ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov. 2006 Pimentel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Registro de Estudo de Caso.
Informática na Educação
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
Curso Informática Básica
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Análise de Casos de Uso.
DPW > Apresentação da Disciplina Pimentel1 / 7UNIRIO, 4 Março 2008 Apresentação da Disciplina DPW – Desenvolvimento de Páginas Web Pimentel
Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Um exemplo de disciplina para Educação a Distância
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 5NCE-UFRJ, OUT 2006 ferramenta para entrevistas Baseado no trabalho.
Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
TIAE: um exemplo de disciplina para Educação a Distância
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Produção do conhecimento em EAD
Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ilustração: Mônica Lopes Priscila Engiel Renata Araujo
Curso de Docência Universitária
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação
ALEXANDRA ALINE VERA.
O Uso Pedagógico do Blog
O uso de novas mídias nas escolas
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Atividades.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 15 Prêmio Br TIC, Brasília, Nov 2006 Prof. D.Sc. Mariano Pimentel.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração ComunicaTEC Pimentel1 / 12 UNIRIO, Prof. Dr. Pimentel
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Prof. Dr. Pimentel ComunicaTEC Tecnologias de Comunicação
Transcrição da apresentação:

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Pimentel Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel2 / 12 UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel3 / 12 UNIRIO – DIA Departamento de Informática Aplicada Graduação ( –Bacharelado em Sistemas de Informação Mestrado ( –Sistemas de Informação Sistemas de Apoio ao Negócio Representação de Conhecimento e Raciocínio Redes e Distribuição Pós-graduação Lato-sensu ( –Qualidade de Software

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel4 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação Objetivos: Investigar o uso e promover o desenvolvimento de tecnologias de comunicação para Educação e Colaboração Objetos: –Ferramentas de comunicação: correio-eletrônico ( ), fórum, lista de discussão, blog, bate-papo (chat), videoconferência, mensagem-instantânea (messenger), VoIP (comunicação de voz pela Internet) –Técnicas de trabalho em grupo: brainstorming, entrevista, workshop, storyboarding, roleplaying (p/ elicitação de requisitos [RUP]); seminário, debate, júri pedagógico, grupos de estudo (p/ educação online) Questões: –Como desenvolver uma ferramenta de comunicação para a realização de uma técnica de trabalho em grupo? –Como adequar uma técnica de trabalho em grupo para ser realizada através de uma ferramenta?

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel5 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Método de pesquisa Estratégia: 1.São investigados os problemas que ocorrem com o uso de uma ferramenta na aplicação de uma técnica 2.Visando resolver os problemas identificados, desenvolve-se uma nova versão da ferramenta ou, ocasionalmente, uma adequação da técnica 3.Um novo estudo de caso é executado para realimentar a pesquisa e o desenvolvimento Dados e procedimentos de análise: –Entrevistas com perguntas abertas (investigação exploratória) –Análise do discurso sobre os registros da comunicação (artefatos) –Análise da execução do processo: vídeos do uso da ferramenta com análise por métodos de IHC

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel6 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Estudo de Caso: Entreviste Entrevistado Entrevistadores - Moderador Entrevista Bate-papo Tópico Perguntas e Respostas Baseado no trabalho de Enrique Pessoa, Projeto Final Bacharelado em Informática-UFRJ, 2000 Orientação: Cláudia Motta Co-orientação: Mariano Pimentel Modelo de Trabalho instanciado para o desenvolvimento da ferramenta Entreviste

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel7 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Técnica: entrevista não-moderada Tem a função de elaborar uma síntese da entrevista. No contexto educacional, pode ser desempenhado por 2 ou 3 alunos da turma, ou pelo próprio professor. Sintetizador Tem interesse nas informações do entrevistado, mas não tem a função de interrogá-lo (exceção pode ser feita no final da entrevista). No contexto educacional, este papel pode ser desempenhado pela maioria dos alunos da turma, ou então não ser desempenhado no caso em que todos os alunos atuam como entrevistador. Espectador Tem a responsabilidade de manter a ordem e o andamento da entrevista. Em casos de entrevista moderada, este papel também é responsável por selecionar as perguntas dos entrevistadores. No contexto educacional, este papel deve ser exercido pelo professor. Moderador Pessoa com a responsabilidade de obter informações do entrevistado. Deve possui domínio da técnica de interrogar: propor perguntas adequadas e reformular o questionamento em função das respostas. No contexto educacional, este papel deve ser exercido por um grupo selecionado de alunos ou mesmo por todos os alunos da turma. Entrevistador Atua neste papel quem possui informações de interesse e tem a responsabilidade de transmiti-las respondendo a perguntas dos entrevistadores. No contexto educacional, este papel deve ser exercido por um convidado ou pelo próprio professor. Entrevistado (Especialista) Habilidades e ResponsabilidadesPapel

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel8 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Ferramentas: análise comparativa PSIU.com entrevista CIDADE NEGRA Entrevista realizada em 22/03/2002 às 18 hs Bate-papo UOL entrevista CIDADE NEGRA Entrevista realizada em 21/03/2002 às 20 hs

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel9 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Problemas o texto do entrevistado se mistura com o dos entrevistadores, sem uma clara separação do diálogo; é difícil compreender, às vezes, a qual pergunta uma resposta se refere; com os vários entrevistadores, e sem um moderador, o entrevistado é abordado com um número excessivo de perguntas; sem um vídeo, a audiência fica desconfiada da identidade do entrevistado; quando o entrevistado digita frases longas, a audiência sente como se ele estivesse demorando a responder.

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel10 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Proposta de solução Respostas do entrevistado Perguntas dos entrevistadores

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel11 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Conclusão Modelo de Trabalho tem se mostrado útil para guiar a análise e o projeto das ferramentas groupware – Grupo – Técnica – Ferramentas Procedimentos usados no contexto do projeto ComunicaTEC têm se mostrados úteis para a pesquisa e o desenvolvimento de ferramentas para colaboração –Investigação técnica-ferramenta –Técnicas de investigação: análise do domínio, do discurso e entrevistas –Desenvolvimento de sucessivas versões da ferramenta buscando resolver problemas reais

ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel12 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Pimentel Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração