CONASEMS -www.conasems.org.br

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Advertisements

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
O SUS não muda. O que muda no SUS?
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ACOLHIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DO SUS -PB
Educação Permanente em Saúde :
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Ministério da Cultura.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
VI Conferência Nacional de Assistência Social
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
Psicologia e Segurança Pública
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Uma Escola do Tamanho do Brasil
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Papel dos Conselhos de Saúde no Pacto pela Saúde Monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde para garantir o direito do cidadão; Conhecer o Pacto.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
PACTUAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PELOS MUNICÍPIOS CATARINENSES Núcleo de Descentralização da DIVS/SES/SC.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Transcrição da apresentação:

CONASEMS E-mail -www.conasems.org.br Fones (61) 3315-2828 Brasília - DF

Márcia Cruz Pereira Andriolo – CONASEMS 25 a 27 de abril de 2007 6ª REUNIÃO GERAL DA RET-SUS Diretrizes e Perspectivas para a Educação Profissional em Saúde nos Municípios Márcia Cruz Pereira Andriolo – CONASEMS 25 a 27 de abril de 2007

" Transportai um punhado de terra todos os dias, e fareis uma montanha.“ Confúcio

O Pacto de Gestão e a Educação em Saúde CONASEMS O Pacto de Gestão e a Educação em Saúde O Pacto representou um avanço para o SUS; Possibilidade de fortalecer e consolidar o SUS que queremos com a cooperação e solidariedade entre os três entes federativos;

O Pacto de Gestão e a Educação em Saúde CONASEMS O Pacto de Gestão e a Educação em Saúde Eixos estruturantes do Pacto: Responsabilidade sanitária Regionalização solidária e cooperativa Financiamento Planejamento,Programação e Avaliação Regulação e normatização Participação social e controle público Gestão do trabalho e Educação na Saúde

O Pacto de Gestão e a Educação na Saúde CONASEMS O Pacto de Gestão e a Educação na Saúde Responsabilidade de todos! É necessária uma ampla mobilização de todos os gestores, a fim de que o Pacto não seja letra morta e sim o esforço coletivo para consolidação da maior política pública de todos os tempos, o SUS!

Educação Profissional: Deve ser articulada com a educação básica e superior; Deve atender as demandas do SUS;

Há que se repensar os critérios da avaliação docente,de modo a valorizar também a produção de conhecimento de interesse local, as práticas docentes e o trabalho em terreno;

Educação Profissional: As Escolas Técnicas do SUS têm um papel fundamental na construção e execução desta política; Os cursos técnicos devem ser pactuados por região de acordo com a necessidade loco - regional; A criação da Rede de Escolas Técnicas (estaduais e municipais onde houver acúmulo) é fundamental para difundir a inteligência coletiva, sobretudo, no que diz respeito as pedagogias inovadoras; O educando deve ser sujeito do processo educativo e construção de aprendizagens significativas que impactem nos serviços de saúde.

Descentralização de decisões: A aprovação dos projetos de educação deve ser descentralizada para assegurar maior agilidade e refletir a realidade e demandas locais do SUS; Financiamento tripartite e fundo a fundo para maior agilidade no processo formativo;

Como garantir que os recursos financeiros sejam investidos na educação, já que estão incorporados no bloco de gestão do SUS? Definindo metas e resultados para cada ente federativo => Esse é o nosso desafio no debate do Pacto nos estados e municípios

A construção da educação profissional deve ser produto de cooperação técnica e financeira dos três entes federativos e deve ser articulada com as instituições de ensino e o controle social para atendimento das demandas do SUS, resultando na qualidade dos serviços de saúde. O CONASEMS É UM PARCEIRO NA IMPLEMENTAÇÃO DESTA POLÍTICA!

Artigos na revista bimestral; CONASEMS Atuação do CONASEMS: Discussão nos espaços tripartites, com participação dos Núcleos Estratégicos; Artigos na revista bimestral; Discussões com vários COSEMS nos estados; CONASEMS CONASEMS CONASEMS CONASEMS CONASEMS

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que, num dado momento, a tua fala será a tua prática Paulo Freire

Membro do Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do CONASEMS Márcia Cruz Pereira Andriolo Médica Pediatra/sanitarista Sec. Municipal de Saúde de Vila Velha - ES Membro do Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do CONASEMS vilavelha24@terra.com.br