DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE REGISTRO ESCOLAR
Em 2013, a aplicação dos testes do SAEP seguirá o seguinte cronograma:
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
Principais Aspectos da Avaliação
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Estudos de Caso.
Manual do Aplicador.
SISTEMAS DE ENSINO.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
Estágios Supervisionados
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CÔJA ESCOLA E.B. 2,3 PROF. MENDES FERRÃO
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Responsáveis: Elsa Pereira Timoteo e Cinira P. Prado
Língua Portuguesa - 05/05/2010 Matemática – 07/05/2010 Agrupamento Vertical das Escolas de Pernes 28/04/2010.
Rede Romano de Educação
Provas Terceirão Você está recebendo um caderno com um total de 10 questões por disciplina, sendo 9 múltipla escolha e 1 somatória ou aberta Verifique,
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
SUMÁRIO CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO DE SISTEMAS
SAEB 2011 Aneb e Prova Brasil
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
Principais Aspectos da Avaliação
Lembretes importantes
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das
Logística das Aplicações do SARESP
Tema: Características do Saresp 2011
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Reunião de Pais 2012.
IBGE Cuidados para aplicação. DISTRIBUIÇÃO DO MATERIAL Distribuir Material com atenção Transportar provas somente dentro do saco lacrado Não contar as.
CADERNETA ORIENTAÇÕES GERAIS 2013.
Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais.
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Iniciando o Censo Escolar 2011
CEAOK METODOS DE ESTUDO
Reunião dos exames NORMA 02/JNE/2014 1º e 2º Ciclos
OBJETIVOS Objetivo Geral
Provas finais do 2º Ciclo do Ensino Básico
Encontro com os Coordenadores de Avaliação Articulando as Dimensões Técnico ‐ Operacionais Atribuições e Procedimentos de Aplicação.
Projeto Ler é saber Edição 2009.
TREINAMENTO PROVA RIO ALFABETIZA RIO
DESENHO DO.
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Estágio Supervisionado
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
PROJETO FOCO NO SARESP SETEMBRO/2015.
SARESP/ 2012 ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE ESCOLA. Caberá ao Diretor da Escola, entre outras atribuições: Organizar, com antecedência, o processo de aplicação.
O SisPAE e a Avaliação em Larga Escala
SAEB E ANRESC LOGÍSTICA PARA DIRETORES BRAGANÇA PAULISTA 2015.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
SARESP 2017 Resolução SE-39, de
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA SARESP - 2009 DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA

REALIZAÇÃO DAS PROVAS 1º dia da aplicação (10 de novembro): Língua Portuguesa – 2ª série do Ensino Fundamental Língua Portuguesa e Redação – 4ª, 6ª, 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio

2º dia da aplicação (11de novembro) Matemática – 2ª,4ª,6ª e 8ª séries do Ensino fundamental e 3ª série do Ensino Médio Questões abertas de Matemática – 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio (amostra para a rede estadual)

3º dia da aplicação (12 de novembro) – somente para a rede estadual Ciências Humanas (História e Geografia) – 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio

O horário do início das provas será o mesmo do início das aulas. A duração mínima da prova é de 2 horas até, no máximo, 3 horas, por dia de aplicação. Nenhum professor pode aplicar prova na escola em que leciona, à exceção do professor da 2ª série do EF que aplicará a prova em turma de alunos diferente daquela em que leciona.

DISTRIBUIÇÃO 1º momento: Distribuição das caixas e pacotes com os questionários de pais e alunos 16 de outubro 2º momento: Distribuição das caixas e pacotes com os materiais de treinamento 04 de novembro 3º momento: Distribuição das caixas e pacotes com as provas 09 de novembro

NIVEL REGIONAL - Coordenador de avaliação – Redes Municipal e Particular Antes da Aplicação Organizar a aplicação dos questionários dos pais e dos alunos Elaborar, junto com coordenador de avaliação na DE, o plano de aplicação Participar/realizar treinamento Indicar professores de Língua Portuguesa/treinamento: correção 2ª EF/redação Organizar recebimento/entrega dos materiais de aplicação Durante a Aplicação Coordenar o plantão de dúvidas Supervisionar o processo de avaliação Após a Aplicação Coordenar recebimento das caixas das escolas e entregar na DE 1º momento: provas 4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM/folhas resposta/formulários 2º momento: folhas respostas 2ª EF/folhas e redações/Formulários Organizar o processo correção das provas Divulgar os resultados para cada escola

