+ Java Básico Aula 1 por Flávio Juvenal. + Histórico Green Project (1991) Desenvolver plataforma para eletrodomésticos inteligentes Tentaram usar C++

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Laboratório de Programação
Advertisements

Programação em Java Prof. Maurício Braga
Eventos Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Novembro/2005
Java Básico Orientação a Objeto Marco Antonio Software Architect Fev/2008.
JSP Segundo Semestre – 2008 Professor Glaucio Bianchini
Iniciando na plataforma Eclipse
Introdução a Linguagem Java
Revisando aula passada....
1.
Encontro Linguagem HTML; 13. Hospedagem na WWW.
Rebeca Schroeder Linguagem Java Rebeca Schroeder
Alexandre Parra Site: Linguagem Java Alexandre Parra Site:
Introdução a Linguagem JAVA
Métodos De Pesquisa Na Internet
Introdução a Programação Orientada a Objetos
C# Documentando código em XML Sharp Shooters.NET Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Recife, 10/10/2002 Autor: Marden Menezes Costa.
JAVA: Conceitos Iniciais
Programação II Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Unidade I: “Dê um mergulho rápido”
Tutorial 04 Como criar um Menu Use a seta do teclado para avançar e recuar.
Recuperação de Informação usando o Apache Lucene
JAVA Linguagem Ambiente de Desenvolvimento
Sistemas Operacionais
Programação I Aula 2 (Métodos)
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Interpretador Python.
Tutorial 03 Como elaborar a atividade Cloze Use a seta do teclado para avançar e recuar.
Tutorial 05 Como elaborar a atividade Eclipse Use a seta do teclado para avançar e recuar.
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
Linguagem de Programação JAVA
Introdução a aplicativos Java
Cristiano Soares Rafael di Lego Roberto Nemirovsky Thiago Nascimento
Professor: Márcio Amador
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa This.
Aula 1 - Fundamentos Java SE Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros – Agosto/2009.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Membro Static.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização.
LPII Professora Lucélia. Pacotes Um pacote em Java é um diretório onde ficam armazenadas uma ou mais classes. Geralmente as classes com a mesma afinidade.
Programação I Laboratório I
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e.
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Laboratório de Programação Prof. Oscar Luiz Monteiro de Farias
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da Profa. Denise Bandeira.
Programação Orientada a Objetos - Java
JSP JavaServer Pages Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Dezembro/2005.
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Análise Léxica Prof. Alexandre Monteiro
Diagrama de Componentes
Java Básico Instrutor: Davi Pires
JAVA Sintaxe.
Capítulo 9 Arquivos JAR.
Introdução JAVA Faculdade Mauricio de Nassau
Disciplina: Ordenação e Pesquisa Prof.(a): Miriam Monteiro Equipe: Mariane Oliveira Dias Palloma Dikassia Simone Martins Werley Batista.
Acabias Marques Luiz. III – Variáveis, constantes e executáveis Parte 1 – Introdução a linguagem  Variáveis e Constantes  Atalhos na manipulação de.
Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa.
Mini Curso.
Treinamento expresso java web Luiz Carlos d´Oleron.
Igor Steinmacher, MSc. Java!!!!
Programação em Java Prof. Edvan Chaves.
NA AULA DE HOJE VEREMOS A TRANSIÇÃO ENTRE ACTIVITYS. CRIE UM PROJETO COM O NOME TRANSICAO, A SEGUIR MONTE SUA ACTIVITY COMO A ABAIXO :
Package. Para que serve ? 0 Organizar classes semelhantes. 0 Diferenciar classes distintas que possuem o mesmo nome - ajuda a Java com a resolução de.
Utilizando subversion como controle de versão
Acessando banco de dados com JAVA.  Linguagem independente de plataforma; ◦ “Write once, run anywhere” ◦ JVM  Java Virtual Machine  Mecanismo que permite.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Carlos Marques
Introdução à plataforma Java. 2 A tecnologia Java Java: linguagem de programação e plataforma de desenvolvimento Criada pela Sun Microsystems Apoiada.
Introdução ao Eclipse 3.2 Prof. Gustavo Wagner (modificações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Java Básico  Centro de Informática, UFPE.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 02 Introdução ao Java Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes.
Transcrição da apresentação:

