Mestrando: Vinicius Prodocimo Professor: Alcides Calsavara

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Sistemas Distribuídos
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Data Warehouse Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx download:
1 Data Warehouse Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx download:
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Modelo de Dados Professores Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil telefone: 0xx {scalabrin, download:
Apresentação SOE Assunto DATA WAREHOUSE Professor TANAKA
Introdução a Bancos de Dados
Mineração de Dados ou Descoberta de conhecimento em BDs
Professora: Aline Vasconcelos
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Aula 4 – Inteligência de Negócios (Business Intellingence)
7.1 © 2004 by Pearson Education 7 7 ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE DADOS Capítulo.
Data Warehouse Um Data Warehouse é um armazém de dados, contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa. De acordo com INMON (1997), um.
Disciplina: Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Administração de Logística e Materiais. Gestão de Compras.
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Data Warehouse & Data Mining
Estrutura de Sistemas de Informação
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
FTAD Formação Técnica em Administração
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Gerenciamento de Dados
DATA MART: UM APOIO À TOMADA DE DECISÕES NO SETOR DE QUALIDADE DE UMA EMPRESA DE FUNDIÇÃO Orientador: Prof. Ms. Leopoldo Edgardo Messenger Parada INTRODUÇÃO.
Tecnologia da informação e estado
Tecnologia da Informação
Business Intelligence:
Tecnologia da informação
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA Prof. Diego H. Minholi.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informação
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
ASSUNTO Facilitando a Tomada de Decisão em um Ambiente Móvel Mohamed A. Sharaf Panos K. Chrysanthis Felipe Menezes Cardoso COPIN – UFCG Banco de Dados.
Laboratório de Programação
Dados e Informações são considerados os maiores ativos de uma organização. Muito importantes para o correto planejamento, desenvolvimento e operação de.
Gestão da Tecnologia da Informação
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Prof. Ana Martins – UCB Unidade 02 Aula 03
Integração de Ferramentas CASE
Unidade IV Data Warehouse
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Capítulo 1 Sistemas de Banco de Dados
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Janeiro/2013 Ceça Moraes Data Warehouse Janeiro/2013 Ceça Moraes
Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão Conceituação de Data Warehouse.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 9 - Modelagem de Data Warehouse.
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 7 - Data Warehouse.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
Transcrição da apresentação:

Mestrando: Vinicius Prodocimo Professor: Alcides Calsavara DATA WAREHOUSE

Data Warehouse - Agenda Introdução Características Arquitetura Modelos de Dados Desenvolvimento de um Data Warehouse (DW) Extração de Informações de um DW Conclusão

Data Warehouse - Introdução Crescimento de dados relacionados aos negócios mas não relacionados entre si promoveram o surgimento do DW; Características: Utilização de dados estratégicos: apoio à tomada de decisões através de fatos históricos (anteriormente utilizava-se a experiência dos administradores do negócio); Banco de Dado especializado em integração: BD corpora- tivos e fontes externas; Não é um produto pronto; Consultas à sua base não afetam as bases que o alimentam; Fornece recursos e informações suficientes para um Sistema de Apoio à Decisão; Possui novas formas de armazenamento, processamento paralelo e distribuído; Integra dados de diferentes plataformas.

Data Warehouse - Características Dados classificados por assunto Integração de representação para facilitar as consultas Variação no tempo Dados não são modificados Localização Credibilidade dos dados Granularidade temporal das informações

Data Warehouse - Características Orientação por assunto Qual a informação mais importante para a organização? Análise direcionada à necessidade da organização Ex.: Uma empresa que vende produtos alimentícios no varejo tem seu maior interesse no perfil de seus compradores e não em quais produtos vende. Portanto o DW deve ser direciona- do para o perfil dos compradores.

Data Warehouse - Características Integração da representação Característica mais importante do DW Representação única para as informações provindas de diversos sistemas. Ex.: Representação do sexo de uma pessoa: AMBIENTE OPERACIONAL DATA WAREHOUSE Aplicação X - M ou F Aplicação Y - H ou M Aplicação Z - 0 ou 1 M ou F

Data Warehouse - Características Variação no tempo Informações atualizadas em períodos de 24 horas; Pode apresentar-se como: Em um DW os dados podem estar presentes em hori- zontes maiores de 5 anos podendo chegar até o limite de idade dos dados; O metadados também possuem relação temporal; Os dados não são mais atualizados.

Data Warehouse - Características Variação no tempo Os dados em um DW podem ser considerados como: Dados detalhados atuais: Acontecimentos mais recentes; São em grandes volumes; Tem baixo nível de granularidade; São armazenados em meios de rápido acesso. Dados detalhados antigos: Acontecimentos mais antigos; São normalmente armazenados em fitas.

