O LIXO E A RECICLAGEM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A RECICLAGEM – O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO? 2º ano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
Tecnologias na escola.
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Sustentabilidade Introdução O que é Sustentabilidade?
1 - INTRODUÇÃO 2 -TAREFAS 3 - PROCESSO 4 - AVALIAÇÃO 5 - CONCLUSÃO
O que é o aquecimento global?
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Projeto aquecimento Global
Reciclagem.
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
Vamos todos cuidar da Terra
Regras e limites na educação de crianças
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INTRODUÇÃO
Meu Malvado Favorito.
WEBQUEST LIXO ELETRÔNICO.
Realizado por : Maria João Teixeira Samira Andrade Teresa Lobo 8ºA
LIXO QUE É UM LUXO Grasiela Johann - Para alunos 6° ano
Diversidade de mamíferos
Projeto: 2º ano - Turma-21 Prof. Janete Fassini Alves
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
CRÔNICAS.
O MISTÉRIO DOS VEGETAIS PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que você acha dessa notícia?.
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL: O EXEMPLO DO LIXO
Reunião com a equipe escolar 2012
CAPÍTULO 2: Colorindo o mundo. Cuidado com o meio ambiente
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
QUERO PAZ NA MINHA ESCOLA
Educação para a Sustentabilidade
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
MEIO AMBIENTE
CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Sugestão de Atividade:
O lixo pode ser luxo!.
Experiência com germinação na elaboração de um brinquedo ecológico.
A Matemática da cesta básica
CAPOEIRA REGIONAL E CAPOEIRA ANGOLA
Brincadeiras de ontem e hoje
20 de Novembro: dia da Consciência Negra
PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS QUE PRODUZIMOS?
PROPOSTA DE AULA sustentabilidade
VAMOS POR O CIGARRO NO BANCO DOS RÉUS…
TRÂNSITO É QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
Uma adaptação por: Maria do Carmo Costa
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
Alimentação Saudável Corpo São
Robótica Educativa: aprendendo para o futuro.
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
Projeto de Informática Educacional
Dia do Design Sustentável
A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES
“Impacto do consumismo ao meio ambiente”
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
A reciclagem à favor do meio ambiente.
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
INTRODUÇÃO TAREFAS RECURSOS PROCESSO AVALIAÇÃO
Capitalismo e suas influências
Profª Márcia Velista Cavalcante
Webquest Matemática EMEF GUIDO ARNOLDO LERMEN CICLOS DE FORMAÇÃO
WEBQUEST PARA 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O CICLO DA ÁGUA
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Esperança e Compromisso Lucas 2.14 A reflexão a seguir está dividida em três pontos: 1. A boa criação de Deus 2. A ação humana (para destruir e preservar)
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
Transcrição da apresentação:

O LIXO E A RECICLAGEM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A RECICLAGEM – O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO? 2º ano

Vamos assistir o vídeo: Natureza sabe tudo - Lixo e Desperdício http://www.youtube.com/watch?v=Tjz9to80Shw&feature=related

Justificativa: A produção de lixo não é um problema apenas do presente. Entretanto, como antigamente havia menos habitantes na Terra, a quantidade produzida era bem menor e, assim não se acumulava tanto lixo como nos dias de hoje; Atualmente, a produção de lixo aumentou muito e é motivo de grande preocupação, pois vem comprometendo o meio ambiente e

Entre as tantas causas da produção excessiva de lixo, está o alto índice de consumo, isto é, o uso de bens materiais que satisfazem as necessidades econômicas do ser humano. Muitas são as opções oferecidas por propagandas que enchem nossos olhos e criam a necessidade de obtermos um produto que não é imprescindível ou mesmo que não faz falta alguma para a nossa vida. Há pessoas que chegam a substituir um eletrodoméstico ainda em perfeito estado de conservação por outro similar, apenas por ser este o último lançamento, dotado de belo design, ou até mesmo por ter sido incluída nele uma nova função, que poderia ser considerada dispensável.

Para que essa situação não se agrave, cabe a cada um de nós adotar atitudes conscientes que colaboram com a diminuição do lixo.

Tarefas a serem realizadas: Levantar hipóteses sobre o problema da grande produção de lixo gerado pelos seres humanos; Pesquisar nos sites os conceitos de reciclagem e de coleta seletiva; Elaborar um texto sobre o consumo consciente promovendo a economia de recursos naturais, como água e energia.

Processo: Elaborar um texto coletivo sobre as hipóteses do problema da grande produção de lixo gerado pelos seres humanos; Confecção de brinquedos a partir de sucatas e Realizar uma aula no laboratório de informática sobre a “Reciclagem”.

Pesquisas em sites: http://www.smartkids.com.br/ http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=147 http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_licao/index.htm http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=categories&op=newindex&catid=35 http://www.lixo.com.br/documentos/coleta%20seletiva%20como%20fazer.pdf

Pesquisa: Vocês deverão se dividir em grupos. Cada grupo deverá pesquisar e trazer na próxima aula figuras diversas. Num segundo momento vocês deverão elaborar cartazes coletivos mostrando onde devemos jogar “o lixo”.

Avaliação: A avaliação será oral e a todo momento através da leitura de textos informativos, confecções de brinquedos de sucatas, além de observação e conservação do ambiente escolar, seu entorno e também ambiente familiar.

Indicador Objetivo Plenamente atingido Objetivo Parcialmente atingido Objetivo não atingido Pesquisa Apresentou todos os conceitos. Apresentou parcialmente os conceitos. Não apresentou os conceitos. Cartazes Apresentam ilustrações e são objetivos. Apresentou ilustrações e não são objetivos. Não aborda o tema objetivamente

Trabalho em equipe Todos participaram. Nem todos cooperaram. Houve brigas que não foram resolvidas. Resultado final O objetivo foi atingido. Parcialmente atingido. Não foi atingido.