Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções e Gáficos 2a aula – Profa. Marli.
Advertisements

Prof. Darlan Marcelo Delgado
Funções 1. Interpretação de Gráficos
Unidade 5 – Estudo de Funções
Unidade 4.1 – Estudo das Funções
MÉTODOS MATEMÁTICOS EM BIOLOGIA
FUNÇÕES Em muitas situações práticas o valor de uma quantidade pode depender do valor de uma segunda quantidade. As funções surgem quando uma quantidade.
O uso da pontuação pode fazer a diferença.
Os padrões frasais e o uso da vírgula
Cinemática Caderno de exercícios.
Uso da vírgula no período composto e casos gerais
Relembrando o uso de outros sinais de pontuação
CADERNO DE LÓGICA Nome.
As funções.
Prof. Daniel Keglis Matemática
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Polinômios Prof. Marlon.
Funções.
Círculo Trigonométrico
Redução ao 1ºquadrante Caderno de Exercícios 4ª aula Nome:
Funções Trigonométricas
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
Professor João Gilberto
Portfólio de matemática
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Portfólio final Bom último trimestre.
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Colégio Salesiano Dom Bosco
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
Tabela periódica Caderno de exercícios Nome: Produção:
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
Estatística Descritiva: Medidas
FUNÇÕES: NOÇÕES BÁSICAS
Testes de Hipóteses Caderno de Exercícios Nome
Exponenciais e Logarítmicas
Soluções Caderno de exercícios Nome: Produção:
FUNÇÃO INVERSA Conteúdo: Profª Maria Cristina Kessler
Introdução ao ensino das funções:
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Nome: Profª Maria Cristina Kessler Profº Claudio Gilberto de Paula.
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
FUNÇÕES – MENU PRINCIPAL
Conjuntos numéricos A A∩B B Caderno de Exercícios 1ª aula Nome
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Nome: Produção: Profa. Cláudia Kuplich Barcellos Prof. Claudio Gilberto de Paula.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Desenvolvimento do conceito
Automação de Escritório II Excel
Professor  Neilton Satel
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
Calculo II Prof Me Carlos Bifi
Estudo das Funções ESTUDO DAS FUNÇÕES 9º ano - Matemática.
Física Experimental I – Turma J [FEX1001/J ] Aula 04: Gráficos Prof
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Interpolação Polinomial: Introdução; Lagrange.
Funções reais de variável real Nesta aula é dada ênfase às funções reais de variável real, isto é, às funções cujo domínio é um subconjunto de R e o conjunto.
Introdução a Funções Reais
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Função do 1º grau conceitos iniciais
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
Trabalhando as funções Colégio Juvenal de Carvalho 2013 Fonte pesquisa :
TIPOS DE FUNÇÃO Profª Juliana Schivani. PLANOS DE INTERNET Uma empresa está com problemas na linha telefônica e quer contratar, temporariamente, um serviço.
Transcrição da apresentação:

Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome Conteúdo: Profª Maria Cristina Kessler Implementação: Prof. Claudio Gilberto de Paula

DICAS PARA USAR ESTE CADERNO Neste caderno de exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que Isto só é possível no modo de apresentação. Para continuar trabalhando: Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto onde parou: clique shift + F5 Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe pois ela irá se adequar ao texto. Para salvar o que escreveu você deve : 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – Salvar.

INTRODUÇÃO O objeto fundamental do Cálculo são as funções, mas você sabe por quê? Porque são por meio delas que podemos representar matematicamente fenômenos físicos, da Biologia, da Economia, da Química, das Engenharias, enfim, de qualquer área do conhecimento na qual houver situações em que há quantidades que variam umas em função de outras. Neste curso, veremos que há diferentes maneiras de representar uma função: por uma equação, por uma tabela, por um gráfico ou até mesmo por meio de palavras. Entretanto, para desenvolvermos esta habilidade, precisamos, antes de tudo, entender o que significa função. Esperamos que por meio desta Oficina e contando com seu esforço e dedicação, muitas das dúvidas que surgem no estudo do Cálculo possam ser sanadas. Se quiser saber um pouco da história das funções clique aqui.