Data Warehouse - Características Não volatilidade Não existem alterações no DW; É feita somente a carga e consultas posteriores.

Data Warehouse - Características Localização Os dados podem estar fisicamente armazenados como: Um único local, centralizando o DW; Distribuído por áreas de interesse (arquitetura federativa); Distribuídos por níveis de detalhe (dados altamente resumidos, dados detalhados, ... ).

DADOS DETALHADOS ATUAIS Data Warehouse - Características Localização E N V L H C I M T O S Í N T E Dados altamente resumidos Dados levemente resumidos DADOS DETALHADOS ATUAIS Dados detalhados antigos

Data Warehouse - Características Credibilidade dos dados Precisão: grau de informações que estão corretas; Abrangência: grau de dados requisitados e atendidos; Consistência: consistência dos dados/liberdade de contradição; Coerência: coerência lógica que permite criar relações; Tempo de resposta: tempo entre o pedido e a resposta; Singularidade: percentual dos dados que têm valores dentro dos domínios de valores permitidos.

Data Warehouse - Características Granularidade Diz respeito ao nível de detalhe dos dados numa unidade; Produto Data Qtd Valor A1 13/09/98 10 100,00 B1 14/09/98 15 150,00 A1 16/09/98 20 200,00 A1 16/09/98 90 890,00 BAIXA ALTA Mês/Ano Produto Qtd Valor 09/98 A1 120 1190,00 09/98 B1 15 150,00

Data Warehouse - Características Metadados São dados sobre os dados; Podem ser apresentados em três camadas: Metadados operacionais; Metadados centrais do DW; Metadados do nível do usuário.

Data Warehouse - Características Metadados Podem ser classificados como: Mapeamento; Histórico; Miscelânea; Algoritmos de sumarização; Padrões de acesso.

Data Warehouse - Características Metadados Mantém informações sobre: A estrutura dos dados segundo a visão do programador; A estrutura dos dados segundo a visão do analista SAD; A fonte de dados que alimenta o DW; A transformação sofrida pelos dados, na migração p/DW; O modelo de dados; O relacionamento entre o modelo de dados e o DW; O histórico das extrações de dados.

Data Warehouse - Arquitetura A arquitetura deve ser constituída de forma à: Coletar dados de forma eficiente e rápida; Manipular dados de forma eficiente e rápida; Representar dados de forma eficiente e rápida.

GERENCIADOR DE PROCESSOS Data Warehouse - Arquitetura Arquitetura genérica segundo Orr: ACESSO À INFORMAÇÃO ACESSO AO DADO ACESSO A DADOS BD OPERAC.  EXTERNAS DW TRANSPORTE  USUÁRIO DW METADADOS GERENCIADOR DE PROCESSOS META DADOS

 Data Warehouse - Arquitetura Arquitetura segundo Chaudhuri (fluxos de dados):  Componente front-end Data Warehouse (SGBD) Repositório de metadados Componente back-end Fontes Internas Fontes Externas

Data Warehouse - Arquitetura Arquitetura segundo Valente: Data Warehouse (SGBD) Fontes Externas EXTRATOR Fontes Internas CONSULTAS INTEGRADOR

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo R.Kimball; Modelo de dados segundo W.H.Inmon;

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo R.Kimball É dividido em: Modelo empresarial; Modelo dimensional; Modelo físico.

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo R.Kimball - Empresarial Primeiro passo: análise do modelo de dados para construir um modelo E-R normalizado para as regras do negócio; Não importa como as informações serão recuperadas ou utilizadas; Foco nas estruturas da informação: atributos e relações; Quais são os dados relevantes para o DW;

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo R.Kimball - Empresarial Segundo passo: normalização do modelo; O modelo empresarial não será implementado; Terceiro passo: desenvolver um modelo E-R normalizado das regras de negócio e a definição das regras de integridade.

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo R.Kimball - Dimensional Visão dos dados em diferentes perspectivas (dimensões); A forma de como as agregações são armazenadas podem ser vista em termos de dimensões e coordenadas, dando origem ao modelo multidimensional; Armazenamento em estruturas relacionais: Modelo Estrela

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo R.Kimball - Dimensional MODELO ESTRELA Facilita o entendimento dos termos de negócio para o usuário; Composto: Tabela de fatos ao centro (tabela dominante) Tabelas de dimensão (tabelas conectadas aos fatos) A tabela de fatos contém milhares ou milhões de valores

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo R.Kimball - Dimensional MODELO ESTRELA chave_produto descrição marca categoria DIMENSÃO PRODUTO chave_loja nome_loja endereço tipo DIMENSÃO LOJA chave_tempo chave_produto chave_loja reais_vendidos unidades_vendidas FATOS VENDAS

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo R.Kimball - Físico Propósito: alcançar os objetivos de desempenho; Depende de: SGBD Configuração de Hardware Utilização de processamento paralelo.