1º MOMENTO CAIXA 1 QUESTIONÁRIOS DE PAIS E ALUNOS Pacotes da Caixa (um por turma) Conteúdo: Questionários de Pais e Alunos Folhas de Respostas

DEVOLUÇÃO (05/11/2009) CORREIO DE/SME Pacote Controle de Entrega/Devolução dos Questionários Conteúdo: Planilha de Controle de Entrega e Devolução dos Questionários

2º MOMENTO CAIXA 2 MATERIAL DE TREINAMENTO DA ESCOLA Pacotes da Caixa Conteúdo: Carta de Apresentação do Aplicador Manual de Orientação Manual de Operações e Logística Manual do Aplicador Manual do Fiscal Manual do Sistema Integrado de Avaliação Vídeo

3º MOMENTO CAIXA 6 1º DIA DE APLICAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA – 2ª série do EF Pacotes da Caixa (um por turma) Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas da 2ª série Caderno do Professor (apenas para a 2ª Série do Ensino Fundamental) Formulário de Controle da Aplicação Lista de Presença

Devolução – 3º Momento (27/11/2009) Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da caixa (um por turma) 1º dia de aplicação: Provas de Língua Portuguesa – 2ª série EF Conteúdo: Folhas de respostas da 2ª série com correção feita pelo professor-corretor Formulário de Controle da Aplicação

Devolução – 3º Momento (27/11/2009)turma pertencente à amostra Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da caixa (um por turma) 1º dia de aplicação: Provas de Língua Portuguesa – 2ª série EF Conteúdo: Folhas de respostas da 2ª série com correção feita pelo professor-corretor Cadernos de prova do aluno com folhas de respostas da 2ª série Formulário de Controle da Aplicação

3º Momento Caixa 7 LÍNGUA PORTUGUESA – Pacotes da Caixa (um por turma) Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas Formulário de Controle da Aplicação Lista de Presença

Devolução – 2º Momento (13 e 16/11/2009) Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da Caixa (um por turma) 1º Dia de Aplicação: Provas de Língua Portuguesa (4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM) Conteúdo: Cadernos de Prova do aluno com folhas de Respostas (utilizadas ou não) Formulário de Controle da Aplicação

3º MOMENTO CAIXA 8 1º DIA DE APLICAÇÃO REDAÇÃO Pacotes da Caixa (um por turma) Conteúdo: Cadernos Redação do Aluno Folha de Resposta para a correção

Devolução – 3º Momento (27/11/2009) Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da Caixa (um por turma) 1º Dia de Aplicação: Provas de Redação Conteúdo: Cadernos de Redação do Aluno (utilizados ou não) Folha de Resposta por turma com a correção dos professores As provas de Redação e da 2ª série do EF vão acondicionadas em caixas separadas porque os pacotes permanecerão nas escolas para correção.

3º MOMENTO CAIXA 9 2º DIA DE APLICAÇÃO MATEMÁTICA – 2ª série do EF Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas da 2ª série Caderno do Professor da 2ª Série do E F Formulário de Controle da Aplicação Lista de Presença

Devolução – 3º Momento (27/11/2009) Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da Caixa (um por turma) 2º Dia de Aplicação: Provas de Matemática – 2ª série do EF Conteúdo: Folhas de respostas da 2ª série com a correção feita pelo professor-corretor Formulário de Controle de Aplicação

Turma Pertencente à Amostra Devolução – 3º Momento (27/11/2009) Conteúdo: Folhas de respostas da 2ª série com a correção feita pelo professor-corretor Cadernos de prova do aluno com folhas de respostas da 2ª série somente se a turma faz parte da amostra Formulário de Controle de Aplicação

3º MOMENTO 2º DIA DE APLICAÇÃO MATEMÁTICA – 4ª, 6ª, 8ª do EF e 3ª do EM Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas Formulário de Controle da Aplicação Lista de Presença Caderno com questões abertas de Matemática para uma amostra de turmas da Rede Estadual com Folha de Respostas para correção

