MIGA – Catalisar os Investimentos do Sector Privado em Moçambique Maio 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

Doing Business 2007 Como reformar
Instrumentos Económicos e Financeiros
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Factor de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro
Política de Saúde e Iniciativa Social no Reino Unido
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
Estratégia Empresarial
COMO ESTRUTURAR UM PROJECT FINANCE
Fundamentos de Economia
Movimento Brasil Competitivo
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Plano de Negócio Elber Sales.
Financiamento ao Sector Privado Apoiar o Crescimento de África
Comercio Internacional
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
21 de Outubro de 2009 VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul Painel I: Integração e Sustentabilidade – O Cenário Pós Crise.
Instrumentos de Financiamento da IFC
CONSULTORIA EMPRESARIAL
GLOBALIZAÇÃO 13/05/2013.
Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
26 Outubro 2012.
por Diogo Gomes de Araújo
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
2ª Reunião da Rede Ibero-Americana Organizações de Promoção de Comércio Externo Cancun, Quintana Roo, México Junho de 2000 Organizações Multilaterais de.
Apresentação COSEC apresentação COSEC COSEC: líder destacado em seguro de créditos e caução em Portugal, integrado num dos maiores grupos financeiros.
A Integração Sul-Americana: O papel do BNDES VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul 16 de Agosto de 2007 A Integração Sul-Americana:
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Conceitos Críticos para o Desenvolvimento do Setor de Locação de Equipamento Ferroviário (baseado na Experiência Norte Americana) Os Clientes e As Ferrovias.
Click to edit Master title style Click to edit Master subtitle style Como Atenuar os Riscos “Comercial e Político” da sua Empresa 03/09/2009.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Função da Administração:
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
MIGA – Catalizar Investimentos do Sector Privado em Angola Maio 2008.
Concessões de Algodão em Moçambique Comentarios sobre o relatório da KPMG de 2007/2008 e seguintes discussões entre o IAM, AAM e os representantes dos.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Iniciando na logística empresarial
Seguro de Crédito à Exportação
Uma Agenda para Dinamizar a Exportação de Serviços
Abel Mateus, Diretor por Portugal/Grécia no BERD Lisboa | 23 de março de 2012 O financiamento de projetos no sector da água nos países de operação do BERD.
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Mercado de Capitais.
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
Apresentação COSEC apresentação COSEC COSEC: líder destacado em seguro de créditos e caução em Portugal, integrado num dos maiores grupos financeiros.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Seguro de Crédito Stuart Barrowcliff, VP, Political Risk & Trade Credit Insurance XL Catlin Insurance ABGR 2015, São Paulo, Brazil © 2015, XL Catlin companies.
CRÉDITO PARA AQUISIÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS 1 A contração de crédito para a aquisição de valores mobiliários ou do empréstimo de valores mobiliários,
NOTÍCIAS “Certificados de aforro” e “Pânico na Bolsa” Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa Finanças e Contabilidade Introdução as Finanças.
Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde
1 Apresentação de : Luís Mourão Silva – Administrador do IRSE Praia – 7 Julho 09.
Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.
1 COSEC COMPANHIA DE SEGURO DE CRÉDITOS, S.A Seminário Portugal Cabo Verde: Economias Complementares (I) 9 de Novembro de 2005.
1  1  UM DOS MAIORES GRUPOS SEGURADORES DO MUNDO.
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional Projeto de Reabilitação do Sector Privado.
31 Maio 2002Presentation to TeleBrasil Telecomunicações e Risco num Mundo Transformado.
1 Internacionalização e Regulação do Mercado de Capitais no Brasil João Cesar Tourinho.
O Mercado de Remessas e Bancarização em Portugal: O caso Brasileiro 1.A análise do actual mercado de remessas com destino ao Brasil 2.As oportunidades.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
1 O Caso do Mercado de Cabo Verde COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, S.A. Anadia, 4 de Novembro de 2009 Oportunidades de Internacionalização Uma.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Transcrição da apresentação:

MIGA – Catalisar os Investimentos do Sector Privado em Moçambique Maio 2007

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 2 A Nossa Missão Promover o investimento directo estrangeiro (IDE) dirigido para os países em desenvolvimento, com vista a apoiar o crescimento económico, reduzir a pobreza e melhorar as vidas das pessoas.

