ENCAMINHAMENTOS 1) A partir da aula simulada sobre Esporte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
Uma linda idéia a ser imitada......
"Eu lembro a mim mesmo toda manhã: nada que eu disser neste dia me ensinará coisa alguma. Portanto.
Imagem que transforma.
AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
Sawabona Shikoba.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
ADAMUS – Uma Experiência com o Novo Pensamento A Série e2012: SHOUD 2 O Novo Pensamento - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 01/10/ Uma parte de.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O TEMPO NÃO VOLTA!.
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
APREDENDO A ORAR.
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
em fevereiro, tem carnaval tem carnaval, eu tenho um fusca e um violão
O PROFUNDO AMOR DE DEUS POR MIM
Bom dia!!!... Talvez....
Metatron Insights A Insatisfação constante... ‏Amados Seres!
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A DESPEDIDA DE GUGA DAS QUADRAS
Dor de perda Letícia Thompson.
A Águia e a Galinha Leonardo Boff.
Desafios do itinerário vocacional
Experiências das Três Leis de Newton
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Reorganizando as.
Um repórter perguntou à Cora Coralina
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Os nossos desafios no Esporte A realidade brasileira Estudantes entre 4 a 17 anos matriculados em escolas públicas e privadas: cerca de 42 milhões.
Quem sabe se a sua vestimenta dizia o que a sua alma queria refletir…
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
POR QUE TANTOS PROBLEMAS?
Conferência de Verão da Nova Energia - 17 de Julho, Adamus Consciência do Ser (01/10)
Quem sabe se a sua vestimenta dizia o que a sua alma queria refletir…
Quando repenso em meu passado, percebo que nos momentos mais críticos da minha vida nunca estive sozinha. Como todo mundo um momento ou outro da existência,
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ADAMUS – “Era Atual” – 01/08 A Série (SEGUINTE): SHOUD 12 "O Espírito Está Presente” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/07/2011 Se limparem todo o.
Equipe responsável pela produção
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
SITUAÇÕES.
  Democratizar o acesso a Educação Física.   Busca pela Autonomia.   Reflexão Crítica.   A Saúde.   O Lazer.
• Manejo – Formação – Professor.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Hoje é terça-feira, 27 de outubro de 2015 Agora mesmo são 10:48 h. Relaxe por alguns instantes e reflita na mensagem... Ligue o Som.
Yarah Meu primeiro aninho Yarah Meu primeiro aninho !
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE AS DERROTAS
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

ENCAMINHAMENTOS 1) A partir da aula simulada sobre Esporte aponte sugestões de encaminhamentos e organização metodológica; 2) Utilize os 5 pontos do encaminhamento metodológico: Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse, Prática social final. 3) Finalize a aula e realize proposições, críticas e sugestões.

AULA SIMULADA LDP - ESPORTES

“EU FAÇO ESPORTE OU SOU USADO PELO ESPORTE” TEMA1: “EU FAÇO ESPORTE OU SOU USADO PELO ESPORTE”

O Esporte que você pratica está mais próximo do que vemos na televisão ou de uma recreação?

Quais esportes você conhece? O que os diferencia um do outro?

Evolução do esporte até a profissionalização O esporte surgiu assumindo diversos papéis em nossa sociedade e um deles foi o de socialização tendendo a uma prática amadora principalmente para a classe dominante.

Já para a classe trabalhadora o esporte era praticado de uma forma mais combativa, aproximando-se do que viria a ser mais tarde o esporte profissional.

Vamos formar grupos? Destaque acontecimentos, fatos históricos e outras questões que demonstrem a relação entre o esporte e as instituições sociais como escola, igreja, estado, clubes, mídias e partidos políticos.

Após levantamento dos pontos que divergem, no pequeno grupo passar para o grande grupo.

Surgimento do esporte espetáculo Existem diferentes posicionamentos sobre o seu surgimento, para alguns como mercado profissional e para outros como ascensão social.

Os meios de comunicação contribuíram para a divulgação e ajudaram a criar uma “falsa ilusão” valorizando o esporte e tornando- o uma mercadoria de consumo.

PRONI (1998) “ ... a partir do momento que o controle econômico se deslocou para a televisão, mudanças foram introduzidas para agradar os telespectadores ou gerar mais receitas com propagandas”

Você faz uso do Esporte ou é usado pelo Esporte?

O QUE É LAZER PASSIVO? Quem ao domingo de manhã nunca ligou a televisão para assistir uma corrida de fórmula I ?

Lazer Passivo Reflita como isso ocorre? Para gostar de esporte você necessita praticá-lo? Quando a escola oportuniza esporte você pratica-o?

O ESPORTE NA ESCOLA O esporte escolar deve estar caracterizado como “Esporte na Escola”.Do ponto de vista prático, o esporte não pode ser negado, mas sim utilizado de forma que desperte no aluno interesse e prazer e tenha uma in- tencionalidade educativa, nunca o jogo pe- lo próprio jogo.

