Concordância Na voz passiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Verbal.
Advertisements

Tipos de sujeito.
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
Concordância Nominal.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
O modelo morfossintático
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância verbal Edito Romão.
Concordância Verbal 2º ano do Ensino Médio – Colégio Status Positivo
PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Análise Sintática: sujeito
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Concordância Verbal.
Estudo do Predicado.
CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Profª Giovana Baggio Schubert
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SE HAVER e FAZER Verbo SER.
PREDICADO * MARTA DUWE.
Concordância Verbal.
Partícula apassivadora X Índice de indeterminação do sujeito
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
João andava de bicicleta.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
ESTUDo da palavra “se” CONTEÚDO PARA P2
Termos essenciais da oração.
CONCORDÂNCIA VERBAL Língua Portuguesa Profª Synara Vilar.
Concordância Verbal I.
Termos essenciais da oração
ADJUNTO ADNOMINAL E PREDICATIVO
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
Elementos da oração Funções sintácticas
Prof.ª Irlane Araújo Morfossintaxe do SE.
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Concordância Nominal Professora Patrícia.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Tipos de predicado “O predicado verbal, que exprime um fato, um acontecimento, ou uma ação, tem por núcleo um verbo, acompanhado ou não, de outros elementos".
Resumo Assuntos estudados
1) O Verbo e a Palavra "SE" Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal: a) quando é índice.
CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL. Concordância Verbal Caso Geral: Os verbos concordam com os sujeitos em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Transcrição da apresentação:

Concordância Na voz passiva

Na voz passiva Na voz passiva sintética ou pronominal, que é formada com o pronome apassivador (se), o verbo concorda com o sujeito. Aceitam-se terra e tijolos. Aguarda-se o resultado do sorteio.

Atenção! Não confunda voz passiva sintética com sujeito indeterminado. As orações com sujeito indeterminado são formadas por verbo de ligação, intransitivo ou transitivo direto + o pronome (se). Nelas, o verbo fica sempre no singular. Era-se feliz com pouco. Nesta cidade vive-se bem.

Verbos bater, soar e dar A) Na indicação de horas, esses verbos concordam com o numeral: Bateu uma hora no relógio da catedral. Bateram doze horas no relógio da catedral.

Verbos bater, soar e dar B) Quando o sujeito for determinado, entretanto, esses verbos concordam com o sujeito. O relógio bateu doze badaladas. Os sinos deram um hora.

Verbo ser O verbo ser, como verbo de ligação, concorda em geral com o sujeito. Todavia, há casos em que ele pode concordar com o predicativo.

Verbo ser A) Se o sujeito for constituído pelos pronomes (tudo, isso, isto ou aquilo) e o predicativo estiver no plural, o verbo (ser) concordará normalmente com o predicativo: Tudo seriam lembranças passageiras. Aquilo eram fantasias de infância.

Verbo ser B) O verbo (ser) concordará com o sujeito quando este for representado por um nome próprio: Os miseráveis são uma famosa obra do escritor francês Vítor Hugo.

Verbo ser C) Se o sujeito se referir a coisas ou objetos, o verbo (ser) concordará, de preferência, com o predicativo: A tristeza são os dias perdidos da juventude. O banco eram duas tábuas estreitas e ásperas.

Verbo ser D) Quando se usam pronomes retos como sujeito, o verbo (ser) sempre concorda com eles: Ele é os pilares de nossa casa. O advogado aqui és tu. (tu és o advogado aqui)

Atenção! Quando há, na frase, dois pronomes retos, o verbo (ser) concorda com o primeiro: Eles não são nós, e nós não somos eles.

Verbo ser E) Quando o verbo (ser) expressa quantidade, concorda com o predicativo: Quinhentos gramas de azeitona é muito. Dois reais era suficiente para a passagem.

Verbo ser F) Na indicação de horas, datas e distâncias, o verbo (ser) concorda com o numeral: Hoje são vinte e nove de novembro.

Atenção! Pode-se concordar desta forma também: Hoje é dia vinte de maio. (Nesse caso, o verbo está concordando com dia).

Concordância Ideológica Silepse é a concordância feita com a ideia que está subentendida. A silepse pode ser de gênero, de número ou de pessoa.

Silepse de gênero Vossa Majestade é bastante magnânimo. Parati pareceu-nos encantadora. Nesses dois exemplos, a concordância do adjetivo foi feita com as palavras (rei) e (cidade), respectivamente, que estão subentendidas.

Silepse de Número A multidão avançava pela praça, e cantavam o Hino Nacional. O sujeito do verbo (cantar) é o substantivo (multidão); o verbo deveria estar no singular, mas para realçar o número de pessoas, usou-se o plural.

Silepse de Pessoa Os americanos temos uma das maiores economias do mundo. (nós) Nesse exemplo, o verbo não concorda com o sujeito expresso e sim com aquele que está subentendido (nós).