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 3 A MIGA ajuda os investidores ao fornecer:  Seguro de risco não comercial (garantias) para os investidores e concessores de empréstimos  Serviços de mediação de disputas para se eliminarem possíveis obstáculos a investimentos futuros  Informação on-line sobre oportunidades de investimento e condições de funcionamento em países em desenvolvimento

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 4 As Nossas Prioridades de Desenvolvimento:  Enfoque no desenvolvimento sustentável  Abertura de mercados difíceis ou fronteiriços, especialmente em países afectados por conflitos  Apoio aos investimentos em África e nos países mais pobres do mundo  Apoio a projectos de infra-estruturas (incluindo risco sub- soberano)  Promoção de investimentos transfronteiriços entre países em desenvolvimento

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 5 … ainda existem riscos políticos  Maior instabilidade geopolítica  Experiência recente dos investidores: –Confiscação de bens privatizados –Não cumprimento das obrigações por parte do governo –Revogação da concessão –Dificuldade de financiamento –Frustração com os contratos em virtude da debilidade dos enquadramentos jurídicos –Guerra e actos de perturbação civil  Os riscos aumentam com a participação de parceiros sub- soberanos 1998 – Rússia emite uma moratória aos pagamentos de capital privado estrangeiro (isentos os projectos seguros pela MIGA) Argentina impõe restrições ao câmbio e transferência de divisas (excluídos empréstimos seguros por organi- zações multilaterais e bilaterais) Venezuela e Bolívia impõem restrições à transferência de pagamentos de juros e anunciam a expropriação de activos nas indústrias extractivas e sectores das infra- estruturas

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 6 Valor Acrescentado para os Investidores do Sector Privado  Crédito Melhorado –Maior acesso ao financiamento –Propósitos alargados para o capital; e –Frequentemente, custos de capital e de financiamento reduzidos  Maior Confiança. O “guarda-chuva” do Grupo Banco Mundial tem um efeito dissuasor nas acções do governo que possam causar interrupções nos investimentos. A MIGA pode influenciar a resolução de potenciais disputas entre investidores e governos receptores, impedindo assim acções judiciais  Conhecimento Exaustivo –Conhecimento ímpar das economias emergentes, através de recursos extensivos do Grupo Banco Mundial –Garantia que são cumpridos os padrões de salvaguarda ambiental e social

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 7 MIGA atrai e retém investimentos do sector privado  Atrai financiamento do sector privado para o país  Assegura a melhor prática de salvaguardas ambientais e sociais para os projectos  A existência de garantia não cria uma responsabilidade adicional para o Governo –A aprovação do País Receptor não contradiz este facto –Sub-rogação para a MIGA no caso de uma acção judicial  Mediador honesto no caso de uma disputa Valor Acrescentado para o Governo

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 8 Garantias: Quatro Coberturas 1.Transferência de dinheiro e impossibilidade de conversão da moeda –Protege contra as perdas decorrentes de: Impossibilidade de se converter a moeda local em divisas estrangeiras Impossibilidade de transferência 2.Expropriação: medidas do governo que retiram ao detentor da garantia a propriedade ou controlo do investimento garantido ou retiram ao detentor da garantia um benefício substancial do investimento –Protege contra prejuízos decorrentes de: Nacionalização e confiscação Expropriação galopante Expropriação parcial (expropriação de fundos)

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 9 Garantias: Quatro Coberturas (continuação) 3.Guerra e perturbação civil –Protege contra prejuízos decorrentes de: Danos/desaparecimento de bens tangíveis (incluindo revolução, insurreição, golpes de estado, sabotagem e terrorismo) Interrupção prolongada dos negócios 4.Violação do contrato: no caso de um governo receptor não cumprir uma determinação arbitral na sequência de uma infracção contratual –Protege contra perdas decorrentes de: Violaçãoo ou repúdio de um contrato entre o investidor e as autoridades do País Receptor (a não aplicação de uma decisão de arbitragem constitui um pré- requisito) –Aplicada a uma violação do contrato de abastecimento/arranque, um acorde de licenças, etc. e uma violação de uma obrigação de garantia a nível sub-soberano