O ESPORTE NA ESCOLA Como acontece o esporte em sua escola?​ Quais as modalidades praticadas na sua escola? E na sua comunidade?

vídeo do direito ao esporte

MANIFESTO PELO DIREITO AO ESPORTE NO BRASIL No Brasil, país com tantas belezas e riquezas, apesar de sermos campeões nos esportes, somos ao mesmo tempo recordistas mundiais em fome, miséria, desemprego, trabalho infantil, violência e... infelicidade! Então, lutamos por nosso direito ao esporte Mas não aquele esporte que divide os brasileiros em fortes e fracos Vencedores e vencidos Não queremos, nesse esporte, enxergar as pessoas como adversários, mas como companheiros e companheiras de aprendizado E nem queremos mais o esporte que nos ensine a competir pela sobrevivência Mas sim aquele que nos ensine a estabelecer relações de igualdade Como educadores, queremos ajudar os praticantes do esporte a estranharem suas próprias dores, e a se emocionarem e se sensibilizarem com as dores e dificuldades dos outros, no esporte e fora dele!

Lutamos pelo direito ao esporte que nos traga alegria Mas não apenas aquela alegria fútil, passageira...do podium e das medalhas douradas Queremos a alegria das verdadeiras vitórias Aquelas repletas de amor, de solidariedade, de justiça Aquelas vitórias que nos transformam por dentro, que nos permitem ser mais Não apenas mais fortes e mais rápidos...mas sim, mais criativos e conscientes Queremos então nosso direito à consciência Porque as ideologias também são reproduzidas através do corpo E o nosso corpo, o queremos brincante Movido por regras que nós mesmos faremos E nos daremos ao direito a assistir um esporte Não apenas aquele com lances mágicos, digno da genialidade dos esportistas Mas sim aquele em que os atletas, trabalhadores do esporte, não sejam Massacrados, violentados em sua dignidade, explorados pelos Senhores dos Anéis

Queremos então entender o que há por trás do jogo, e o que está por debaixo do tapete verde Por fim, mas só para começar, queremos nosso direito à derrota Porque há derrotas que nos orgulham mais do que muitas vitórias Queremos então nosso direito de perder uma, duas, três vezes E de chegarmos até em último se for preciso e engraçado, mas só quando quisermos... Porque queremos ver a vida de diferentes formas, inclusive do ponto de vista dos que nunca subiram no ponto mais alto das disputas humanas Porque é de lá que também se aprende Que o ouro não vale a vida das pessoas Mas que todas as pessoas valem ouro! Texto do vídeo " La perdida del derecho al deporte en el Brasil", apresentado em 18/07/2005 em Cuenca, Equador. Produzido por Edgard Matiello Júnior; Paulo Ricardo do Canto Capela e Diego S. Mendes - Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física & Labomídia - NEPEF/UFSC/Brasil

TEMA 2: A RELAÇÃO ENTRE A TELEVISÃO E O VOLEIBOL NO ESTABELECIMENTO DE SUAS REGRAS

Voleibol: O voleibol sofreu muitas mudanças ao longo de sua história, algumas delas devido a televisão. Algumas mudanças foram consideradas como conquistas, quais dessas conquistas tornaram-se amplamente divulgadas?

No que a televisão auxilia e influencia na conduta cultural, nas suas práticas corporais e principalmente no voleibol?

Reportagem: Revista Veja - Edição 1986 13 de dezembro de 2006 (disponível em: http://veja.abril.com.br/131206/p_073.html. acesso em:03/03/09 Ao contrário do futebol, o vôlei não tem vergonha de fazer de tudo para melhorar o espetáculo para o público – e para a televisão. Antigamente, os pontos eram muito curtos, porque a bola caía rápido no chão, e as partidas muito longas, devido ao sistema de pontuação. Em 1999, a federação internacional decidiu-se por uma alteração radical. Todo lance passou a valer ponto. Antes disso era preciso recuperar o saque (a chamada "vantagem") para depois pontuar. Com a mudança, o tempo dos jogos se tornou mais previsível (uma hora e meia, em média). Outras regras aumentaram a duração dos lances (o lema do esporte é keep the ball flying, "não deixe a bola cair"). Defender a bola com o pé e resvalar o saque na rede tornaram-se jogadas válidas.

O que vocês pensam sobre essas mudanças nas regras? Isso fez com que as pessoas se interessassem mais pelo vôlei? Ajudou ou facilitou a prática do vôlei?

Vivenciando o velho e o Novo... Que tal experimentarmos jogar uma partida do vôlei com as regras antigas e uma partida com as regras atuais?

ATIVIDADE Como foi a montagem das equipes nesse momento? O que acharam do modo antigo de jogar voleibol e o atual? Como é trabalhado o vôlei na escola?

O voleibol é considerado o 2º esporte nacional ! Vocês conhecem alguém que a mídia influenciou positivamente ou negativamente a prática de algum esporte?

Variações do Volei... Além das alterações nas regras do vôlei temos uma outra variação que é o vôlei de praia. Vocês sabem quais as diferenças com relação às regras? E quanto aos fundamentos ou movimentação,existe algo que difere do vôlei de quadra? Que tal pesquisarmos...