COMPONENTES DO TCC: DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

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Transcrição da apresentação:

COMPONENTES DO TCC: DISCUSSÃO E CONCLUSÃO Conceição Oliveira

DISCUSSÃO

Discussão Conduza a discussão como uma argumentação lógica Não apresente informações desconexas Use e abuse de conjunções, que dão coloridos ao texto, elas são conectores indispensáveis em qualquer texto-argumentativo Escreva como se estivesse conversando com o leitor

Discussão Não inclua uma série de dados da literatura, sem que isso faça parte dessa conversa Lembre-se que é na Discussão que você deve mostrar ao leitor porque ele deve acreditar nos seus resultados e porque esses resultados sustentam as conclusões que você apresenta Torne sua discussão de bom nível, sem que seja muito primária

Discussão Alguns saltos na argumentação são permitidos, você não precisa apresentar todas as suas premissas, pois algumas são óbvias Mas tome cuidado para não se fazer entendido apenas por ultra-especialistas Ou seja, não escreva só visando o especialista e nem o leigo absoluto

Discussão A discussão deve ser escrita no presente Coleta-se dados no passado para se falar de algo no presente Para validar métodos e técnicas, mostre que são amplamente aceitos na literatura Inicie a discussão com os resultados mais gerais do estudo

Discussão Lembre-se, seu texto visa mostrar ao leitor quais conclusões extrair a partir da pesquisa que realizou Mostre seus dados como suporte à suas conclusões, de forma que nenhum deles seja inoperante Todos os resultados apresentados devem ser discutidos

Discussão Valide os resultados, mostre que nas situações controle os valores obtidos estão dentro da magnitude reportada na literatura em situações similares Mostre que os efeitos obtidos nos grupos experimentais estão concordantes com a literatura Isso tudo é feito mostrando que seus dados médios estão dentro de faixas apresentadas na literatura Exemplo: Valor médio é de 80,53 e na literatura são mostrados valores que variam de 70 a 95, então seus dados são validos

Discussão Fundamente de forma completa as conclusões de causa-efeito Para conseguir uma boa fundamentação da hipótese causa-efeito, mostre inicialmente que existe correlação entre elas Mostre que o efeito aparece na presença da variável investigada

Discussão Fundamente as discussões de correlação Se sua hipótese pressupõe especificamente correlação entre variáveis, evidencie com base em seus dados se essa associação existe Mostre que você atingiu os seus objetivos

Discussão Evidencie na discussão o aspecto teórico de seu estudo Generalize na medida certa Observação: Não diga “sempre”, se houver exceções Não diga “alguns”, se você conhece apenas um

CONCLUSÃO

Conclusão A conclusão de um estudo é o que se pode dizer da população a partir do comportamento obtido de uma amostra dessa população A conclusão deve ser escrita no presente Inicie com a conclusão mais geral do estudo

Conclusão Todos os resultados apresentados devem convergir para dar suporte à conclusão mais geral do estudo Se seu objetivo foi descritivo, ressalte a importância dessa descrição Nas conclusões, mostre ao leitor que atingiu o objetivo

Conclusão Se a hipótese foi corroborada ou negada, é parte da conclusão do estudo Evite apresentar muitas conclusões Evite concluir sobre números, pois eles são passageiros e raramente ocorrerão na repetição do estudo Mas se seu estudo exigir conclusão numérica, apresente com o respectivo desvio padrão

Conclusão Conclua baseando-se apenas em premissas válidas e claramente aceitas Conclua a partir de evidências estatisticamente válidas