Mitos e Problemas Relacionados ao Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Análise de Sistemas
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Manutenção em software Conceitos básicos
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Adélia Barros Introdução à Engenharia de Software Adélia Barros
Engenharia de Software
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho
Introdução à Engenharia de Software
Engenharia de Software
Processos de Software Introdução
Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Inês Ap. Gasparotto Boaventura 1. Semestre/2001.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
UENP - FALM Análise e Projeto de Sistemas III
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
Qualidade de Software Aula 2
Noções de Engenharia de Software 1. 1 O problema do software 1
Análise e Projeto de Sistemas Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Desenvolvimento de Software para a Internet.
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Adélia Barros Revisão Adélia Barros
Engenharia de Software
Fundamentos de Engenharia de SW
Cap 2 – Processo de Software
Projeto: Capacitação em GP
ENGENHARIA DE SOFTWARE José Manuel de Sacadura Rocha
Qualidade de Produto de Software
Engenharia de Software Gerenciamento de Projetos
IFSul – Campus Venâncio Aires
Engenharia de Software
Gerenciamento de Integração.
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
Introdução à Engenharia de Software
Analises de sistemas ESTRUTURADA Analise de sistema estruturada.
Profa. Cintia Carvalho Oliveira
Documentação de Software
Gerencia e Planejamento de Projetos
Teste de Software Conceitos iniciais.
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Engenharia de Software
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
1. Como a engenharia de software pode contribuir no desenvolvimento de sistemas? 1.1 O problema do software 1.2 A velha crise do software 1.3 Os velhos.
1 Cap 1 – Produto de Software Ricardo L Schneider FES – 2002/1.
Gestão de Projetos de Software
Engenharia de Software
Gestão de projetos de Software GTI-16
©Ian Sommerville 2006Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 1.
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’?
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Processos - I. © 2002 Wilson de Pádua Paula Filho Processos - I O que é Engenharia de Software Computador: problema ou solução? Enunciar os problemas.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Estimativa, Teste e Inspeção de Software
Ciclo de Vida de Sistemas de Informação
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Mitos e Problemas Relacionados ao Software Gerência de Projetos Mitos e Problemas Relacionados ao Software

Crise do Software Problemas encontrados no desenvolvimento de software. Principais problemas: Estimativas de prazos e de custo freqüentemente são imprecisas. Produtividade das pessoas da área de software não tem acompanhado a demanda por seus serviços. A qualidade do software não é a esperada.

Crise do Software Outros problemas: Pouco tempo dedicado para coleta de dados. Normalmente apenas parte das necessidades do usuário são levadas em conta. Os profissionais estão sempre com muita pressa para começar a programar.

Crise do Software Outros problemas: Fraca comunicação entre o cliente e a equipe de desenvolvimento. Baixa qualidade do software. Importância dos testes. A concorrência de software de baixa qualidade feito por pessoas sem qualificação adequada compromete a credibilidade.

Crise do Software Outros problemas: Manutenção do software pode ser muito difícil. Consome a maioria dos recursos destinados ao software. Preocupação em construir softwares mais fáceis de se manter.

Mitos do Software Muitos dos problemas do software são conseqüências de uma mitologia que surgiu nos primórdios do seu desenvolvimento. Propagam desinformação e confusão. Atitudes e hábitos difíceis de modificar.

Mitos Administrativos Temos um manual completo de padrões e procedimentos para construção de software. Realidade: O manual pode até existir. Será que é usado? Sua existência é conhecida? Será que é completo e atualizado?

Mitos Administrativos Temos o estado da arte em ferramentas de desenvolvimento de software, compramos os mais modernos computadores. Realidade: Ferramentas CASE são mais importantes do que o hardware para se conseguir qualidade e produtividade, porém não são usadas pela maioria dos profissionais.

Mitos Administrativos Estamos atrasados nos prazos, podemos adicionar novos programadores para recuperar o atraso. Realidade: Não funciona: Quando novas pessoas são acrescentadas, as que estavam trabalhando vão desperdiçar tempo treinando os recém-chegados. Existem atividades que não podem ser sub-divididas.

Mitos do Cliente Mito: Uma declaração geral dos objetivos é suficiente para começar a escrever programas. Realidade: Uma definição inicial ruim é a principal causa de fracasso no desenvolvimento de software.

Mitos do Cliente Mito: Os requisitos de projeto modificam-se continuamente, mas isso não é problema, o software é flexível. Realidade: Os requisitos podem mudar, mas o custo da mudança pode ser muito alto

Mitos do Profissional Mito: Assim que escrevemos o programa e o colocamos em funcionamento o nosso trabalho está terminado. Realidade: Os dados da indústria indicam que entre 50 e 70% do esforço gasto num programa serão despendidos na manutenção.

Mitos do Profissional Mito: Enquanto não tiver o programa “funcionando”, não é possível avaliar a sua qualidade. Realidade: A revisão técnica formal é um dos mecanismos mais efetivos de qualidade do software e pode ser aplicado desde o começo de um projeto.

Mitos do Profissional Mito: A única coisa a ser entregue em um projeto bem sucedido é o programa funcionando. Realidade: Um programa funcionando é apenas uma parte de uma configuração de software que inclui: requisitos, projeto, estrutura de dados, etc. A documentação é a base do desenvolvimento e guia indispensável para manutenção.

Boas Notícias Solução para a crise do software: Disciplina para desenvolvimento (Engenharia de De Software). Combina métodos e ferramentas adequadas ao processo de desenvolvimento. Utiliza técnicas para garantia de qualidade. Aplica uma filosofia de coordenação, controle e administração.

O que é Engenharia de Software? É o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia visando obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais. Elementos fundamentais: Métodos, ferramentas e procedimentos.

Métodos Proporcionam os detalhes de “como fazer” para construir o software. Tarefas: Planejamento e estimativa do projeto Análise dos requisitos do software Projeto da estrutura dos dados Arquitetura dos programas Codificação Teste e manutenção

Ferramentas Possibilitam a automatização ou semiautomatização dos métodos. CASE (Engenharia de Software Auxiliada por Computador): Ferramentas de suporte ao desenvolvimento de software.

Procedimentos Conjunto de atividades que visa o desenvolvimento ou evolução racional do software. Definem a seqüência em que os métodos são aplicados, os produtos que serão entregues, as atividades de controle de qualidade e os milestones de avaliação de progresso.