Ensino Médio. REELABORANDO COM O ENFOQUE ESCOLAR.

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Ensino Médio

REELABORANDO COM O ENFOQUE ESCOLAR

O mapa representa um bairro de determinada cidade, no qual as flechas indicam o sentido das mãos do tráfego. Sabe-se que esse bairro foi planejado e que cada quadra representada na figura é um terreno quadrado, de lado igual a 200 metros. Desconsiderando-se a largura das ruas, qual seria o tempo, em minutos, que um ônibus, em velocidade constante e igual a 40 km/h, partindo do ponto X, demoraria para chegar até o ponto Y? A) 25min. B) 15min. C) 2,5min. D) 1,5mín. E) 0,15mm.

O mapa representa um bairro de determinada cidade, no qual as flechas indicam o sentido das mãos do tráfego. Sabe-se que esse bairro foi planejado e que cada quadra representada na figura é um terreno quadrado, de lado igual a 200 metros. Os círculos em negrito indicam semáforos nos cruzamentos de ruas. Um ônibus parte com velocidade constante e igual a 40 km/h do ponto X, em direção ao ponto Y. Desconsiderando a largura entre as ruas, responda os seguintes questionamentos: X Y

1) Quantas possibilidades distintas há para esse ônibus executar o trajeto, sem passar mais de uma vez por um mesmo local? 2) Calcule menor tempo possível para o ônibus executar o trajeto. X Y

3) Supondo que cada semáforo demore 45 segundos para mudar da indicação vermelha para a verde, e que o motorista leve o azar de chegar em cada cruzamento no momento em que o semáforo “fechar”, calcule o maior tempo que o ônibus demoraria para o trajeto. 4) Imaginando que o destino desse ônibus possa ser alterado, onde você indicaria o ponto de chegada Y, de modo a tornar o percurso o mais demorado possível? 3) X Y