AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R
Advertisements

Deus Módulo III Objetivo Geral
O Melhor amigo que nós poderíamos ter.
Porque Deus Criou a Humanidade?.
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
Os Atributos de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs
A Providência de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs
Santo Agostinho Tres formas ou níveis de conhecimento: o sensorial, o iluminado e o místico. O homem conhece o mundo exterior, depois a essência das coisas,
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
DEUS existe?. DEUS existe? O que nos dá a certeza da existência de DEUS?
PEDRO PAULO e OS DOIS MAIORES APÓSTOLOS.
A necessidade de nascer de novo
Filosofia Professor Breno Cunha
ESTUDO 641 A FÉ QUE OBRA PELO AMOR
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Aula 6 As Processões Divinas
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
O amor que revela o chamado
A EXISTÊNCIA DE DEUS DAMIÃO - Agosto/1999.
Cada casa, naturalmente, é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus.
Adoração no livro do Apocalipse
Eternidade Eternidade Eternidade Letícia Thompson.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
EXPERIMENTANDO O PODER DE DEUS O PODER DE DEUS EM SUA VIDA EM SUA VIDA SÉRIE: Texto: Pr Carlito Paes Adaptação: Pr Nilson C D Reis.
Convencer Ensinar Guiar Interceder. Convencer Ensinar Guiar Interceder.
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Série: O maravilhoso caráter de Deus
Série: O maravilhoso caráter de Deus
Será que nós sabemos o que significa amar de verdade?
Mostra Teológica Doutrina de Deus
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Relacionamento com Deus
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Caracteres do Homem de Bem
O Valor da Obediência Lucas 6:43-49.
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
Esteja preparado I Pedro
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
ETERNIDADE Letícia Thompson.
DOUTRINA DE DEUS AULA 2: COMO É ESTE DEUS?.
Porque Só Deus tem o atributo da Unidade? Em que sentido?
Carta do Apóstolo Paulo
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: - Surgimento das universidades (Ex: Oxford). Surgiram com o objetivo de culturalizar.
LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs:
M OSTRA T EOLÓGICA D OUTRINA DE D EUS Turma: 2° Período Representante: Rodrigo Silva Vice: Edvaldo Moreira SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DA PAVUNASEMINÁRIO.
O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
Deus e a Criação do Universo
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
A CONCEPÇÃO DA RELIGIÃO SPINOZA. Objetivos Trabalhar a questão religiosa de Spinoza demonstrando o ‘sem sentido‘ de todo antropomorfismo. Trabalhar a.
LIÇÃO 1 - A NECESSIDADE DOS GENTIOS
O conhecimento Spinoza.
LIÇÃO 8 – CRISTO E A GRAÇA Prof. Lucas Neto 1.
DEUS É: Trindade e Deus Pai Texto Bíblico – João 1:32-34 Presb. Josimar Santos Rosa.
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
Eternidade... Progressão automática. Eternidade... Progressão automática.
Transcrição da apresentação:

AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS? DOUTRINA DE DEUS AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?

AULA PASSADA: O PROBLEMA DO MAL O que é o mal? O mal não é uma coisa ou substância, antes é a falta ou a privação de algo bom que Deus fez. O mal é a corrupção das substâncias boas que Deus criou e não uma criação Dele. Porque Deus na Sua Onipotência não Destrói o Mal? Deus não pode destruir literalmente todo o mal sem aniquilar o livre-arbítrio. A única maneira de destruir o mal seria destruindo o bem do livre-arbítrio. Porém todos os acontecimentos e fatos, sejam eles bons ou maus, estão colaborando através do plano de Deus, para que em breve Deus derrote o mal preservando o livre-arbítrio. Deus permite o mal e o utiliza para fins bons, e Deus permite o mal para produzir um bem maior. Por isso, vivemos pela fé e sempre na esperança.

AULA PASSADA: PORQUE DEUS CRIOU Claro que Deus tem propósitos de amor e redenção para com a humanidade que Ele criou, mas a melhor explicação que coloca Deus no centro desta questão é que Ele criou pois é em sua essência Criador, ou seja DEUS QUERIA SER PAI. Essa era a Sua vontade, o Seu desejo, o Seu propósito.

 Os atributos de Deus, portanto são aquelas características essenciais, permanentes e distintivas, inseparáveis de sua natureza e que condicionam Seu caráter.” A palavra atributo vem do latim atributum, que significa o que é próprio a uma pessoa. •    Atributos naturais ou incomunicáveis: Os atributos naturais de Deus são todos aqueles que pertencem á sua existência, eles são incomunicáveis, pois não transferem esses atributos a ninguém, esses atributos pertencem somente a Deus. Ex. Eternidade, Auto-existência, Imutabilidade, Onipotência, Onisciência, Onipresença e etc. 

•    Atributos morais ou comunicáveis: {do latim atributum, o que é próprio a uma pessoa ou coisa + mores, costumes} Qualidades do caráter de Deus que o tornam o conhecidos como um Ser Justo, Santo, bom, benigno, reto, verdadeiro e etc. Esses atributos são comunicáveis pois ele transmite aos seus filhos essas qualidades. 

 - ONIPRESENÇA: não significa que Deus está “distribuído” por todo o mundo como ar, ou que Ele está dentro de tudo; mas sim que para Ele não há espaço e nem tempo para atuação e alcance. ONISCIÊNCIA: não há nada que surpreenda a Deus ou que Ele não saiba explicar. A presciência de Deus não anula a liberdade do homem. ONIPOTÊNCIA: Deus pode fazer qualquer coisa, desde que não seja contra sua própria natureza. UNIDADE DE DEUS: Deus é um em essência, o hebraico “echad” não significa porém unidade numérica. INFINIDADE E IMUTABILIDADE: sua perfeição explicam estes seus atributos.

- SANTIDADE: qahal (hebr. ) e hagios (gr  - SANTIDADE: qahal (hebr.) e hagios (gr.) dão a entender que não é uma santidade moral, mas uma posição ou relação diferente com o resto. JUSTIÇA E AMOR: estes dois atributos de Deus devem ser conjugados lado a lado, nenhum amor real priva a justiça e o exercício da justiça não anula o amor. (A misericórdia também entra neste processo).

Triunidade é o modo tríplice de Deus existir: três em um.  IMPORTANTE: A B Langston classifica como atributos naturais de Deus (qualidades que só Ele tem): onipotência, onipresença, onisciência, unidade, infinidade e imutabilidade. Triunidade é o modo tríplice de Deus existir: três em um.