Um software educacional para análise de textos: concepção e uso de uma ferramenta de ensino Lafayette Batista Melo Gustavo W. Diniz Mendes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Apresentando.
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA MOODLE PARA TODOS Seminario Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão.
Ana Cláudia Giroto Carlos Roberto das Virgens
Memorizando as clothes
Área do conhecimento: Biologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Parasitologia Lúdica Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Microbiologia Setor de Parasitologia.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: concepção de uma ferramenta para que os professores gerem ambientes de construção do conhecimento na Web Lafayette.
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Lafayette Batista Melo Jefferson Milanês Ferreira
PROGRAMAÇÃO ou LINGUAGEM C?
LINGUAGEM C Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Professor: Lafayette B. Melo.
LINGUAGEM C Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Professor: Lafayette B. Melo.
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Curso Superior de Desenvolvimento de Software para a internet Disciplina: Interface – Professor:
PROGRAMAÇÃO ou LINGUAGEM C?
Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
Informação na Internet
O Uso Pedagógico do Blog
Webfólio União Educacional Minas Gerais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Informações sobre o Teleduc
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
SEMANA DE TECNOLOGIAS SEMATEC 2013
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Informática em saúde Construção de página na web Ciências Biológicas – Modalidade Médica 1º Ano Mariana Bocca Nejm Nadini Oliveira Martins Neila Ribeiro.
PROGRAMAÇÃO ou LINGUAGEM C?
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
E.E. “FREI THIMÓTEO VAN DEN BROECK”
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Software Educativo União Educacional-Minas Gerais
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.

UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
E.M.E.F. Presidente Vargas
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIMINAS Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Tema: Webfólio Alunas: Márcia.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Transcrição da apresentação:

Um software educacional para análise de textos: concepção e uso de uma ferramenta de ensino Lafayette Batista Melo Gustavo W. Diniz Mendes Antonio Rodrigues da Silva Mônica Maria M. de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Núcleo de Informática em Educação

Tópicos 1. Uso de textos 2. Construção do software 3. Layout 4. Análise da utilização com dois alunos 5. Conclusão

1. Uso de textos TextoLeitorConhecimento Conhecimento Dificuldades: - experiência - forma de pensar - interesse etc Leitura IntertextualidadeHipertextualidade

2. Construção do software Foram criados dois módulos: um do professor, onde são criados textos e pistas para se completar lacunas e outro do aluno, onde os textos devem ser completados Pode ser habilitado também um relógio que registra o tempo decorrido que o aluno teve para preencher todo o texto corretamente Há ainda um medidor de desempenho do aluno. O medidor de desempenho mostra as proporções de erro e de acerto para cada aluno, ou seja, entre as lacunas preenchidas e as não preenchidas.

No móduloNo módulo Dica do do professor aluno Morfológica Sintática Som Vídeo Internet Específica Morfologia da palavra Sintaxe da palavra arquivo de som (wav e mp3) arquivo de vídeo (avi) é definido um endereço sinônimo ou comentário Aparece classificação morfológica da palavra Aparece classificação sintática da palavra é executado um arquivo do tipo som é executado um arquivo do tipo vídeo é aberta uma página na web (local ou na Internet) aparece a dica específica

3. Layout

4. Análise da utilização com dois alunos Foram feitas experiências com poesias Os alunos trabalharam as pistas ativamente Houve discussões Conhecimento compartilhado Aprendizado ativo Facilidade de uso do sotware Obediência ao ritmo de aprendizado Observação por parte do professor

5. Conclusão O software está pronto e em fase de testes Pretende-se verificar se há uma melhoria no desempenho dos alunos Pretende-se fazer análises estatísticas Pretende-se enfatizar que o professor trabalhe a sua própria metodologia