CÓDIGO PADRÃO (N° DE ÔNIBUS) URBS – URBANIZAÇÃO DE CURITIBA

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Transcrição da apresentação:

CÓDIGO PADRÃO (N° DE ÔNIBUS) URBS – URBANIZAÇÃO DE CURITIBA ADRIANA DE CAMPOS FERNANDO STECKLOW CABRAL NICOLLY MESSIAS VITTORAZZI REJANE APARECIDA CARDOSO DA SILVA ROSANGELA GONÇALVES DE ASSIS VAGNO PEREIRA SOUZA

INTRODUÇÃO Eficiência Inovação Qualidade

HISTÓRICO Em 1887 o primeiro bonde Em 1912 começaram a circular os primeiros veículos elétricos. Em 1928, começaram a circular os primeiros ônibus. Em 1950 ocorre a primeira concorrência pública para exploração do serviço de transporte coletivo. Em 1951 também saíram de circulação os últimos bondes, dando lugar às auto-lotações.

Em 1980, surgem os ônibus articulados com capacidade 80% maior. HISTÓRICO Em 1955 Plano Diretor de Transportes de Curitiba foi então considerado um dos mais perfeitos do mundo. Em 1974 foi implantado o Sistema de Ônibus Expresso. Em 1980 é criada a Rede Integrada de Transporte (RIT). Em 1980, surgem os ônibus articulados com capacidade 80% maior.

HISTÓRICO Em 1986, a URBS (Urbanização Curitiba S/A) assumiu o gerenciamento do sistema. Em 1991, a Volvo começou a desenvolver o primeiro ônibus Biarticulado brasileiro. Em 1996, a RIT passou a atender a Região Metropolitana. Hoje, 119 anos depois, 2 milhões de passageiros utilizam diariamente o Sistema Integrado de Transporte Coletivo.

HISTÓRICO Fonte: URBS

URBS Desenvolver obras de infra-estrutura Estudos e projetos Criação URBS em 1963 Desenvolver obras de infra-estrutura Estudos e projetos Reinvestimento Gerenciamento e o planejamento operacional Gerenciamento do sistema de táxi

CORES Facilidade de visualização dos usuários. Padronização Vermelha: Expresso Articulado/Biarticulado Verde: Interbairros Amarela: Convencional/Troncal Laranja: Alimentador Branca: Circular Centro/Interhospitais Azul: Transporte Especial (Deficientes físicos e/ou mentais) Cinza: Ligeirinho Oliva: Turismo

CÓDIGO EMPRESAS A Auto Viação Marechal 17 Expresso Azul B Transporte Coletivo Glória 18 Auto Viação Sto Antonio C Auto Viação Nsa Sra da Luz 19 Empresa Araucária D Empresa Cristo Rei 20 Auto Viação São José dos Pinhais E Auto Viação Nsa Sra do Carmo G Viação Cidade Sorriso 21 Empresa de Ônibus São Braz H Auto Viação Redentor 22 Empresa Campo Largo J Auto Viação Agua Verde 23 Viação Colombo L Auto Viação Curitiba 24 Viação Antonina M Auto Viação Mercês 25 Viação Castelo Branco V Veículos emprestados entre empresas 26 Viação do Sul 27 Viação Graciosa X Veículos em teste 28 Viação Marumbi 15 Leblon Transporte de Passageiros 29 Viação Piraquara 30 Reunidas Transporte Coletivo 16 Auto Viação Tamandaré 31 Nobel Transporte Coletivo

CODIFICAÇÃO Biarticulado: D Microonibus: N Articulado: R Alimentador: A Convencional: C Especial: S Ligeirinho: L Turismo: T Interbairros: B Veículo em teste: X Interhospitais: H Veículo com mais de 10 anos de uso: V

CODIFICAÇÃO Iniciado sempre pela codificação da empresa que presta o serviço (representada por letra). A segunda letra indica o tipo de serviço (também representado por letra) e o restante indica o número do veículo.

PREFIXO / NUMERAÇÃO DOS VEICULOS Linhas Municipais de Curitiba não integradas e RIT B = Transporte Coletivo Glória A = Alimentador 110 = n° do ônibus Cor = Laranja - Alimentador

PREFIXO / NUMERAÇÃO DOS VEICULOS Linhas Metropolitanas Integradas 18 = Auto Viação Santo Antonio C = Convencional 51 = n° do ônibus Cor = Amarelo - Convencional

PREFIXO / NUMERAÇÃO DOS VEICULOS Linhas Metropolitanas não integradas 20 = Auto Viação São José dos Pinhais 163 = n° do ônibus

Ampla acessibilidade com o pagamento de uma única tarifa; RIT – REDE INTEGRADA DE TRANSPORTES Integração com o uso do solo e sistema viário; Ampla acessibilidade com o pagamento de uma única tarifa; Prioridade do transporte coletivo sobre o individual; Terminais de integração fechados; 72 km de canaletas, vias ou faixas exclusivas; Integração dos 12 municípios da Região Metropolitana.

VANTAGENS Padronização Efetividade Qualidade Controle