Devolução – 2º Momento (13 e 16/11/2009) Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da Caixa (um por turma) 2º Dia de Aplicação: Provas de Matemática – 4ª, 6ª, 8ª do EF e 3ª do EM Conteúdo: Cadernos de Prova do aluno com Folhas de Respostas (utilizados ou não) Formulário de Controle de Aplicação Caderno com questões abertas de Matemática para uma amostra de turmas da Rede Estadual com Folha de Respostas para correção

3º MOMENTO CAIXA 11 3º DIA DE APLICAÇÃO (somente para a rede estadual) HISTÓRIA E GEOGRAFIA Pacotes da Caixa (um por turma) Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas Formulário de Controle da Aplicação Lista de Presença

Devolução – 2º Momento (13 e 16/11/2009) Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da Caixa (um por turma) 3º DIA DE APLICAÇÃO - HISTÓRIA E GEOGRAFIA Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas (utilizados ou não) Formulário de Controle da Aplicação

3º MOMENTO CAIXA 12 MATERIAIS DA ESCOLA E PROVAS ESPECIAIS Pacotes da Caixa 1. Provas Especiais 1º dia Provas Especiais do 1º dia 2. Provas Especiais 2º dia Provas Especiais do 2º dia 3. Provas Especiais 3º dia Provas Especiais do 3º dia 4. Pacote Kit da Escola Relatório de Observação dos Pais Formulário de Controle da Aplicação Reserva Termo de Compromisso do Aplicador Formulário de Verificação de Atividades do Fiscal 5. Pacote com Cadernos Reserva do Professor para a 2ª série do EF Cadernos do Professor

Devolução – 2º momento (13 e 16/11/2009) 1. Provas Especiais 1º dia Conteúdo: Língua Portuguesa 2. Provas Especiais 2º dia Matemática 3. Provas Especiais 3º dia História e Geografia 4. Pacote Kit da Escola Relatório de Observação dos Pais Termo de Compromisso do Aplicador Formulário de Verificação de Atividades do Fiscal 5. Pacote com Cadernos Reserva do Professor para a 2ª série do Ensino Fundamental

Devolução – 3º Momento (27/11/2009) Pacotes da Caixa 1. Provas Especiais 1º dia - Redação

CAIXA 11 ROTEIROS DE CORREÇÃO DAS PROVAS DE 2ª SÉRIE Pacotes da Caixa Roteiro de Correção da 2ª Série Conteúdo: Roteiro de Correção

Relatórios das Escolas 1. Relatório de Alocação dos Meus Professores 2. Relatório de Alocação na Minha Escola

ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES APLICADORES Professor em exercício das redes de educação básica participantes do SARESP – 2009, o treinamento para aplicação das provas será realizado na escola em que leciona. Professor que não está em exercício em escolas participantes do SARESP - 2009, o treinamento para a aplicação das provas será feito na escola onde realizará as atividades de aplicador.

Professor Aplicador Antes da aplicação da prova Participar do processo de treinamento Estudar cuidadosamente os procedimentos para aplicação das provas Assistir ao vídeo instrucional sobre procedimentos de aplicação das provas

Professor Aplicador No dia da aplicação das provas Estar de posse do manual Comparecer à escola onde realizará a aplicação com antecedência para: Mostrar a carta de apresentação ao Diretor da escola, que deverá ser destacada do manual Assinar termo de compromisso (um para cada turma e dia da aplicação) Receber do Diretor o material destinado à aplicação

Materiais Pacotes de prova com duplo lacre, organizados por DE, Município, Rede de Ensino, escola, dia de aplicação, série, turno e turma. Devem ser abertos pelo aplicador na sala de aula. Os pacotes de provas são brancos com tarjas coloridas para identificação dos turnos de aplicação: Manhã – Verde Tarde – Amarela Noite - Vermelha

Materiais 1º dia de aplicação – 10/11/2009 Caderno de prova de Língua Portuguesa e Caderno de Redação Lista de Presença dos alunos Formulário de controle de aplicação

Materiais 2º dia de aplicação – 11/11/2009 Caderno de prova de Matemática Caderno de prova de Matemática com questões abertas (apenas para as escolas estaduais com turmas sorteadas para a amostra) Lista de presença dos alunos Formulário de controle de aplicação

Materiais 3º dia de aplicação – 12/11/2009 Caderno de prova de Ciências Humanas (História e Geografia) Lista de presença dos alunos Formulário de controle de aplicação

Provas Reserva Haverá duas provas reservas, sem pré-identificação. Podem ser utilizadas quando o número de alunos exceder o previsto. Não podem ser utilizadas provas pré-identificadas de alunos que faltaram no dia da aplicação.

