COMPONENTES:CAROLINE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Índice Introdução Como começou? O que é?
Trabalho Realizado por:
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
Projeto - A escola e o meio ambiente
Oficina Brincando com sucata
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
PROJETO DE RECICLAGEM DE PAPEL
ALUNO: JUNIOR PROFESSORA JANE
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
Vídeo Educar – Rubem Alves
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
FESTIVAL LIXO LEGAL Escola de Educação Básica e Profissional
Educação Ambiental - GPEEA
Agrupamento de Escolas de Alijó
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
Trabalho realizado por John Severino
ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO
O que você acha dessa notícia?.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Integração :
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Educação para a Sustentabilidade
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Planejamento de Aula Aula de Ciências Professora Viviane C. Bertoldo
Relatório de Proposta de Projeto
CIPA 2013/2014.
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Encontro Estadual de Formação
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Keyton Kylson Fonseca Coelho
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Profª Márcia Velista Cavalcante
RECICLAGEM.
Educação corporativa no Brasil - 01
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
TREINAMENTO BÁSICO INTRODUTÓRIO – TBI
Reduzir, reutilizar e reciclar
Trabalhando o lúdico através de sucata Bolsistas: Jayne P.Savedra e Sandy MA Bonatti Escola de Educação Infantil Criança Feliz- Osório/RS Berçário I.
15 anos.
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

COMPONENTES:CAROLINE SUCATARTE COMPONENTES:CAROLINE DANIELY ELAINE ELIDIANE FLÁVIA LAYNE MARINALVA MILENE ROSEVANE SEBASTIANA SÔNIA SUELLEN VANESSA

OBJETIVOS: ■Contribuir para economia dos recursos naturais, energia, água e matérias primas e para a preservação do meio ambiente. ■ Sensibilizar as crianças para a utilização de materiais recicláveis.

■ Incentivar a valorização do brinquedo artesanal como atividade geradora do desenvolvimento intelectual, social e emocional. ■ Despertar a criatividade, visando á descoberta, á exploração e á manipulação de materiais alternativos.

Segundo Marina M. Machado, sucata são: Materiais que perderam seu uso original,[material] que se quebrou, que não serve mais, que não tem significado...coisas aparentemente inúteis, mas que servem para brincar, para dar nova forma e sentido.

A reutilização de materiais recicláveis utilizados para ensinar brincando e reciclando prepara a criança, desenvolvendo, por meio dessas atividades, o seu crescimento psicomotor, possibilitando a criança explorar o meio em que vive e consequentemente o mundo.

SUCATOTECA É um ambiente onde nasce a invenção e a imaginação, onde o uso de materiais recicláveis oportuniza a construção de objetos que, aliados ao imaginário, transformam lixo em brinquedos e jogos lúdicos pedagógicos.

Trabalhar com sucata é desenvolver a criatividade para a busca do novo, é despertar a emoção e o imaginário para fazer dessa construção o verdadeiro sentido de existir: brincar.

RECICLAGEM Reciclar é retornar os produtos usados ao ciclo de produção industrial, agrícola ou artesanal, passando por um processo de transformação reutilizando aquilo que foi extraído da natureza.

Vantagens da reciclagem ☻Reduz o volume de difícil degradação. ☻Prolonga a Vida útil de aterros sanitários. ☻Evita o desperdício. ☻Contribui para preservação do meio ambiente.

ALGUNS MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS: COLETA SELETIVA É a separação devida do lixo a ser reciclado, depositando-os em lixeiras própria para cada tipo de lixo. ALGUNS MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS: Cerâmica, curativo, cristal, Fotografia,isopor, lixa, espuma, embalagens a vácuo, PAPEL: carbono, plastificado, de fax, celofane e higiênico.

Porque trabalhar com a reciclagem ☻ Ajuda a diminuir a poluição do meio ambiente. ☻ Lidam com possibilidades de se aprender,permitindo a aquisição de conhecimentos, que se movimentam em direção ao saber. ☻ Permite construir brinquedos e jogos, que possui inúmeros significado, definindo a importância do brincar.

Como trabalhar os materiais recicláveis na Educação Infantil e Anos Iniciais. O professor pode desenvolver uma programação de Educação Ambiental que envolva toda comunidade escolar, que contribua para minimizar os graves problemas relacionados a lixo. Apresentar os materiais recicláveis, confeccionar jogos e brinquedos, socializando com eles a sua importância.

Segundo o texto professor escavador PERFIL DO PROFESSOR O professor deve ter uma formação continuada, criando novas situações de aprendizagem e planejar suas aulas visando a realidade dos seus alunos. Segundo o texto professor escavador de Miriam C. Martins e Gisa Picosque, “Um professor que mantém vivo a curiosidade, que gosta de estudar, investigar imagens para sua prática na sala de aula e levar seus alunos ao encontro com a linguagem da arte sem forçar uma construção de sentido “correto” ou único, veste sandálias de professor-pesquisador...”

O professor deve atuar como um “estudante”, compartilhando com os alunos suas idéias, dúvidas, explicações e forma de pesquisar e criar. De acordo com Rubens Alves: “Professor bom é aquele que transforma a matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar”.

Referência Bibliográfica REVISTA DO PROFESSOR, Porto Alegre, jul./set. 2001. HÚMER, Neuza Silveira e colaboradores. CEDIC, Vol. 1. MARTINS, Mirian Celeste e Picosque, Gisa. O professor-escavador de sentidos. LAGO, Samuel Ramos e Meirelles, Érica. 3º ano Ciências: Ensino Fundamental: 3º ed. São Paulo: IBEP, 2003. (Coleção vitória-régia).