOS PRODUTOS DA ACTVIDADE CELULAR.
Você conhece todas as funções da pele? E a sua pele, o que ela é?
DIETAS PARA CONTROLE DE PESO
D O E N Ç A S D A P E L E.
TEGUMENTO.
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Filo Chordata (Cordados)
Colégio Maria Imaculada
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
ENTENDENDO (E CUIDANDO) O CORPO HUMANO
Foto do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA TEGUMENTAR REGINALDA MACIEL.
TERMORREGULAÇÃO E EXERCÍCIO
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
SISTEMA TEGUMENTAR.
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
O tegumento dos animais
Invertebrados inferiores
Afecções da Pele na Criança e Adolescente
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Sistema Digestório e Excretor
Profª Karen Borges de Andrade Costa
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista
Ciências Naturais 9.º ano
SISTEMAS DO CORPO HUMANO
Tipos de Tecidos.
Piolhos sugadores de sangue
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
FISIOLOGIA HUMANA.
Sistema tugumentar (PELE)
Eliminação de produtos da atividade celular
Eliminação de produtos da atividade celular
Eliminação de produtos da atividade celular
ELIMINAÇÃO DE PRODUTOS DA ATIVIDADE CELULAR
Sistema Tegumentar.
ARTROPODES Arachnida Acari Sarcoptidae Sarcoptes Ixodidae Ixodes
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini Profª Lauren Pedrozo Gonçalves Profª Patricia Grippe Profª Rafaeli Fracasso Caetano.
Estrutura e funções da pele
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
PROTEÇÃO DO CORPO 8º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL.
Transcrição da apresentação:

Anexos da pele: pelos, unhas e glândulas. São finos bastões de queratina produzidos pela compactação de restos de células epidérmicas mortas. Se formam no interior do folículo piloso. Cada folículo piloso está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite a movimentação do pêlo. São placas de queratina presente na ponta dos dedos; Nos pés, dão mais equilíbrio ao caminhar e, nas mãos, auxiliam a apreensão e a manipulação de objetos. A unha cresce pela contínua compactação de restos de células mortas repletas de queratina, a partir do leito da unha.

Glândulas sudoríparas Glândulas sebáceas Glândulas sudoríparas Presentes em todo corpo, exceto na glande do pênis e no lábios. Produzem o suor e o lançam na superfície da epiderme(poro) O suor é um fluido constituído de água, íons de sódio, potássio, cloro, ureia, amônia e ácido úrico. ( água e sais minerais) O suor ajuda manter constante a temperatura corporal, eliminando calor. São pequenas bolsas localizadas junto aos folículos pilosos, nos quais lançam sua secreção oleosa. Sua função é lubrificar a pele e os pêlos, evitando seu ressecamento. O sebo protege a pele contra a desidratação e inibe a proliferação de muitas bactérias.

O suor e o equilíbrio da temperatura A temperatura é regulada por uma parte do cérebro chamada de hipotálamo. O hipotálamo age como um termostato da temperatura corporal. Quando a temperatura ultrapassa o limite superior da faixa normal, o hipotálamo aciona mecanismos para baixar a temperatura. Analogamente, ele aciona mecanismos para aumentar a temperatura se a temperatura corporal abaixa muito. Em dias quentes/ exercícios físicos : Quando o hipotálamo percebe que a temperatura corporal aumentou muito, ele aumenta a perda de calor pelo corpo de duas formas principais. Primeiro, ele eleva o fluxo de sangue próximo à superfície da pele. A aparência “avermelhada” de uma pessoa é resultado da dilatação dos vasos sanguíneos e do fluxo subcutâneo de sangue. Segundo, o hipotálamo estimula a secreção de suor pelas glândulas sudoríferas, o que aumenta o resfriamento por evaporação do próprio suor. Em dias frios: a produção de suor diminui e há contração dos vasos sanguíneos da pele. “A pele fica branca.” Essas reações reduzem a perda de calor e mantém a temperatura.

Pediculose –Pediculus humanus capitis Parasitas da pele: De Olho no Piolho! De repente a cabeça coça daqui, coça de lá... Será piolho? Pediculose –Pediculus humanus capitis Micose: Fungos O piolho é um inseto bem pequeno que vive entre os cabelos e dá muita coceira. Isso porque ele se alimenta do sangue que suga da sua cabeça, por isso coça. O pior, é que quando aparece um na certa muitos outros vêm por aí, pois uma única fêmea pode por até 140 ovos, chamados de lêndeas.

Larva migrans cutânea Escabiose: sarna Sarcoptes scabiei A larva migrans, conhecida popularmente como bicho geográfico, é uma doença causada por parasitas intestinais Ancylostoma brasiliensis, ou seja, fezes e urina do cão e do gato. A escabiose desenvolve-se em 15 a 17 dias após a infestação. Os adultos perfuram galerias ou túneis na epiderme.

Acne – página 137 Herpes : vírus Celulite A celulite, conhecida também como lipodistrofia ginóide, é um processo inflamatório do tecido celular subcutâneo que forma gordurinhas e buraquinhos na superfície da pele. Cesar Cuono(dermatologista) afirma que as mulheres magras também podem ter o problema, mas o perigo está mesmo ao engordar: ela aparecerá com certeza. A celulite também pode ter origem genética ou estar diretamente relacionada aos hormônios femininos, que piora com estresse, roupas apertadas, gravidez e uso de anticoncepcionais.

Mas é claro que o Sol, vai voltar amanhã...