PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.

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Transcrição da apresentação:

PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010

PANORAMA DA UAB Institucionalização e Dados Gerais Apoio ao aluno da UAB; Plano Nacional de Formação de Professores Perfil do tutor, do coordenador de polo e dos professores Orçamento e Metas Globais

CAPES: após Lei /2007 Nova Missão:Fomento, indução e avaliação da formação de profissionais do magistério da educação básica. Diretoria de Programas e Bolsas no País Diretoria de Gestão Diretoria de Avaliação CTC-ES Presidência Conselho Superior CTC-EB Diretoria de Relações Internacionais Diretoria de Educação Básica Presencial Diretoria de Educação a Distância

DADOS GERAIS - IMPLEMENTAÇÃO DA UAB - 92 Instituições de Ensino Superior 50 Universidades Federais 27 Universidades Estaduais 15 Institutos Federais de Educação Tecnológica; 650 Cursos 556 Polos Centro Oeste : 45; Nordeste: 177; Norte: 85Sudeste: 152 Sul : alunos matriculados até setembro de 2010.

556 POLOS 92 IES 650 CURSOS MATRICULAS DADOS GERAIS - POLOS DA UAB

 Pólo de Apoio Presencial,  Material Didático Impresso e Virtual,  Tutoria Presencial e a Distância,  Ambiente Virtual de Comunicação e Aprendizagem,  Núcleos de EAD e Salas de Coordenação nas Instituições de Ensino Superior APOIO AO ESTUDANTE DA UAB

A UAB articula pólos e instituições para oferta de cursos. O Pólo é fundamental apoio para o aprendizado.

DADOS GERAIS DA UAB DADOS GERAIS DA UAB alunos cadastrados  alunos cadastrados  alunos cursando  alunos formados  alunos trancados ou desvinculados  Evasão bruta = 19,83 %

Na CAPES Nas IES Nos Pólos CONSOLIDAÇÃO INSTITUCIONAL DA UAB

UAB NA NOVA CAPES

COLEGIADOS DE APOIO À DIREÇÃO EXECUTIVA DA UAB Grupo Assessor Fórum Nacional de Coordenadores UAB; Fóruns Regionais de Coordenadores de polos e Coordenadores UAB; Fóruns de Coordenadores de Cursos – 14 áreas;

CONSOLIDAÇÃO INSTITUCIONAL NAS IES - Colegiados em cada IES, composto do Coordenador UAB e Coordenadores de Cursos; - Estrutura e Regimento dos Núcleos de EAD, - Colegiado e Regimento dos Cursos.

CONSOLIDAÇÃO INSTITUCIONAL DOS PÓLOS Lei de Criação do Polo na Assembléia Legislativa ou Câmara de Vereadores; Regimento Interno do Pólo Conselho do Pólo

Cerca de professores atuando nas redes públicas da educação básica; Cerca de professores sem graduação; Cerca de professores com licenciatura (atuando fora de sua área) ou com apenas Bacharelado (atuando em área afim); DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES – educacenso 2007

Necessidades de Formação Ensino Fundamental – exemplos RJ e SP RS BA MT PA

PLANO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - - Capacitação de Professores (46% a distância, 54% presencial) (46% a distância, 54% presencial) - Vagas ofertadas em 2009, 2010 e Investimento de R$ 1,8 bilhões até 2014

PERFIL DOS TUTORES PERFIL DOS TUTORES, COORDENADORES DE POLOS E PROFESSORES DA UAB PROFESSORES DA UAB

RECURSOS FINANCEIROS Ano de 2009 – 385 milhões Custeio milhões Bolsas milhões Ano de milhões Custeio milhões Bolsas milhões Ano de milhões

O QUE É A UAB ? PRIORIDADES E METAS GLOBAIS DA UAB - Formação de Professores para a Educação Básica; - Formação de Administradores Públicos, Polos e de alunos até 2015

FIM !!!