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 10 Elegibilidade 1.Tem de ser transfronteiriço entre países membros (não pode participar em negócios puramente locais) 2.Tem de ser investimento “novo”, mas existe uma flexibilidade considerável neste domínio –Expansão ou modernização de uma fábrica velha –Aquisição de projecto existente, se houver uma reestruturação financeira, etc. 3.Prazo mínimo de 3 anos; cobertura até 15 anos, ocasionalmente 20 anos

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 11 Elegibilidade (continuação) 4.Tipos de Investimento: –Capital social, incluindo empréstimos para realização de capital e vários acordos de partilha dos lucros –Empréstimos, mas só com cobertura do capital social –Garantias aos empréstimos (podiam ser usadas para cobrir acordos de assistência patrocinados) –Empréstimos para não accionistas –Investimento directo diferente das participações 5.Cobertura –Capital social coberto até 90%, Dívida até 95% 6.Montantes: Tradicionalmente, a MIGA consegue oferecer cobertura para todos os montantes, quer através dos seus próprios livros quer através de co-seguro ou resseguro

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 12 Distribuição do Portfolio Pendente $ milhões por Sector Infra-estruturas Financeiro Petróleo, Gás e Mineração Agro-indústrias e Indústria Transformadora Turismo e Serviços % por Região Receptora Europa & Ásia Central América Latina & Caraíbas África Subsariana Ásia & Pacífico Médio Oriente & Norte de África % Exposição Bruta, em 30 de Junho de 2006

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 13 Distribuição do Portfolio Pendente Principais Investidores e Países Receptores em 30 de Junho de 2006 Exposição País InvestidorBruta (%) Áustria 19.1 França17.7 EUA8.4 Rep. Checa 5.9 Ilhas Cayman5.2 Holanda4.2 Espanha4.1 África do Sul3.9 Japão3.6 Rep. Árabe Egipto2.9 Total75 Exposição País Receptor Bruta (%) $M Federação Russa Bulgária Sérvia e Montenegro Moçambique Roménia Bósnia e Herzegovina Brasil Gana Ucrânia Croácia Total52.8 2, 833

A MIGA Em África

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 15 Estratégia da MIGA em África  Fornecer acesso a investidores em países tidos como de alto risco, especialmente em infra-estruturas –Apoio a mercados fronteiriços e países afectados por conflitos, através de garantias –Enfoque na colaboração estratégica com os mecanismos e acordos comerciais existentes, tais como NEPAD, BOAD e AGOA –Ajuda para atrair investimentos através da execução de programas de grande raio de acção e de assistência técnica –Aumento do conhecimento de oportunidades de investimento através de benchmarking sectorial/nacional, serviços de informações on-line

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 16 AF04 Cobertura emitida, USD milhões Africa 12% LAC 5% Asia 9% MENA 7% ECA 67% Africa 14% LAC 19% Asia 12% MENA 10% ECA 46% AF06 Cobertura emitida, USD milhões Portfolio de África AF06 Exposição África, % Infra-estruturas 40% Financeiro 2% Petróleo, Gás e Mineração 23% Turismo e Serviços 12% Agro-indústrias e Ind. Transformadora, 23% No último ano fiscal, África era o principal destino para projectos da MIGA, em termos de garantias emitidas (21 contratos para apoio de 13 projectos)

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 17 Portfolio de África Garantias Emitidas em África por País, Desde o Início

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 18 Projectos Seleccionados na Região África Detentor da Garantia Nome do Projecto País Receptor País Investidor Descrição* ProparcoBarclays Bank of Ghana, Ltd.GanaFrança Empréstimo ao Barclays Ghana para apoio a empresa transformadora (Polytank Ghana) Ltd. Barloworld Equipment (UK) Barloworld Equipamentos Angola Limitada AngolaReino Unido Representante autorizado de equipamento para movimentação de terras DAGRISSociété Cotonnière du GourmaBurkina-Faso Franca Descaroçamento de algodão IntertekSL IntertekSerra LeoaReino UnidoEquipamento para vistoria no porto IDC of South AfricaAgriflora Ltd.ZâmbiaÁfrica do SulEmpresa agrícola Mr. Chatthe, IDC Kibos Sugar and Allied Industries Limited Quénia RU, África do Sul Fábrica de açúcar EricssonVee Networks Ltd.NigériaSuéciaFornecimento de equipamento para rede móvel de telefones GSMk Nota: Descrições completas existentes nos relatórios anuais da MIGA e em miga.org.

