OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA

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Transcrição da apresentação:

OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA

A obra de arte como recurso metodológico de análise e compreensão dos fenômenos sociais.

A arte como fenômeno social Inicia quando o homem provoca em si mesmo os sentimentos e ideias por ele experimentados sob a influência da realidade circundante e os manifesta mediante determinas imagens.

Análise crítica da imagem como recurso metodológico Toda arte é social porque se remete a um contexto histórico-social (seu pensamento, a situação política, social, econômica de um período). É um fenômeno de relação entre os seres humanos.

A leitura crítica da obra de arte é uma possibilidade metodologica que contribui para a interpretação da sociedade, a compreensão histórica dos fenômenos sociais e também para a familiarização cultural e acesso a arte. Porque a obra de arte?

Reflexão sociológica a partir da obra de arte A leitura crítica das obras, visitas a museus e exposições ajudam no entendimento das questões sociológicas discutidas pelo professor. Para cada conteúdo existe uma ou mais obras, que contribuem na reflexão e compreensão histórica dos fenômenos sociais.

Possibilita problematizar os sentidos da obra, vendo-a como representação da realidade. Estimula à reflexão, pois se constitui em um complemento do sentido da cultura e da vida.

Arte como recurso metodológico Aplicação

Contextualização da obra Os procedimentos metodológicos considerados necessários para a obtenção das informações, são a pesquisa bibliográfica e documental (escritos e visuais) – buscando conhecer diferentes aspectos relacionados à obra.

Retirantes - 1944 Candido Portinari

Apresentação da Obra Data: 1944 Técnica: Óleo sobre tela Dimensão: 190 x 180 cm A obra pertence ao Museu de São Paulo. Assis Chateaubriand – São Paulo

Apresentação do Artista Biografia Sucinta Vida, pensamento e obras do artista Quem é esse artista? De que momento fala? De onde fala? Do que fala? A que valores se remetem? O que esta obra analisada comunica, expressa?

Leitura da Obra: Cândido Portinari -1944 - Retirantes   Instigar o olhar do aluno a perceber o que está sendo representado na obra. O que você lê (vê) nesta obra? Que pessoas são estas? De onde vêm? Para onde vão? O que buscam? O que deixam para traz? O título nos remete a qual situação, época, local, etc.

Qual a finalidade da obra Qual a finalidade da obra? Uma forma de crítica social, de protesto, de denúncia, etc. Na nossa realidade ou na vida cotidiana vivenciamos situações semelhantes à da obra? Por quê?

Operários – 1933 Tarsila do Amaral

Contextualização da Obra Brasil - Início dos anos 30: profundas mudanças políticas, econômicas e sociais. As cidades caminham rumo a industrialização: aumento do número de operários urbanos que trabalham nas fabricas em péssimas condições. O quadro de Tarsila é um retrato do conjunto de operários, cujo os rostos sobrepostos remetem à massificação do trabalho.

Possibilidades de trabalho com a obra Conteúdo Estruturante Trabalho, Produção e Classes Sociais Conteúdos Básicos Modernização e Industrialização Modo de produção capitalista Trabalho no Brasil Massificação do Trabalho Desigualdades Sociais

Conteúdo Estruturante Cultura Conteúdos Básicos Diversidade cultural Diversidade cultural brasileira Identidade Nacional O Negro no Brasil

LASAR SEGAL –Rua de Erradias I - 1956

Contextualização da obra A obra de Lasar Segall retrata a marginalização da parcela feminina da sociedade, refletindo a situação da mulher no período de l926 a l956. Ilustra a condição a qual mulheres eram submetidas. Seus rostos expressam as injustiças sofridas, a marginalização, a submissão e a solidão.

Possibilidade de trabalho com a obra Conteúdo Estruturante Cultura e Industria Cultural Conteúdos Básicos Relação de gênero Desigualdade Social Discriminação Papeis sociais Mulher e mercado de trabalho

Aula de Campo - visita a museus ou exposições. Sugestões de atividades   Pesquisa de Campo – elaborar roteiro de visita e questionário para entrevista/coleta de dados na comunidade. Trabalho artístico (representações da leitura do mundo ou realidade, fixando em mural da escola) Aula de Campo - visita a museus ou exposições. Visita virtual – Sites: www.museusegall.org.br www.portinari.org.br Para promover um aprofundamento de forma dinâmica, pode-se fazer conexão com músicas e filmes.

Imagens Imagem 1 – “Operários “ - Tarsila do Amaral   Imagem 1 – “Operários “ - Tarsila do Amaral http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2010/arte/operarios.jpg Imagem 2 - “Rua de Erradias I” – Lasar Segall http://cmais.com.br/quadros-de-lasar-segall Imagem 3 - “Retirantes” – Candido Portinari http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2010/arte/retirantes.jpg