BÍBLIA MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Advertisements

“Cristianismo e Espiritismo”
“A.C. e D.C. - o homem e a humanidade antes e depois de Cristo”
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
Bíblia e (é!) comunicação
12 de Julho de 2009 Domingo XV do Tempo Comum
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
1 Coríntios 12,31-13,13 Irmãos: Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. Se eu falasse todas as.
O cristão irrepreensível no falar I Tessalonicenses 5
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
RESPOSTA: SIM, É POSSÍVEL.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
MOVIMENTO PENTECOSTAL
A Excelência da Caridade
O QUE É UMA SEITA? AURÉLIO: Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às ideias e às práticas religiosas dominantes.
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor como eu também guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”. Jo 15,10.
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com.
Qualidade em Apresentações de Power Point
A língua original da bíblia.
CONSTRUINDO O CARÁTER  I – INTRODUÇÃO
A HERMENÊUTICA E O SERMÃO
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
Seja homem como Jesus: Siga a Justiça!
Igreja-Mãe.
Visite-nos:
O amor que revela o chamado
Uma perspectiva Bíblica
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”. 1 Co 13:1.
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
No mês de Setembro comemoramos o
Expondo a Palavra IPJG 1 O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo Expondo a Palavra.
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos
Mages.sharefaith.com/images/3/ _5/slide-92.jpg GRAÇA.
A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS


São Jose Operário Introdução a Bíblia.
Nossos Privilégios efésios 1:3-7,13-14.
Interpretando as Escrituras Sagradas
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Como interpretar a Bíblia?
Crescendo em Comunidade Os desafios da comunhão
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
NA MINHA TRANSFORMAÇÃO
Jesus Cristo a encarnação da graça
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE 1 Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!

O livro mais importante do mundo
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
Pr. Deroci Texto Base: II Pedro 1.10
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
QUAL É A MELHOR TRADUÇÃO?
SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é.
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
Desafio Pré-vestibular
82 Anos Pregando boas novas.
O MÉTODO ANALÍTICO.
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
Nossa Senhora de La Salete, intercedei por nós!
Perspectiva Bíblica Revda. Suely Xavier dos Santos Faculdade de Teologia Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres SBC, 14 de junho de 2013.
Transcrição da apresentação:

BÍBLIA MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO João Leonel

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Rolo de pergaminho

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Rolo de pergaminho

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Códex/Códice

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO I João 5.7-8 Poistresaoosquedaotestemunhooespiritoaaguaeosangueeostresestaounidos. Códice Vaticano, sec. IV d.C. Letras maiúsculas sem espaço entre palavras

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Do rolo para o livro Vídeo Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=znQND531ulM

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Quando pensamos em interpretação da Bíblia, é necessário lembrar que os suportes físicos nos quais os textos se manifestam interferem em nossa compreensão. Por exemplo, o cânon bíblico só foi efetivado com os códices a partir do séc. IV. d.C. A leitura dos papiros/pergaminhos era diferente da leitura dos códices que por sua vez é diferente da leitura em um monitor de computador. A partir de Gutenberg, o texto impresso da Bíblia assume várias formas externas e configurações internas.

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Existem “paratextos” que influenciam a leitura das bíblias. Os paratextos internos são: 1 Traduções As variadas traduções pressupõem grupos específicos de leitores. João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada (Soc. Bibl. do Brasil). Os princípios que regem a tradução de Almeida são os da equivalência formal, que procura seguir a ordem das palavras que pertencem à mesma categoria gramatical do original. A linguagem utilizada é clássica e erudita. Em outras palavras, Almeida procurou reproduzir no texto traduzido os aspectos formais do texto bíblico em suas línguas originais – hebraico, aramaico e grego – tanto no que se refere ao vocabulário quanto à estrutura e aos demais aspectos gramaticais.

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Linguagem de Hoje (Soc. Bibl. do Brasil). A NTLH norteou-se pelos princípios de tradução de equivalência funcional ou dinâmica. Ao reproduzir o sentido dos textos originais em hebraico, aramaico e grego, o expressa em uma linguagem simples, popular, sem utilizar gírias e regionalismos. A grande preocupação da Comissão de Tradução foi comunicar a Palavra sem que esta perdesse o estilo bíblico. Para se ter uma idéia, a tradução de Almeida tem 8,38 mil palavras diferentes e a NTLH, 4,39 mil, o que a aproxima muito mais do vocabulário dominado pelo brasileiro de cultura média.

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO A tradução de Almeida reproduz o sentido dos textos originais, empregando palavras e estruturas em português que não são do domínio do povo. Isso requer um domínio da Língua Portuguesa que está acima da média da população brasileira. Já a NTLH, ao reproduzir o sentido dos textos originais em hebraico, aramaico e grego, o expressa em uma linguagem simples, popular, sem utilizar gírias e regionalismos. A grande preocupação da Comissão de Tradução foi comunicar a Palavra sem que esta perdesse o estilo bíblico.

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Bíblia Edição Pastoral (Paulus) A Bíblia é fonte inesgotável, e sem fim é também nossa sede. Nós fomos a essa fonte e procuramos ler os Livros Sagrados à luz da realidade desafiadora do nosso país e do nosso continente. Nossa intenção foi a de tornar o texto mais acessível, abrindo canais para que a água dessa fonte fecunde o chão dos nossos problemas e das nossas buscas. O fruto desse trabalho é esta BÍBLIA SAGRADA - Edição Pastoral, que oferecemos a todos como contribuição para a nossa caminhada em comum. 1. Tradução: Conservando a fidelidade aos textos originais, procuramos traduzi-los em linguagem corrente, evitando construções rebuscadas e palavras de uso menos comum.

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO (Continuando os paratextos internos) 2 Separação em capítulos (séc. XIII). 3 Divisão em versículos (séc. 1551). 4 Separação em parágrafos com títulos (Problema: 1 Co 13. Cf. próximo slide).

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Almeida Revista e Atualizada Bíblia Edição Pastoral 1 Coríntios 12 e 13 12.31 Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons.   O amor é o dom supremo E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. 13.1 Ainda que eu fale a as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 12.31 Aspirem aos dons mais altos. Aliás, vou indicar para vocês um caminho que ultrapassa a todos. Acima de tudo o amor 13.1 Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente.

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO 5 Pontuação (Problema. Em Ef 1, a expressão “em amor” fica unida à frase anterior ou à posterior?). É bom lembrar que a pontuação e a acentuação, mesmo no texto grego, surgiu posteriormente. Almeida Revista e Atualizada Bíblia do Peregrino (Paulus) Efésios 1.4-5 v. 4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor v. 5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, v. 4 Por meio dele, antes da criação do mundo, nos escolheu para que pelo amor fôssemos santos e irrepreensíveis em sua presença. v. 5 Por Jesus Cristo, segundo o desígnio de sua vontade, nos predestinou a sermos seus filhos adotivos,

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Os paratextos externos que configuram a leitura: 1 Formato

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO 2 Introduções e notas marginais Cf. Bíblia Shedd, Bíblia de Jerusalém, Bíblia de Genebra, Tradução Ecumênica da Bíblia, Bíblia Plenitude, Bíblia do Adolescente etc.

BÍBLIA: MATERIALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO Conclusão Nesta primeira aula sobre leitura/interpretação da Bíblia observamos questões de caráter “externo” ao trabalho interpretativo. Estudamos a “materialidade” do suporte bíblico. Os elementos observados indicam a distância que nós, leitores modernos, estamos dos primeiros ouvintes/leitores das Escrituras. Essa consciência é fundamental para gerar em nós humildade no processo de estudo da Bíblia.