A Comunicação Escrita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Técnicas de Comunicação Escrita
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
ANÁLISE SÉMICA: Funções da Linguagem Modelo Actancial Semas
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Funções intrínsecas do texto
9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
Funções da linguagem.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Professora: Aíla Rodrigues
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Funções da Linguagem.
Conceitos, Funções e Estilística
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira
Aula Virtual de Gramática
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Funções da Linguagem.
Processo de Comunicação
Linguística e Comunicação Roman Jakobson
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
Linguagem e Comunicação Empresarial
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Comunicação.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Desafio Pré-vestibular
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Lojas de Informática & eletrônicos
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Comunicação e Redação Empresarial
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Linguagem e Comunicação Empresarial
O texto.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
UVA – MET. PESQ. CIENT. 2ª Parte Um pequeno manual de redação para produção de texto de cunho científico. Introdução Israel Belo de Azevedo.
ESTILO DO TEXTO.
Funções da Linguagem.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
Transcrição da apresentação:

A Comunicação Escrita

A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita seja considerada um texto, é necessário haver significação, isto é, precisamos trabalhar as palavras, combiná-las de tal forma que o produto tenha significação, isto é, seja um texto.

A Comunicação Escrita Falar é muito mais simples, pois não há grande preocupação com as regras gramaticais. Mas, quando escrevemos, há esse cuidado maior com a gramática normativa, preocupação com a clareza e seleção do vocabulário.

A Comunicação Escrita Para PIMENTA, escrever bem é: Obedecer às regras gramaticais, evitando erros de sintaxe, de pontuação, de ortografia etc; Procurar a clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido; Agradar o leitor, empregando expressões elegantes e fugindo de um estilo muito seco.

A Comunicação Escrita Para que a comunicação escrita seja eficaz, é necessário haver: Clareza e objetividade para que a mensagem implique uma resposta; Precisão para que o outro compreenda o que se está pensando; Persuasão para obter a colaboração e resposta esperada.

A Comunicação Escrita É preciso tomar cuidado com: Interferência física: dificuldade visual, má grafia das palavras, cansaço, falta de iluminação etc.; Interferência cultural: palavras ou frases complicadas ou ambíguas, diferenças de nível social; Interferência psicológica: mensagem que contenha agressividade, aspereza, antipatia etc.

A Comunicação Escrita No ato comunicativo, as idéias do remetente poderão ser conhecidas pelo destinatário, quando: O remetente transformar suas idéias em mensagem, associando-as a signos; O remetente enviar a mensagem, constituída de signos ao destinatário; O destinatário receber os signos, captando os significantes e entendendo os significados ou idéias a eles associados.

A Comunicação Escrita A partir do momento que o destinatário entender o significado, estará apto a produzir uma resposta, isto é, dar o feedback. “... a retroação (feedback) é sempre fundamental, pois torna a comunicação um processo de duas vias que se realimenta natural e espontaneamente”.

A Comunicação Escrita O texto é formado de parágrafos ou raciocínios progressivos. Normalmente, introduzimos no início do parágrafo a idéia central, também chamada de tópico frasal. Ele, uma vez identificado, ajuda-nos a separar o que é relevante do que não o é. Ao redor dessa idéia central, girarão as idéias secundárias ou complementares.

A Comunicação Escrita Um texto pode ser vazado em diversas formas, consoante a sua funcionalidade. Nunca é demais lembrar que uma redação comporta três partes: Introdução Desenvolvimento Conclusão

A Comunicação Escrita Concisão: em oposição a textos prolixos que subestimam a compreensão (e a paciência) dos leitores, tornando-se enfadonhos, repetitivos e até irritantes. Ser conciso é escrever pouco e transmitir muito, com o cuidado de não prejudicar a clareza, é não “encher lingüiça”. Coerência: responsável pela construção de sentido que garante a interpretabilidade do texto, a harmonia dos fatos ou idéias transmitidos, evita ruídos ou contradições que poderiam dificultar a compreensão da comunicação ou impossibilitar a proposição. Coesão: há coesão em um texto quando se empregam de modo adequado conjunções, pronomes e vocábulos, quando não há ambigüidades, regências incorretas etc.

A Comunicação Escrita Função emotiva ou expressiva: ocorre quando o emissor é posto em destaque, centrada na sua emoção e opinião. É a linguagem presente nos livros autobiográficos, de memória, de poesias líricas, de bilhetes e cartas de amor. Subjetiva, nela prevalecem a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. Função referencial ou denotativa: ocorre quando o referente é posto em destaque. O emissor tem como objetivo fornecer informações, é a linguagem dos noticiários jornalísticos, dos artigos científicos, Já que visa traduzir a realidade. Objetiva, direta e denotativa, nela prevalece a 3ª pessoa do singular.

A Comunicação Escrita Função metalingüística: Esta função se caracteriza quando o código lingüístico é posto em destaque e este mesmo código passa aos receptores algum tipo de reflexão sobre o mesmo. Exemplos práticos desta função são os dicionários ou as aulas de idiomas. Função fática: Neste caso o destaque é para o canal. A mensagem ao ser transmitida será capaz de testar o canal.

A Comunicação Escrita Função conativa ou apelativa: a ênfase é no receptor da mensagem. O objetivo principal é o de convencer ao receptor. Encontramos neste tipo de função o uso comum de verbos no imperativo, bem como em 2ª e 3ª pessoas, como nos casos dos textos publicitários que ilustram muito bem este tipo de função. Função poética: o destaque é para a própria mensagem e sua estrutura. Sua forma de ser organizada. As poesias e todos os demais textos literários ilustram esta função.