PROGRAMA TECENDO LEITURAS Justificativas e Características Maria José Nóbrega 2004 / 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFERENCIAL DE EXPECTATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Advertisements

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
PROVA BRASIL algumas considerações
O QUE NOS DIZEM OS DIAGNÓSTICOS? O que é necessário realizar para que todos possam se inserir na cultura escrita? O que é possível realizar já?
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo:
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
ENCONTRO SARESP JULHO 2009.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
LÍNGUA PORTUGUESA.
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em leitura na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference - for educators.
A COMPREENSÃO EM LEITURA
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
LÍNGUA PORTUGUESA Camila, Irene, Rita.
Programa Ler e Escrever
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
O contexto mais amplo do SARESP
7º encontro 06/10/2009 Registrado por: Janaína.
Redação de sínteses Rodney Caetano.
Caderno Interfaces Curriculares
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
TECENDO LEITURAS: PRIMEIROS FIOS
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
A compreensão em leitura
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - BRASIL Secretaria de Educação Básica Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE QUIXADÁ
Informações implícitas
Zuleika de Felice Murrie
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
NOÇÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Leitura “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.” Mário Quintana.
Avaliação de Língua Portuguesa
Características dos contos e das fábulas
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
PROVA BRASIL 2015.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
ANÁLISE COMPARATIVA PROVAS BIMESTRAIS Quadros e Gráficos
MODERNISMO NO BRASIL.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
TRABALHO COLABORATIVO
AVALIAÇÃO EXTERNA. NÍVEL DE DESEMPENHO DIAGNÓSTICA.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA TECENDO LEITURAS Justificativas e Características Maria José Nóbrega 2004 / 2005

SARESP 2003 – Habilidades de Leitura Comuns às Provas de 3a a 8a do Ensino Fundamental Habilidades Localizar informação explícita no texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Inferir uma informação implícita no texto. Identificar o tema de um texto. Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais. Identificar a finalidade de um texto de acordo com o seu gênero. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Estabelecer relação entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Estabelecer a relação causa/conseqüência entre as partes e elementos de um texto.

SARESP 2003 – Ensino Fundamental Desempenho de 3a a 8a séries considerando apenas as habilidades comuns a todas as matrizes

O ENSINO DA LEITURA Leitor DURANTE a leitura ANTES da leitura Contexto

SARESP 2003 – Habilidades de Leitura Comuns às Provas de 3a a 8a do Ensino Fundamental Habilidades Localizar informação explícita no texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Inferir uma informação implícita no texto. Identificar o tema de um texto. Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais. Identificar a finalidade de um texto de acordo com o seu gênero. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Estabelecer relação entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade. Estabelecer a relação causa/conseqüência entre as partes e elementos de um texto.

Programa “Tecendo Leituras” – Domínios de Leitura Explorados 5a a 8a do Ensino Fundamental Identificação e recuperação de informação: questões que envolvem reconhecimento literal. LER NAS LINHAS Interpretação: questões que envolvem inferência e integração de segmentos do texto. LER ENTRE AS LINHAS Reflexão: questões que envolvem avaliação e julgamento. LER POR TRÁS DAS LINHAS

O rei e o sapateiro Conto popular recontado por Figueiredo Pimentel “Histórias da baratinha” Livraria Garnier

O rei e o sapateiro Eu para pobre o criei. Tu rico fazê-lo queres. Agora aí o tens morto... Dá-lhe a vida, se puderes. PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da baratinha. Rio de Janeiro, Livraria Garnier, 1994.

O rei e o sapateiro Eu para pobre o criei. Tu rico fazê-lo queres. Agora aí o tens morto... Dá-lhe a vida, se puderes. PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da baratinha. Rio de Janeiro, Livraria Garnier, 1994.

O rei e o sapateiro Eu para pobre o criei. Tu rico fazê-lo queres. Agora aí o tens morto... Dá-lhe a vida, se puderes. PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da baratinha. Rio de Janeiro, Livraria Garnier, 1994.

O rei e o sapateiro Ribeiros correm pro rio, Os rios correm pro mar. Quem nasceu para ser pobre Não lhe vale trabalhar. PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da baratinha. Rio de Janeiro, Livraria Garnier, 1994.

PERGUNTAS DE RECONHECIMENTO LITERAL: ler nas linhas Para onde correm os ribeiros? Para onde correm os rios? O que acontece a quem nasceu para ser pobre?

Ensino Fundamental – 3ª a 8ª série SEQÜÊNCIAS TEXTUAIS / GÊNEROS / DOMÍNIOS DISCURSIVOS SELECIONADOS NO SARESP 2003 Ensino Fundamental – 3ª a 8ª série Narrativo Informativo Notícia Propaganda Instrucional HQ Gráfico

PERGUNTAS QUE ENVOLVEM INFERÊNCIA / INTEGRAÇÃO DE SEGMENTOS DO TEXTO: ler entre as linhas Que paralelismo é possível estabelecer entre os dois primeiros versos? Identifique a gradação presente na primeira parte da trova. Como relacionar os dois primeiros versos da trova aos dois últimos?

PERGUNTAS QUE ENVOLVEM AVALIAÇÃO E JULGAMENTO: ler por trás das linhas O texto relaciona fenômenos da natureza a fenômenos de ordem social.Que visão de mundo essa associação revela? Você concorda com essa visão de mundo? Justifique sua opinião. Mário de Andrade afirmou em um de seus artigos que não havia nada mais estagnado em uma sociedade do que os provérbios. Comente a afirmação do autor, relacionando-a com a trova.

Ensino Fundamental – 3ª a 8ª série “PROGRAMA TECENDO LEITURAS” – DOMÍNIOS DISCURSIVOS SELECIONADOS / GÊNEROS Ensino Fundamental – 3ª a 8ª série Instrucional Epistolar Imprensa Publicitário Divulgação científica Literário Conto Mito Fábula Novela Peça de teatro  Predomínio de seqüências narrativas Poema

PNLD 2005 – MÓDULO: CLÁSSICOS Ensino Fundamental – 5ª e 6ª séries Alexandre e Outros Heróis de Graciliano Ramos – Record O Cão dos Baskerville de Arthur Conan Doyle – Companhia das Letrinhas Fábulas de La Fontaine de Marc Chagall – Estação Liberdade Histórias ou Contos de Outrora de Charles Perrault – Landy Nariz de Vidro de Mario Quintana – Moderna O Doente Imaginário de Moliere – Global O Violino Cigano de Regina Machado – Cia das Letras Tchau de Lygia Bojunga – Editora Casa Lygia Bojunga

PNLD 2005 – MÓDULO: CLÁSSICOS Ensino Fundamental – 7ª e 8ª séries As 100 Melhores Histórias da Mitologia de A. S. Franchini e Carmen Seganfredo (seleção) – L&PM 13 dos Melhores Contos de Amor da Literatura Brasileira de Rosa Amanda Strausz (seleção) – Ediouro A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson – Companhia Editora Nacional Contos de Oscar Wilde – Nova Fronteira Para gostar de ler (v.35): Gente em Conflito de António de Alcântara Machado e outros – Ática Novas Seletas – João Cabral de Melo Neto de C. Azevedo, L. Sandroni e L. R. Machado (seleção) – Nova Fronteira O Noviço de Martins Pena – Ediouro O Quinze de Rachel de Queiroz – José Olympio

do professor compartilhada do aluno Responsabilidade do professor compartilhada do aluno Tornar o processo transparente Favorecer a utilização autônoma Orientar os alunos