Mestrado Profissional em Ensino de Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA CAPES
Advertisements

Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
FÍSICA /1 turma IFA na sala A-339 Prof. Marta Feijó Barroso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
A TUTORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CATARINENSES Dr.Carlos Alberto de Souza Márcia Melo Bortolato.
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Universidade de Aveiro
Reorientação curricular
A Pós-Graduação em Ensino de Física no IF-UFRJ
Bacharelado em Sistemas de Informação
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Programa de Pós-Graduação em Informática
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente
CRIAÇÃO O Programa oferece Mestrado Profissionalizante e foi credenciado pela CAPES em novembro de 2004 estando vinculado à Área 46 - Ensino de Ciências.
ECOA.
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
ministério da educação
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
Bacharelado em Sistemas de Informações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Bacharelado em Administração
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA MESTRADO PROFISSIONAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Dossiê de Lançamento PROEP 20 Anos
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Histórico Primeiro Vestibular: final de 2000 Início da Primeira Turma: 2001/1 Portaria de reconhecimento: Portaria SESU Nº 403 de 25/07/2006 Turno do Curso:
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Sistema Universidade Aberta do Brasil
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Formação de Professores na UFMS:
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
FÍSICA.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA MESTRADO PROFISSIONAL junho 2007 Área de Concentração: Ensino e Aprendizagem de Física Ampliação da qualificação.
Laboratório de Física (4CA) ACH 4021 Cálculo para Licenciatura (4CA)
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS
O Mestrado Profissional em Ensino de Física do IF-UFRJ Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ outubro 2014.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Disciplinas Optativas
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014.
Transcrição da apresentação:

Mestrado Profissional em Ensino de Física Instituto de Física UFRJ UFRJ-20/06/07

Formação de Professores no IF-UFRJ Formação inicial Licenciatura em Física Licenciatura em Física a Distância (consórcio CEDERJ) Formação continuada Projeto Fundão (SPEC/CAPES/PADCT, 1983-1997) Rede Nacional de Aperfeiçoamento (Vitae, 1992-1993) Projeto Pró-Ciências (CAPES/FAPERJ, 1996-2000) Programa Sucesso Escolar (SEERJ/UFRJ, 2004-2006) Projeto ProMed (MEC/BID/SEERJ/UFRJ, 2005-2006) Rede de Formação Continuada do MEC (2004- )

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Objetivos: Aperfeiçoamento profissional de professores de Física. Desenvolvimento e avaliação de métodos, materiais didáticos e práticas pedagógicas para o ensino de Física.

Área de Concentração Ensino e Aprendizagem de Física Linhas de Pesquisa Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Didáticos  6 projetos de pesquisa  15 docentes Currículo, Aprendizagem e Avaliação  2 projetos de pesquisa  5 docentes

Grade Curricular 1o semestre 2o semestre 3o semestre 4o semestre Tópicos de Fisica Clássica I 2 hs/sem Tópicos de Física Clássica II Mecânica Quântica Eletivas Aprendizagem em Física Tópicos de Ensino de Física História da Física Métodos Matemáticos

Disciplinas eletivas (24) Física Física Estatística Tópicos de Física Ondulatória Tópicos de Mecânica Quântica Tópicos de Física Atômica e Molecular Tópicos de Física da Matéria Condensada Tópicos de Física Nuclear Tópicos de Física de Altas Energias Tópicos de Astrofísica e Cosmologia Tópicos de Óptica Lasers e suas Aplicações Modelagem Computacional Material Didático O Computador no Laboratório Didático Produção de Material para Laboratórios Didáticos Desenvolvimento e Produção de Material Didático Áudio-Visual Desenvolvimento e Uso de Aplicativos Computacionais no Ensino de Física Internet e Ensino de Física História e Epistemologia Tópicos de História da Física Epistemologia das Ciências Naturais Pesquisa em Ensino de Física Métodos de Pesquisa em Educação Planejamento Curricular e do Ensino Fundamentos da Pesquisa em Ensino de Física ----------------------------------------------- Seminários de Atualização Estágio em Laboratório de Pesquisa Atividade Acadêmica Complementar

Alguns aspectos do regime didático Duração: 2,5 anos (5 períodos letivos de 15 semanas). Períodos letivos intensivos podem ser programados durante as férias escolares. Atividades presenciais concentradas em dias determinados da semana; estes dias constarão do edital de abertura de vagas.

Corpo docente Ana M. S. Breitschaft Antonio C. F. Santos Carlos E. M. Aguiar Carlos F. Souza Deise M. Vianna Fernando S. Barros Francisco A. B. Chaves Hélio S. Amorim João J. F. Sousa Marcus V. C. Pinto Maria A. T. Almeida Marta F. Barroso Mauro M. Doria Penha M. C. Dias Raul J. Donangelo Susana L. S. Barros Vitorvani Soares Wilma M. S. Santos

A primeira regra do ensino é saber aquilo que se vai ensinar A primeira regra do ensino é saber aquilo que se vai ensinar. A segunda regra é saber um pouco mais do que o que se vai ensinar. George Pólya, How to Solve It