+ Java Básico Aula 1 por Flávio Juvenal

+ Histórico Green Project (1991) Desenvolver plataforma para eletrodomésticos inteligentes Tentaram usar C++ Mas resolveram desenvolver uma linguagem própria Oak language (1992) Já rodava no PDA Star7 Também rodavam ela em um decodificador de TV a cabo

+ Histórico Java na Web (1994) Advento dos browsers Internet se tornava mais iterativa do que a TV a cabo Java no Netscape (1995)

+ Histórico JDK é lançado (1996) JavaOne (1997) A maior conferência de desenvolvedores do mundo (8.000 visitantes) 75% dos desenvolvedores usam Java como sua primeira linguagem (2003) Open Source (2006)

+ Histórico Várias edições (abaixo: Java Micro Edition, Android e Java Enterprise Edition)

+ O que exatamente é Java? Duas coisas: A linguagem de programação Java A plataforma Java Java Virtual Machine (Máquina Virtual Java) Java Application Programming Interface (API Java)

+ O que exatamente é Java? Através de uma máquina virtual, o mesmo código em Java pode ser rodado em diferentes arquiteturas de software e hardware!

+ O que exatamente é Java? Essa portabilidade só é possível porque os compiladores Java geram códigos intermediários (bytecodes) que por sua vez são rodados nas máquinas virtuais Java Os bytecodes são armazenados em arquivos.class

+ O que exatamente é Java? A API Java é uma grande coleção de componentes de softwares que podemos usar para nos ajudar a construir nossos programas! Na API Java temos componentes que nos ajudam a programar jogos, interfaces, banco de dados, etc...

+ Trabalhando com a IDE Eclipse Vamos abrir o Eclipse

+ Trabalhando com a IDE Eclipse Agora apertamos com o botão direito no Package Explorer para criarmos um novo projeto Java...

+ Trabalhando com a IDE Eclipse Dê um nome para seu projeto e clique em Finish!

+ Trabalhando com a IDE Eclipse Aperte com o botão direito em src, abra New e escolha a opção Class

+ Trabalhando com a IDE Eclipse Dê um nome para sua primeira classe seguindo ao padrão de nomenclatura de classes de Java O padrão é o seguinte: Todas palavras juntas A cada nova palavra colocar primeira letra como maiúscula Ex: MinhaPrimeiraClasse

+ Trabalhando com a IDE Eclipse Agora é programar e apertar no Run quando terminar! O botão Run é esse O código-fonte fica aqui

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz...

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz... As chaves abrem e fecham blocos do código

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz... Nesse caso, as chaves abrem e fecham uma classe

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz... Essa classe se chama MinhaPrimeiraClasse

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz... Todo programa precisa de pelo menos uma classe

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz... Agora as chaves abrem e fecham um método

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz... Esse método se chama main, é ele que vai ser executado quando o programa for executado

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz... A única coisa que o main de MinhaPrimeiraClasse faz é chamar o método System.out.println

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz... O método System.out.println é um método da API Java! Ele serve para colocar resultados na tela, ou seja, imprimir resultados

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz... Ao chamar esse método, dizemos ao computador que ele deve imprimir a expressão que colocarmos entre parênteses

+ Programando Vamos ver um exemplo de código e tentar entender o que ele faz... A expressão que colocamos entre parênteses é O computador avaliará essa expressão e a imprimirá.

+ Programando...e rodar o código! Vamos salvar as alterações (se necessário)...

+ Aqui está o resultado do nosso primeiro programa!

+ Programando Viram o resultado? Ele aparece no Console. É no console que vemos o resultado em forma de texto dos programas. Aqui nós vemos o número 4 como um texto no Console, mas poderíamos vê-lo em uma janela também.

+ Referências