Folha de Respostas A folha de respostas estará grampeada no Caderno de provas e contém todos os dados de identificação. Deve ser destacada pela lateral serrilhada.

Explicações Complementares Depois do início da prova, não aceitar alunos retardatários. Abrir o pacote, na sala de aula, destacando a serrilha na linha pontilhada do primeiro lacre. Retirar do pacote os Cadernos de Prova (inclusive os reservas) e anotar no Formulário de Controle da Aplicação. Se os Cadernos de Prova forem inferiores ao número informado na etiqueta, registrar no Formulário de Controle de Aplicação o total dos cadernos que faltaram para a turma. Anotar, na lousa, o horário de início e término da prova, bem como o tempo mínimo de permanência em sala de aula. Os alunos com necessidades educacionais especiais participam da avaliação e devem ter um tempo maior para a realização das provas.

Aplicação da Prova Entregar os Cadernos de Prova juntamente com as Folhas de Respostas chamando os alunos pelo nome de acordo com a lista de presença. Assinalar com um X na lista de presença após a entrega das provas. Se houver algum aluno na sala, cujo nome não conste na lista de presença, utilizar o Caderno de Prova com a Folha de Respostas reserva (preencher os dados do aluno nos espaços em branco)

Aplicação da Prova Solicitar aos alunos a conferência de seus dados pessoais na Folha de Respostas. Em caso de erro, comunicar ao Diretor da escola. O aluno deve colocar o nome completo no Caderno de Prova e na prova de Redação. Não deixar nenhuma questão em branco. Usar caneta esferográfica azul ou preta ou lápis para marcar a Folha de Respostas.

Instruções Específicas – 4ª, 6ª, 8ª séries do EF e 3ª série do EM Explicar aos alunos que as respostas da prova devem ser transcritas para a Folha de Respostas. Ler com os alunos as instruções na Folha de Respostas do Caderno de Prova. Os Cadernos de Provas, com as provas ampliadas e em braile, deverão ser devolvidos juntos dentro do pacote de origem. O preenchimento das Folhas de Respostas das provas ampliadas deverá realizado pelo Aplicador, após o término do horário de aplicação. Aprova em braile não possui Folha de Respostas e deverá ser colocada no envelope de retorno.

Instruções Específicas - Somente permitir que o aluno saia da sala em circunstâncias específicas. Se houver necessidade do aluno sair da sala de aula, o aplicador deve recolher o Caderno de prova e devolvê-lo no retorno do aluno. Se o aluno não retornar à sala de aula, registrar o ocorrido na capa do Caderno de prova.

Concluindo a Aplicação Recolher todas as Folhas de Respostas juntamente com os cadernos de Prova. Verificar se todos os Cadernos de Prova foram devolvidos pelos alunos. Preencher devidamente todos os campos do Formulário de Controle da Aplicação

Concluindo a Aplicação Colocar os instrumentos no pacote, observando a seguinte sequência: 1º - Formulário de Controle da Avaliação; 2º - Folhas de Respostas preenchidas; 3º - Cadernos de Prova preenchidos; 4º - Folhas de Respostas em branco; 5º - Cadernos de Prova em branco. Colocar os Cadernos de Prova em braile ou ampliadas no pacote específico, quando houver.

Atenção! A lista de presença da turma não pode ser colocada no pacote. Lacrar o pacote, na sala de aplicação. Entregar o pacote de provas e a lista de presença dos alunos ao Diretor. Ligar para o 0800... (URA) para confirmar a aplicação da prova através de senha pessoal e do número do pacote de provas aplicado e aguardar a confirmação da aplicação.