Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Advertisements

Apoio Integrado e Coletivo MS
Plano “VISA na Atenção Básica”
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
Portaria GM/MS nº. 1996, de 20 de agosto de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Autor (apresentador): Júlio Strubing Müller Neto
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Estratégias do Ministério da Saúde para a Gestão do Trabalho
A formação profissional técnica de
VI REUNIÃO GERAL DA REDE RET-SUS
CONASEMS -
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Um Pacto pela Saúde.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA COMISSÃO ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Educação Permanente em Saúde :
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Cultura.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Avaliação na Atenção Básica
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 1º ENAVISS ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE SALVADOR-2009.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Transcrição da apresentação:

A Educação Profissional, as Escolas Técnicas do SUS e o Pacto de Gestão.

Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata da dimensão da atenção na saúde e das condições de saúde da população. Pacto em Defesa do SUS: trata da dimensão política do Sistema Único de Saúde. Pacto de Gestão: trata da dimensão da gestão descentralizada, compartilhada e da co-gestão.

Pacto pela Saúde Base Normativa Portaria 399, GM/MS, 22/02/2006. Institui as diretrizes operacionais do Pacto pela Saúde. Portaria 598, GM/MS, 23/03/2006. Estabelece que os processos relativos à Gestão do SUS sejam definidos e pactuados no âmbito das CIBs. Portaria 699, GM/MS, 30/03/2006. Regulamenta as diretrizes dos Pactos pela Vida e de Gestão. Portaria de Regulamentação do financiamento do Bloco de Gestão. Ainda para ser publicada.

Pacto de Gestão Um dos componentes trata da Educação na Saúde (Educação Profissional). O que muda? Os Colegiados de Gestão Regional (CGR) – instâncias de participação dos gestores estadual e municipais de uma determinada região – terão a função de pactuar e conduzir políticas e plano de ação para a gestão da educação na saúde para a mesma região. Instâncias locorregionais de articulação da Educação Permanente em Saúde que trabalharão com a demanda do CGR. Serão responsáveis por apoiar o CGR nas discussões relacionadas à Educação na Saúde e pela elaboração de ações nesta área.

Operacionalização do Pacto Os Termos de Compromisso de Gestão dos Estados e dos Municípios são construídos coletivamente; Esses termos definem responsabilidades específicas relacionadas à educação na saúde. É fundamental que as ETSUS participem do momento de construção desses termos, contribuindo efetivamente para a definição das responsabilidade e na elaboração dos planos de ação.

E as Escolas Técnicas SUS? Como instituições que compõem a gestão da educação para o SUS (estaduais e municipais) terão papel fundamental na identificação de necessidades de formação, na articulação de estratégias para a execução das políticas regionais de educação na saúde, na formulação de currículos e na execução das formações.

E as Escolas Técnicas SUS? Apresentam capacidade de: trabalhar a formação em serviço; descentralizar as ações de formação; reconhecer as necessidades de formação a partir do contexto regional; trabalhar numa formação voltada para o SUS. Assim, as ETSUS têm condições favoráveis para assumir o protagonismo na área de formação profissional junto às gestões estaduais e municipais de saúde.

... para tanto... Terão que trabalhar pelo duplo reconhecimento (próprio e dos gestores) como partícipes da gestão do SUS. Criar capacidade de descentralizar (as ações de formação e) a sua participação efetiva nas Instâncias Locorregionais de Articulação da Educação Permanente em Saúde. Assumir um protagonismo dentro dessas instâncias desde a identificação das necessidades de formação até a execução das ações (passando pela construção de currículos) para atender as demandas regionais.

E a SGTES/MS? Está trabalhando: na reformulação dos instrumentos normativos para se adequar ao Pacto de Gestão; na integração dos processos de formação em um Política para a Educação na Saúde e na perspectiva de diversificar as formações de nível técnico para atender as necessidades dos SUS. junto ao CONASS e CONASEMS para o fortalecimento do papel institucional e político das ETSUS; junto às ETSUS, por meio dos projetos de investimento, criando condições de adequação da estrutura física e do fortalecimento pedagógico.

Maria Aparecida Timo Brito Consultora Técnica MS/SGTES/DEGES cida.timo@saude.gov.br