Observe que a situação descrita envolve grandezas t e d que se modificam e por isso são denominadas de variáveis. Observe que existe uma dependência entre estas variáveis. Aquela grandeza que depende da variação da outra grandeza denomina-se de variável dependente. Considere a seguinte situação: Uma pessoa percorre 10 km a cada hora. Preencha a tabela abaixo que envolve: tempo t distância percorrida d , considerando que no tempo t=0 ela se encontra no km 0. Na situação descrita qual a variável dependente? Qual a variável independente? t d Observe que para todo tempo t existe uma e somente uma distância percorrida e, portanto, esta relação entre t e d pode ser chamada de função. Poderíamos expressar esta FUNÇÃO como um conjunto de pares ordenados do tipo (t,d). 1 1,5 2 2,5

Retomando: Poderíamos também expressar esta FUNÇÃO por uma expressão matemática. Tente: A situação ao lado apresenta as seguintes características: trata-se de uma situação dinâmica; d = envolve dois conjuntos numéricos. Um conjunto contém elementos que correspondem à grandeza tempo e o outro, elementos que correspondem à grandeza distância; Como d depende de t podemos indicar esta dependência pelo símbolo d(t) . para cada unidade de tempo t existe um e somente um correspondente d . Assim: d(t) = Agora já podemos pensar no conceito de função.

FUNÇÕES DEFINIÇÕES O conjunto A é denominado de domínio da função. Dados dois conjuntos, A e B, não vazios, dizemos que a relação  de A em B (f: A  B) é função se, e somente se, para todo x pertencente ao conjunto A, existe, em correspondência, um único y pertencente a B, tal que o par ordenado (x, y) pertença a . O conjunto B de contradomínio de  . Imagem de uma função é o conjunto formado pelas segundas componentes dos pares ordenados.

Verifique se as situações abaixo são funções Verifique se as situações abaixo são funções. Em caso negativo, justifique sua resposta . Para resolver os exercícios acima retome o conceito de função por meio do material disponível no site do Ensino Propulsor.

VALOR NUMÉRICO DA FUNÇÃO FUNÇÕES VALOR NUMÉRICO DA FUNÇÃO Agora é com você! f(-1) = Chamamos de valor numérico da função o valor que f(x) assume a partir de um dado valor atribuído a x. f(0) = f(1) = Dado (x) = 2x + 1, calcule: Por exemplo, f(0) = f(3) = f:R  R, f(x) = x + 1 f(x + 2) = Dado (x) = x2 – x, calcule: temos: f(-1) = f(2) = (2) + 1 = 3. f(3) = Ou seja, 3 é o valor numérico da função quando x é igual a 2. É o correspondente de x quanto x é igual a 2. f(x + 2) = f(x – 1) =

Dada a função Sejam as funções definidas por (x) = 2x + a e g(x) = 5x - b. Calcule: Calcule o valor de a e b de modo que se tenha (3) = 9 e g(1) = 3.  f(2) = f(-2) = a = b = Dada a função g(x) = x2 – 1 Calcule: Seja a função definida por (x) = mx + n, com m, n  R. Se (2) = 3 e (-1) = - 3,   g(x – 1) = Calcule: m = g = n = g (0) = Dada a função : R  R definida por (x) = ax2 + b, com a, b  R,  O valor de x onde g(x) = 3 O valor de x onde g(x) = 0 Calcule a e b, sabendo que (1) = 7 e (2) = 22.  a = b=

Para salvar o que escreveu você deve : Lembre-se: Para salvar o que escreveu você deve : 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – Salvar. Registre ao lado suas dificuldades. Explicite quais os conceitos que não compreendeu bem, exercícios que não conseguiu resolver, etc.