Qualidade nas Leis Rodrigo Paes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Advertisements

SELIC A generalidade dos processos e potenciais candidatos a extensão Gustavo Carvalho.
APSOO Aula 05.
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Engenharia de software para a utilização de leis de interação em sistemas multi-agentes abertos Rodrigo Paes
Linguagens de Modelagem (cont.) (IV)
Qualidade nas Leis Rodrigo Paes
Fundamentos de Economia
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório.
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
Economia, Finanças e Estatística Avançada
Questões sobre SFN.
Fontes X Usos de Recursos CAPTAÇÃO REGRA & TRAVA PRAZO NO CRÉDITO CUSTO DA CAPTAÇÃO CAPITAL SOCIAL Estatuto Social / Retirada Regulada 24 – 36 mesesAté
em Instituições Financeiras
X Sociedades que nasceram do reconhecimento que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não da sua propriedade.
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
SISTEMA MONETÁRIO.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 23 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Márcio Janot 14/06/07.
Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais.
Levantamento de Requisitos
Provisões 3- PROVISÃO PARA IR
Estrutura do SFN – Sistema Financeiro Nacional (2ª parte)
$ Jogo do Milhão.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Levantamento de Requisitos
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
AUDITORIAEM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS Mauro E. Guizeline Fúlvio Pistoresi
Sistema de Pagamentos Brasileiro
Qual a principal objetivo dos RPPS ?
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Fundamentos de Economia
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
Os Mercados Financeiros. As pessoas e as organizações que desejam tomar dinheiro emprestado encontram os recursos excedentes nos mercados financeiros.
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
5ª MOSTRA STATÍSTICA ATUÁRIA.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado do Títulos Público
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
Mercado Financeiro e Investimentos
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
MERCADO DE TÍTULOS DE CRÉDITO CETIP – CÂMARA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA FINANCEIRA DE TÍTULOS Local onde se custodiam, registram e liquidam.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
O novo Sistema de Pagamentos Brasileiro Luiz Fernando Figueiredo 1.
Tributação no Mercado Financeiro e de Capitais Samuel Carvalho Gaudêncio.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 11.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

Qualidade nas Leis Rodrigo Paes

© LES/PUC-Rio O Problema Sistema de negociação de títulos públicos do Banco Central (SELIC) –Comunicação baseada em troca de mensagens –Mensagens baseadas em XML –Existência de um mediador: Banco Central Existem muitas regras que definem o que pode e o que não pode ser feito

© LES/PUC-Rio O Problema (2) As regras são modificadas de tempos em tempos Outros sistemas (de instituições financeiras) são construídos baseados nestas regras Como diminuir a distância entre a especificação destas regras e os seus efetivos cumprimentos?

© LES/PUC-Rio Hipótese Utilizar a abordagem de LEIS para especificar, monitorar e executar as regras do sistema SELIC

© LES/PUC-Rio Objetivos específicos Não apenas especificar leis. Especificação de qualidade –Coesão –Acoplamento –Legibilidade

© LES/PUC-Rio Planejamento Estudo de caso baseado no sistema SELIC – Banco Central 1.Entender a especificação do sistema 2.Espeficicar as leis do SELIC usando XMLaw 3.Avaliar pontos de melhoria no XMLaw 4.Avaliar a especificação em relação à métricas de qualidade

© LES/PUC-Rio Entendendo o SELIC As fronteiras

© LES/PUC-Rio Entendendo o SELIC Os participantes –bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; –demais instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen; –fundos; –entidades abertas e fechadas de previdência complementar, sociedades seguradoras, resseguradoras locais, operadoras de plano de assistência à saúde e sociedades de capitalização; –outras entidades a critério do administrador do SELIC; e –câmaras.

© LES/PUC-Rio Entendendo a especificação As operações: –emissão ou baixa de títulos; –pagamento de juros, amortização ou resgate de títulos; –compra e venda de títulos em operação definitiva; –compra e venda de títulos em operação compromissada, com ou sem livre movimentação dos títulos; –recompra/revenda de títulos; –registro de operação a termo; –repasse de valor financeiro relativo a tributos, juros e amortizações; –…

© LES/PUC-Rio Modelos genéricos de Interação Requisição de Serviço IF 1. IF Requisita serviço 3. Retorno de mensagem com erros marcados 2. Mensagem R1 informa realização da requisição Câmara BACEN

© LES/PUC-Rio Modelos genéricos de Interação Requisição de transferência IF Debitada IF Creditada 1. IF Debitada requisita transferência da conta Reservas Bancárias 3. Retorno de mensagem com erros marcados 4. Mensagem R2 informando o crédito na conta Reservas Bancárias 2. Mensagem R1 informando o débito na conta Reservas Bancárias Câmara BACEN

© LES/PUC-Rio Modelos genéricos de Interação Outros modelos genéricos –Requisição de transferência com notificação –Consulta –Informação à IF –Informação ao provedor com resposta –Aviso à IF –Informação da IF para prestador de serviço –Informação de serviço com notificação a terceiros –Requisição de serviço com notificação a terceiros –Requisição de Serviço à IF

© LES/PUC-Rio Exemplo de modelo específico: Amortização/Liquidação de Redesconto associado a Operação de Venda STR 1. IF A vende títulos para IF B IF A IF B 2. IF A requisita Operação (SEL10XX) NumOPSel = ChASel = Redesconto BC SELIC 3. IF A requisita Pagamento de redesconto associado a venda (RDC0008) NumOPSel = ChASel = RDC requisita Liquidação de redesconto (SEL1026) 7. SEL1026R1 8. RDC0008R1 9. SEL10XXR1 6. SEL9002R1 5. SELIC requisita Lançamento STR (SEL9002) 2. IF B requisita Operação (SEL10XX) NumOPSel = ChASel = null **Mensagem SEL10XX: SEL operação definitiva; SEL operação compromissada; SEL volta de operação compromissada; SEL liquidação de leilão primário ou secundário, caso em que o Demab é a contraparte.

© LES/PUC-Rio Exemplo de modelo específico: operação a termo STR 1. IF A vende títulos para IF B IF A IF B 2. IF A requisita Operação a termo ( SEL3052) D0 SELIC 3. SEL3052R1 D0 5. SEL9001R1 D+n 4. SELIC requisita Lançamento STR (SEL9001) D+n D0 = Dia da Negociação D+n = Dia da Liquidação 2. IF B requisita Operação a termo ( SEL3052) D0 3. SEL3052R1 D0 6. SELIC avisa Operações processadas na rotina de abertura (SEL1611) D+n 6. SELIC avisa Operações processadas na rotina de abertura (SEL1611) D+n

© LES/PUC-Rio Leis Protocolos de interação Aspectos temporais –Especialmente nas operações a prazo Regras de associação –Podem ser associadas operações que tenham por objeto o mesmo título, desde que em seu conjunto exista apenas uma operação principal, sendo todas as demais acessórias. Existem exceções a esta regra. Estruturais (relacionamento) –Todo participante não-liquidante deve eleger um único liquidante-padrão –Mensagens possuem campos obrigatórios e opcionais –Validação de dígitos verificadores

© LES/PUC-Rio Próximos passos Melhor entendimento do domínio –Muitos termos técnicos SELIC X LEIS –Ainda está confuso o que são as leis e o que é realmente responsabilidade do sistema SELIC Definir as leis no XMLaw