Prioridades do Ministério da Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apoio Integrado e Coletivo MS
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Universidade Federal de Pelotas
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
A formação profissional técnica de
Educação profissional:
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
Outubro 2009 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMSA/SUSBH PREFEITURA DE BELO HORIZONTE.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA COMISSÃO ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Educação Permanente em Saúde :
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Reunião dos Diretores e Coordenadores de Cursos de Medicina
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
A CNTU e a Saúde no Brasil
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Os Programas de Provimento:
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Associação Brasileira
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Transcrição da apresentação:

Seminário Nacional Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS)

Prioridades do Ministério da Saúde Erradicação da Miséria Medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes Rede cegonha Urgência e emergência Assistência aos dependentes de drogas em especial o crack

Prioridades do Ministério da Saúde Combate à dengue Atenção primária Acesso com qualidade e humanização

Objetivos Estratégicos do Ministério da Saúde (2011-2015) Garantir acesso com qualidade em tempo adequado às necessidades de saúde dos cidadãos, aprimorando a política de atenção básica e a atenção especializada. Reduzir os riscos e agravos à saúde da população, por meio de ações de promoção e vigilância em saúde, com especial ênfase no combate à dengue.

Objetivos Estratégicos do Ministério da Saúde (2011-2015) Promover atenção integral à saúde da mulher e da criança e implementar a rede cegonha. Aprimorar a rede de urgência e emergência com expansão de UPAS, SAMU, pronto socorros e centrais de regulação, articulando-a com as outras redes de atenção.

Objetivos Estratégicos do Ministério da Saúde (2011-2015) Fortalecer a rede de saúde mental com ênfase no enfrentamento da dependência de crack e outras drogas. Promover atenção à saúde dos povos indígenas, promovendo acesso e qualificando a atenção.

Objetivos Estratégicos do Ministério da Saúde para 2011-2015 Contribuir para a adequada formação, alocação, valorização, qualificação e democratização das relações do trabalho dos profissionais e trabalhadores de saúde.

SGTES: Agenda programática da política de reorientação da formação e educação permanente ►Pós Graduação ▷ Especialização: RM, RMS ▷ Mestrado ▷ Doutorado ► Programas de Capacitações para: ▷ Gestores ▷ Profissionais da Rede de Serviços SUS ►Formação Profissional ►Graduação ▷ Pró Saúde ▷ PET Saúde ▷ Participação no SINAES ►Técnica do Nível Médio RETSUS PROFAPS Especialização pós Técnica UNASUS, TELESSAÙDE

Nossa Gestão Integrar plenamente a Gestão do Trabalho e a Gestão da Educação. Todas as propostas serão implantadas só após discussão e consenso com os gestores estaduais e municipais (CONASS e CONASEMS). Atuação conjunta com os Ministérios da Educação e do Trabalho. Diálogo intenso com as entidades representativas de profissionais e de trabalhadores de saúde.

Com quem? Outras secretarias do MS Estados e municípios (CONASS e CONASEMS) Ministério da Educação Ministério do Trabalho Escolas técnicas do SUS Universidades e Instituições de Ensino Superior Instituições de pesquisa Entidades profissionais Entidades de trabalhadores Parcerias internacionais

Algumas Prioridades em Políticas Educacionais Estabelecer “linhas de base” – o que as pessoas sabem e sabem fazer? Avaliar o resultado da estratégia educacional – os objetivos foram atingidos? Utilizar o “poder de compra” do Ministério da Saúde – os custos são compatíveis com os recursos que serão utilizados e com os objetivos educacionais a serem atingidos? Envolver os gestores locais, na gestão do ensino e do trabalho – os trabalhadores serão estimulados, liberados, valorizados ao fazerem o treinamento?

Pensar Estrategicamente a Formação de Profissionais Perfil dos profissionais (Diretrizes Curriculares e Necessidades do SUS) Qualidade da Formação Número de Profissionais Especialização Educação Permanente Condições de Trabalho Desprecarização dos Vínculos de Trabalho Carreiras Profissionais

Mapa situacional, Agosto de 2010 Ponto Projeto Piloto Ponto Extra Ponto Projeto Piloto e Extra Em processo de implantação 9 Núcleos - Projeto Piloto 1.200/912 Total pontos de Telessaúde/Municípios (361/201) (Pontos/Municípios Extras) 21.353 2ª Opiniões Formativas 288.489 Exames de Apoio 5.900 Equipes de Saúde da Família

Objetivos da UNA-SUS Criar um acervo público e colaborativo de materiais educacionais a para área da saúde; Disponibilizar aos trabalhadores da saúde a oferta de cursos adequados à realidade local, utilizando-se de interações presenciais e à distância, com vistas à capacitação em áreas estratégicas para o SUS; Criar a Plataforma Arouca, de registro de toda a formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS.

Especializações em Saúde da Família   Estado  Instituição 2009 2010 2011-1 2011-2 Total 2008-U MG UFMG 400 800 2.000 SP Unicamp 1.000 RJ UERJ 300 CE UFC SC UFSC 660 340 2009-G BA SES-BA* 1.500 5.800 SES-MG** 2.500 5.000 2009-U DF UnB RS UFPel 250 750 UFCSPA MS UFMS-Fioc 1.600 MA UFMA Unifesp 4.000

Agenda Estratégica Construir a política de educação de maneira descentralizada e participativa, Ampliando a capacidade de formulação dos gestores estaduais e municipais; Reconhecendo que é no espaço local que a vida acontece; Investindo para ampliar a capacidade didática da rede de serviços de saúde; Transformando a rede de serviços numa rede-escola em que todos estão permanentemente aprendendo e pensando sobre seu trabalho; Unindo a formação e educação permanente à gestão do trabalho e à democratização e humanização das relações de trabalho.

Obrigado!