Telessaúde Aplicada a Atenção Básica no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Comissão de Assistência Social – COAS
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
Fundação Roberto Marinho
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ministério da Saúde Serviço Civil em Saúde.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Telessaúde: encurtando caminhos para fortalecimento da Atenção Básica
TÍTULO ELEITORAL.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Programa Nacional de Telessaúde
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
PROJETO TELESSAUDE TOCANTINS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
1.
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Telemedicina - Telessaúde
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Programa Telessaúde Brasil

Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Fabiano André Vergani
Processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Telessaúde) Carlos André Aita Schmitz Médico.
Portal Telessaúde Brasil BVS Atenção Primária à Saúde
Grupo de Desenvolvimento Profissional
Departamento de Gestão da Educação na Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Telessaúde em Apoio à Atenção Básica.
DISTRITO FEDERAL.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Julho de 2007.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.
Campanha Compromisso e Atitude Contexto: Altos índices de violência contra as mulheres 6 anos da Lei Maria da Penha: conhecimento e credibilidade na lei;
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária III Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás Farmácias Notificadoras.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
1.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
O Papel da Mulher Usuárias são as principais interessadas
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Avaliação na Atenção Básica
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Rio de Janeiro 30 de julho de 2007.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
AS REGIÕES DO BRASIL.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Estratégias do Ministério da Saúde do Brasil para qualificação de recursos humanos na área da saúde indígena no contexto da interculturalidade Paulo Abati.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Transcrição da apresentação:

Telessaúde Aplicada a Atenção Básica no Brasil

PROJETO PILOTO Portaria 561/GM de 16/03/2006 institui a Comissão Permanente de Telessaúde no Brasil Desenvolver trabalhos cooperados para estruturar a Telessaúde no Brasil.

FINALIDADE Constituir um processo de educação e assistência à saúde com ênfase no Programa Saúde da Família

OBJETIVOS DO TELESSAÚDE Melhorar a qualidade de serviço de saúde por meio da qualificação continuada dos profissionais das equipes de saúde da família; • Aumentar a facilidade de acesso a serviços especializados;

OBJETIVOS DO TELESSAÚDE • Promover a inclusão digital das equipes de Saúde da Família; • Formar uma rede integrada para acompanhar os problemas de saúde, das diferentes regiões, por meio da atenção primária;

OBJETIVOS DO TELESSAÚDE Reduzir os custos de deslocamento pelo aumento das atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde; Reduzir a sensação de isolamento dos profissionais de Saúde da Família; e Ajudar na fixação de profissionais de saúde nas áreas remotas.

ABRANGÊNCIA E COBERTURA Amazonas Ceará Pernambuco 2700 equipes Goiás Núcleos Minas Gerais Rio de Janeiro 11 milhões São Paulo de Santa Catarina famílias Rio Grande do Sul

Abrangência Inclusão das ETSUS Amazonas Minas Gerais Pontos Pernambuco Rio de Janeiro Ceará

PARCERIAS Universidades MEC, MD, MCS, MCT, FioCruz/MS BIREME/OPAS Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade RNP RUTE

QUALIFICAÇÃO PERMANENTE DA ATENÇÃO BÁSICA Segunda opinião educacional possibilitando o acesso a orientações profissionais, sem necessidade de deslocamento; Criação de um central educacional usando teleducação interativa; Criação de uma biblioteca virtual de Atenção Básica;

QUALIFICAÇÃO PERMANENTE DA ATENÇÃO BÁSICA Acesso dos profissionais de SF a recursos audiovisuais de fácil compreensão; Criação de uma comunidade virtual para troca de experiências; Agilizar a tomada de decisões por meio da integração dos pontos de SF e, Incentivar a multiprofissionalidade, com a integração das profissões envolvidas na atenção básica.

Equipamentos do pontos remotos Conexão à Internet Impressora Computador com Webcam Máquina Fotográfica Digital

Programa Nacional Aplicado à Atenção Básica TELESSAÚDE Programa Nacional Aplicado à Atenção Básica Núbia Brelaz nubia@saude.gov.br Fátima Marques maria.marques@saude.gov.br