A formação profissional técnica de

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apoio Integrado e Coletivo MS
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
O desafio municipal para provimento e fixação do Profissional Médico
Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro.
Saúde e Prevenção nas Escolas
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
ESCOLA TÉCNICA DO SUS DR. MANUEL AYRES
VI REUNIÃO GERAL DA REDE RET-SUS
A Efetivação das Redes de Atenção à Saúde frente à situação e demandas para a formação profissional técnica de nível médio no âmbito dos municípios.
Educação profissional:
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Prioridades do Ministério da Saúde
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Rede de Atenção Oncológica
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Escola Municipal de Saúde: um dos pilares da consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Setembro / 2012.
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
DOCUMENTOS UTILIZADOS
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A CNTU e a Saúde no Brasil
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
A atenção à Saúde coordenada pela APS: construindo as Redes de Atenção no SUS Documento de posição da OPAS Brasil Dr. Renato Tasca OPAS/OMS Brasil.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
SGTES Departamento de Gestão da Educação na Saúde/ SGTES/ MS Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde Departamento.
Encontro Estadual do PMAQ
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Transcrição da apresentação:

A formação profissional técnica de nível médio no âmbito da política nacional de saúde Clarice Aparecida Ferraz Coordenadora Geral de Ações Técnicas na Saúde DEGES/SGTES/MS

Ministro da Saúde Órgãos Colegiados CNS e CNSS Gabinete Assessoria Jurídica Secretaria Executiva DENASUS SAS SVS Fundações SGTES SCTIE Autarquias SGEP SESAI Sociedades de Economia Mista Órgãos Colegiados CNS e CNSS

Base político jurídica 1988 → Constituição Federal ↓ Define o Sistema Único de Saúde Princípios organizacionais e doutrinários Ordenação da formação de RH na área da saúde ↓ ↓ Universalidade - Descentralização Integralidade - Equidade Composição tecnológica das equipes de saúde para as Redes de Atenção, segundo necessidades lorregionais

Linha Programática da SGTES/DEGES E d u c a ç ã o P e r m a n e n t e ►Pós Graduação ▷ Especialização: RM, RMS ▷ Mestrado ▷ Doutorado ► Programas de Capacitação para: ▷ Gestores ▷ Profissionais das Redes de Serviços SUS ►Formação Profissional ►Graduação ▷ Pró Saúde ▷ PET Saúde ▷ Participação no SINAES ►Técnica do Nível Médio RETSUS PROFAPS Especialização pós Técnica UNASUS, TELESSAÙDE

Desafios permanentes da Saúde Alcançar maior efetividade e eficiência da resposta do Sistema às necessidades da população ► acesso com qualidade. Inovar nos processos e instrumentos de gestão do SUS. Superar a fragmentação das políticas de saúde. Fortalecer os vínculos interfederativos necessários à consolidação do SUS

Objetivos estratégicos do MS 2011-2015 ►SGTES Estratégia 2 – ampliação da formação técnica profissional de nível médio dos trabalhadores do SUS, por meio do fortalecimento político, pedagógico, físico e administrativo das ETSUS Meta – 94.700/aa. Objetivo Estratégico 8 - “contribuir para a adequada formação, alocação, qualificação, valorização e democratização das relações do trabalho dos profissionais e trabalhadores da saúde’’.

Contexto da educação profissional técnica nas políticas do SUS Formação profissional técnica → PROFAPS Qualificação de trabalhadores Qualificação de professores Qualificação de gestores com foco nas Redes de Atenção: Atenção Básica Urgência e Emergência; Cegonha; Atenção psicossocial, cuidados aos usuários de álcool, crack e outras drogas; Prevenção e qualificação do diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero e de mama; Doenças crônicas não transmissíveis Programa de atenção à saúde da pessoa com deficiência QualiSUS

Perspectivas da Política Ministerial para a Gestão da Educação 2007► Decreto Presidencial → Cria a Comissão Interministerial de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: “identificar – periodicamente, a demanda quantitativa e qualitativa de profissionais de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde”. “identificar, periodicamente a capacidade instalada do Sistema Único de Saúde, a fim de subsidiar a análise de sua utilização no processo de formação de profissionais de saúde ”.

Agenda Estratégica Constituição da Sub Comissão Interministerial – Saúde e Educação Profissional de Nível Médio (a partir do Decreto Presidencial de 2007) para fortalecimento dos cursos previstos no PROFAPS; Agenda Permanente com o CONASS e CONASEMS para identificar estratégias de fortalecimento da gestão das Escolas Técnicas do SUS; Articulação com o PRONATEC/MEC para ampliar os investimentos com foco nos cursos da área da saúde; Estudos para elaboração de Portaria para criar o PET da Educação Profissional; Estudos para dimensionar a demanda de formação técnica profissional para as Redes de atenção à saúde.

Obrigada Clarice A. Ferraz