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo W.H.Inmon Dividido em: Modelo de alto nível; Modelo de nível intermediário; Modelo de baixo nível.

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo W.H.Inmon - Alto nível Apresenta-se somente as entidades e seus relacionamentos; Mais alto nível de abstração. CLIENTE PEDIDO ESTOQUE PRODUÇÃO

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo W.H.Inmon - Nível Intermediário Criado à partir de áreas de interesse ou entidades; Para cada área de interesse ou entidade é criado: Agrupamento primário: atributos que aparecem uma vez; Agrupamento secundário: atributos que aparecem mais de uma vez; Conector: representa os relacionamentos; Tipo dos dados.

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo W.H.Inmon - Nível Intermediário chave_produto descrição marca categoria PRODUTO AGRUPAMENTO PRIMÁRIO nr_venda chave_produto PRODUTO_VENDA CONECTOR chave_tempo nr_venda reais_vendidos VENDAS AGRUPAMENTO SECUNDÁRIO

Data Warehouse - Modelo de Dados Modelo de dados segundo W.H.Inmon - Baixo Nível Expande o nível intermediário para que: Apresente chaves; Características físicas; Características de desempenho.

Data Warehouse - Modelo de Dados Estratégia de conversão do modelo E-R para o modelo DW Remoção dos dados puramente operacionais: #ID Nota Fiscal Data de Emissão ID Consumidor Mensagem Descrição Termos Status MODELO E-R #ID Nota Fiscal Data de Emissão ID Consumidor MODELO DW DADOS OPERACIONAIS

Data Warehouse - Modelo de Dados Estratégia de conversão do modelo E-R para o modelo DW Adição de um elemento de tempo na estrutura da chave: #ID Consumidor Nome Data de Nascimento Estado Civil Limite de Crédito MODELO E-R #ID Consumidor #Data do Snapshot Nome Data de Nascimento Estado Civil Limite de Crédito MODELO DW

Data Warehouse - Modelo de Dados Estratégia de conversão do modelo E-R para o modelo DW Introdução de dados derivados: #ID Nota Fiscal # Item Código do Produto Quantidade Preço Unitário MODELO E-R #ID Nota Fiscal # Item Código do Produto Quantidade Preço Unitário Total Comprado Custo do Produto MODELO DW DADOS DERIVADOS

Data Warehouse - Modelo de Dados Estratégia de conversão do modelo E-R para o modelo DW Transformação de Relacionamento entre dados em artefatos de dados: PRODUTO # Código do Produto Descrição Unidade de Medida MODELO E-R FORNECEDOR PROD. # Código do Consum. Fornecedor Preferido PRODUTOS #Código do Produto Descrição Unidade de Medida Fornecedor Preferido Cidade do Fornecedor Estado do Fornecedor MODELO DW

Data Warehouse - Modelo de Dados Estratégia de conversão do modelo E-R para o modelo DW Acomodação dos diferentes níveis de granularidade: ENTREGAS MENSAIS #Ano/Mês Número de Entregas Valor da Entrega MODELO DW SUMAR.POR PRODUTO # Produto ATIVIDADE DE ENTREGA Data da Entrega Código da Entrega Enviado por Enviado para Quantidade MODELO E-R CÓDIGO DO PEDIDO INVENTÁRIO POR ITEM

Data Warehouse - Modelo de Dados Estratégia de conversão do modelo E-R para o modelo DW União dos dados comuns de diferentes tabelas: Devem ser respeitadas as seguintes condições: As tabelas compartilham uma chave comum(ou parcial) Os dados das diferentes tabelas são usados juntos O Padrão de inserção nas tabelas é o mesmo.