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 19 Projectos em Moçambique Projectos apoiados pela MIGA em Moçambique Emitidos, % desde o início Ao longo dos anos, a MIGA catalizou mais de USD milhões de investimentos do sector privado em Moçambique numa série de sectores Agro-indústrias e Manufactura 29% Financeiro 1% Infra-estruturas 20% Mineração 7% Petróleo e Gás 42% Turismo e Serviços 1%

Estudos de Casos

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP Atraso na obtenção de uma Ligação eléctrica (dias) Número de falhas de electricidade (dias) Governo inicia reformas no sector -Efectuada Privatização e modelos IPP desenvolvidos Atrasos em Bujagali resultam em constrangimentos no abastecimento -Aumentam as tarifas e as falhas de electricidade Seca exacerba problemas -Investidores estrangeiros ameaçam partir -Governo acorda nova concessão - Sector da energia detido e gerido pelo estado -Graves problemas na distribuição e geração 1990 Plano Estratégico (1997) Lei da Electricidade (1999) Concessão de Geração à Eskom (2002) As garantias da MIGA/IDA proporcionam o conforto necessário para a retenção dos investidores Em 2003, 40% das empresas do Uganda indica- vam a electrici- dade como um forte constrangi- mento ao investimento Projecto de Energia Umeme

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 22 Projecto Perfil Preocupa- ções do Cliente Gasoduto da África Ocidental USD 590 milhões, 678 km de gasoduto para transportar gás natural da Nigéria ao Gana, Benin e Togo, e converter a gás as unidades existentes Parte do Plano de acção de NEPAD. Produção a montante e risco de entrega Riscos de conclusão e operacionais Riscos a jusante Riscos de co-conclusão

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 23 Nigeria Gas Company NNPC/CNL Joint Venture NNPC/SPBC Joint Venture PRODUTORES TRANSPORTADOR GÁS NATURAL West Africa Gas Pipeline Co. Communauté Électrique du Bénin Volta River Authority CONTRATOS DE COMPRAS INICIAIS VENDAS DE GÁS Clientes chave: CEB (8%) e VRA (92%) NNPC: Nigerian National Petroleum Corporation CNL: Chevron Texaco N-Gas Limited SPBC: Shell Overseas Holdings Limited IDA, $50 M $200 M total PRI CASOS PARA DENÚNCIA MIGA $83 M Segurado- res Privados, $83 M Gasoduto da África Ocidental Togo Electricité

Outros Serviços

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 25 ATF: Fundo Fiduciário de África  Novo mecanismo da MIGA  Presta parecer técnico sobre questões ambientais e sociais aos investidores  Funciona caso a caso, com os clientes da MIGA e potenciais clientes em África  Exemplos: –Assistência na preparação de um plano de gestão ambiental para expansão das operações –Parecer sobre a elaboração de uma cadeia local de abastecimento –Ajuda na preparação de aquisição de terra e reinstalação

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 26 Serviços de Mediação  A MIGA pode servir de mediadora nas disputas sobre investimento – esteja ou não envolvida uma garantia da MIGA  Especialmente adequado quando 1 ou mais disputas estejam a causar danos no clima de investimento  MIGA como uma parte neutral – confiança dos países receptores e dos investidores  Processo colaborativo e informal (menos caro e menos moroso do que a arbitragem formal)

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 27 Serviços On-line – FDI.net  Um portal de investimento directo estrangeiro com informações exaustivas para os investidores, consolidando os serviços existentes da MIGA  Inclui: s de alerta individualizados, newsletter, base de dados de fontes de financiamento  Notícias sobre privatizações, infra- estruturas  Informações sobre os países, oportunidades de investimento - “greenfield”, joint-ventures e privatizações

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 28 Serviços On-line – PRI-Center  Um serviço informativo sobre gestão de riscos para os investidores e profissionais  Inclui análises dos países, pesquisa e ferramentas, notícias e eventos e directorias  Acesso rápido à pesquisa de país a partir da página inicial (home page)

MULTILATERAL INVESTMENT GUARANTEE AGENCY WORLD BANK GROUP 29 Para mais informações, contacte Jason Lu Segurador Sénior