Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.

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Transcrição da apresentação:

Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación

POLÍTICAS PARA USO DAS TIC - PDE Aprendizagem, formação, inclusão digital Formação inicial Formação continuada professores: revisão currículo

UAB – Universidade Aberta do Brasil Pólos regionais -60 mil vagas -49 instituições de ensino superior envolvidas - 2º edital novos pólos regionais (dentre 800 propostas) -110 instituições de ensino superior concorrendo FORMAÇÃO INICIAL

Parceria com as universidades e secretarias de educação locais. Capacitação presencial e a distância Efeito multiplicador nas capacitações realizadas pelos NTEs Capacitação de técnicos de suporte Capacitação gestores escolares para gestão das TIC na escola Capacitação de alunos monitores FORMAÇAO CONTINUADA

PROINFO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NTE SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO MUNICIPAIS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO ESTADUAIS ESCOLAS NTE ESCOLAS

CLIENTELA TIPO DE CAPACITAÇÃO Multiplicador Professor Técnico Suporte Dirigente Técnica Técnica Gerencial Gerencial Pedagógica PedagógicaPROINFO

AnoEscolas atendidas Infra- estrutura ProInfo Capacitação ProInfo EscolasDiretoresProfessoresAlunos ( EM) ( EF) TOTAL

Mídias na Educação

Identificar aspectos referentes ao uso integrado das mídias: sonora, visual, impressa, audiovisual, informática e telemática. Explorar o potencial dos Programas de todas as esferas no Projeto Político Pedagógico da escola. Elaborar propostas concretas e inovadoras para utilização dos acervos tecnológicos existentes na escola, nos diferentes níveis e áreas do conhecimento; Desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias; Criar e produzir, nas diferentes mídias, programas, projetos e conteúdos educacionais; Ter capacidade de refletir criticamente a respeito da própria prática e do papel desempenhado pela tecnologia na criação de um novo ambiente educacional; Ter capacidade de refletir crítica e criativamente a respeito das diferentes linguagens, considerando as mídias como: objeto de estudo e reflexão, ferramenta de apoio aos processos de ensino e aprendizagem e meio de comunicação e expressão.

Produção de conteúdos pedagógicos digitais Distribuição de conteúdos pedagógicos digitais

Distribuição dos conteúdos

Infra-estrutura 300 escolas até 500 alunos (Móbilis, Classmate, XO??) escolas escolas rurais

Atendimento a 100% das escolas de ensino médio em todos o país (17.074), com laboratórios de informática. Atualização dos equipamentos de NTEs Instalaçao de laboratórios em escolas rurais. Instalação de laboratórios em escolas de ensino fundamental. Projeto Um Computador Por Aluno – 300 escolas pilotos com até 500 alunos Parceria (termo de adesão) com os 27 estados brasileiros e municípios. Universalizaçao gradativa até 2010 – 100% das mil escolas ensino fundamental Canal da TV Escola. Conexão nas escolas. Parceria com outros ministerios

Total de Escolas ensino básico 168 mil Ensino médio – escolas mil com laboratório – 10 PCs mil com conexão Ensino fundamental – mil escolas mil com laboratório ( – são também Escolas Ensino médio) – diferentes quantidades PCs mil com conexão ( com ensino médio) Escolas urbanas ensino fundamental – laboratórios com 10 PCs (com mais de 100 alunos) (2008) (2009) (2010) Escolas rurais – laboratórios com 5 PCs (com mais de 30 alunos) (2008) (2009) (2010) Demais escolas 1 ou 2 PCs a partir de 2009

DVD Escola Situação atual escolas beneficiadas com DVD e mídias volume I 400 NTEs beneficiados com DVD-RW Projeções para novas escolas beneficiadas c/ DVD e volume I mídias volume II mídias volume III TVs 29” +1 volume mídias / ano

escola? O que falta à

Competênciasnecessárias para o uso integrado das mídias e com inovação com inovação

PROFESSORES Utilizar a tecnologia para coletar e analisar dados, interpretar resultados e comunicar descobertas para melhorar a prática educacional; Desenvolver a capacidade de reflexão sobre a sua atuação enquanto formador. Produzir e utilizar conteúdos pedagógicos utilizando ou se beneficiando da tecnologia; Identificar e localizar recursos tecnológicos e avaliar os mesmos para uso pedagógico; Utilizar recursos tecnológicos para desenvolvimento de atividades cotidianas nas escolas, além das didáticas; Integrar os diversos recursos, como TV, rádio, vídeo, biblioteca e outros, ao uso dos computadores. Usar redes e ferramentas virtuais facilitando a comunicação e interação entre alunos e professores; Identificar tecnologias adequadas ao desenvolvimento do currículo, elevando os índices de desenvolvimento dos alunos. Planejar e gerenciar o uso do laboratório de informática de acordo com o seu planejamento pedagógico bem como o da escola;

GESTORES ESCOLARES Compreender as tecnologias existentes na escola como parte integrante do projeto político pedagógico; Propor estratégias para acesso aos recursos tecnológicos a toda a comunidade escolar; Otimizar o uso da tecnologia na escola por meio de ações que desenvolvam, implementam e monitoram o aproveitamento das mesmas na escola; Utilizar as tecnologias existentes na escola para uma melhor gestão da instituição.

ALUNO MONITOR Aluno técnico deverá ser capaz de: Apoiar tecnicamente os professores de sua escola no uso do laboratório de informática: configuração dos micros, instalação de softwares, conexão da rede e dos periféricos, cópias de disco; verificação de vírus nos drives; limpeza e organização dos equipamentos do laboratório; Apoiar na elaboração da página web da escola e sua atualização;

ALUNOS Compreender melhor os fatos sociais, culturais, econômicos, políticos e outros; Utilizar uma variedade de mídias para pesquisar (localizar, avaliar e coletar novas informações), comunicar informações e idéias (relatar resultados), efetuar registros diversos e dar vazão a criatividade (na solução de problemas e tomada de decisões); Apresentar atitudes positivas para uso da tecnologia em atividades criativas, de aprendizagem, de colaboração, comunicação e autoria; Ter domínio da tecnologia gerando posições dominantes (conhecimento); Desenvolver processos interativos e cooperativos de ensino e aprendizagem;

É fundamental compreendermos a multimídia como uma linguagem, assim como sermos capaz de produzí-la e interpretá-la para estarmos realmente inseridos e participando na sociedade do Sec. 21.