Data Warehouse - Modelo de Dados Estratégia de conversão do modelo E-R para o modelo DW Criação de arrays de dados: #COD.Previsão Gasto # Ano Valor em Janeiro Valor em Fevereiro ... Valor em Dezembro MODELO DW #COD.Previsão Gasto Gasto Mensal/Anual Valor do Gasto MODELO E-R

Data Warehouse - Modelo de Dados Estratégia de conversão do modelo E-R para o modelo DW Separação dos atributos de dados de acordo com sua estabilidade: Raramente é Alterada Regularmente é Alterada Freqüentemente é Alterada TABELA DE PREÇOS Código Descrição Principal substituta Quantidade atual Unidade de compra Fornecedor Prazo de entrega Taxa de rejeição Transportadora Local última entrega Manifesto carga

Data Warehouse - Desenvolvimento Funções no desenvolvimento de um DW: Gerente do DW Arquiteto de Dados Administrador de metadados Administrador de BD Usuário de nível gerencial Analista de processos e aplicações Especialista em Aplicações Operacionais Analista e programador de conversões Especialista em suporte técnico Instrutor

Data Warehouse - Desenvolvimento “Muitas empresas iniciam o processo de Data Warehouse a partir de uma área específica que normalmente é uma área carente de informações e cujo trabalho seja relevante para os negócios da empresa, criando Data Marts, para depois ir crescendo aos poucos, seguindo uma estratégia bottom-up ou assunto-por-assunto e assim obtendo um Data Warehouse corporativo” Adriano Dal’Alba - Universidade Federal de Caxias - RS http://www.geocities.com/SiliconValley/Port/5072 Dezembro 1998

Data Warehouse - Desenvolvimento “Empresas que têm exigências mais modestas, como as que necessitam construir DW para departamentos indivi- duais podem escolher em construir pequenos Data Marts que utilizam uma arquitetura baseada em rede” Adriano Dal’Alba - Universidade Federal de Caxias - RS http://www.geocities.com/SiliconValley/Port/5072 Dezembro 1998

Data Warehouse - Desenvolvimento “Pela complexidade de fatores que envolvem um DW corporativo integral, a construção do projeto é lenta e cara. Para equilibrar os gastos e oferecer resultados em prazos mais curtos é possível construir Data Marts que são peque- nos DW departamentais. Entre as principais vantagens da utilização de Data Marts está a redução de tempo de imple- mentação (120 dias) e o fator preço (US$ 50 mil a US$ 1 milhão). Sendo que um DW leva cerca de um ano para ser concluído e gastos iniciais em torno de US$ 2 milhões” Adriano Dal’Alba - Universidade Federal de Caxias - RS http://www.geocities.com/SiliconValley/Port/5072 Dezembro 1998

DATA WAREHOUSE Data Warehouse - Desenvolvimento DATA MART DATA MART Vendas X DATA MART Compras DATA MART Marketing DATA MART Outros Y Z W DATA WAREHOUSE

Data Warehouse - Extração de Informações Formas de extração de dados de um DW: Relatórios Consultas EIS Ferramentas de OLAP Ferramentas de Data Mining Todas estão com tendências de integração com a WEB

Data Warehouse - Extração de Informações Formas de acesso ao DW: Acesso direto Acesso indireto

Data Warehouse - Extração de Informações ACESSO DIRETO: É uma ocorrência rara Sofre uma série de limitações: Uma solicitação pode levar 24 horas para ser atendida A solicitação deve ser referente a qtde mínima de dados Deve existir compatibilidade entre DW e Ambiente Oper. Não deve existir formatação de dados

Data Warehouse - Extração de Informações ACESSO DIRETO: APLICAÇÃO OPERACIONAL DATA WAREHOUSE CONSULTA RESULTADO DA CONSULTA

Data Warehouse - Extração de Informações ACESSO INDIRETO: O que normalmente se utiliza Eficiente Muito rápido

Data Warehouse - Extração de Informações ACESSO INDIRETO: DATA WAREHOUSE APLICAÇÃO OPERACIONAL ARQUIVO DE INFORMAÇÕES PROGRAMA DE ANÁLISE

Data Warehouse - Conclusões Vantagens: Simplicidade Qualidade dos dados Acesso rápido Facilidade de uso Separa as operações de decisão das de produção Vantagem competitiva Custo de operação Administração do fluxo das informações

Data Warehouse - Conclusões Vantagens (continuação): Habilidade de processamento paralelo Infra-estrutura computacional Valores quantitativos Segurança

Data Warehouse - Conclusões Desvantagens: Complexidade de desenvolvimento Tempo de desenvolvimento Alto custo de desenvolvimento e administração Treinamento Dificuldade na coleta de dados Dimensão de discos e CPUs

Data Warehouse - Bibliografia Data Warehouse - Monografia Adriano Dal’Alba - Universidade Federal de Caxias - RS http://www.geocities.com/SiliconValley/Port/5072 Dezembro 1998 Building a Data Warehouse for Decision Support Vidette Poe - Prentice Hall ISBN 0-13-371121-8 The Intranet Data Warehouse Richard Tanler - Wiley ISBN 0-471-18004-1