1 Filosofia Grupo 03. 2 ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA 3204 - 1996  - Djalma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Claudineu de Melo “Diretrizes para a Superação do Capitalismo”
Advertisements

Jean-Jacques Rousseau
Democracia A palavra democracia vem do grego.
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Cap POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
Curso Direito à Memória e à Verdade
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
EDUCAÇÃO FISCAL e CIDADANIA
CIDADANIA & DEMOCRACIA
Cícero paulino dos santos costa
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Escola Padre Carmelo Perrone
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)
Profª: Ms.Socorro Moura
O Estado Qual é a sua função.
O que é ensinar história?
O que é o Estado? Capítulo 16.
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
- Homem como animal político
Unidade Poços de Caldas
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Democracia.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
ÉTICA.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Cidadania.
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
Fundamentos da Administração Pública
A Ética Aristotélica.
Introdução à Filosofia Aula 10
John Locke.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
O pensamento liberal Capítulo 18.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:
Émile Durkheim
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
DAS “LÓGICAS DO ESTADO” ÀS “LÓGICAS DA SOCIEDADE CIVIL”: ESTADO E “TERCEIRO SETOR EM QUESTÃO” CARLOS MONTAÑO.
Transcrição da apresentação:

1 Filosofia Grupo 03

2 ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma  - Fábio  - Luciano  - Paulo Diniz  - Rogério Maia  - Wesley

3 POLÍTICA

4 O QUE É POLÍTICA  Em geral, nos omitimos em relação aos problemas sociais, deixando unica- mente aos políticos a tarefa de resolvê-los.

5 O QUE É POLÍTICA  Popularmente, entende-se política como a arte de governar - uma função restrita ao Estado.

6 O QUE É POLÍTICA  O termo política é usado para indicar a atuação de instituições ou de segmentos da sociedade: política econômica, política sindical, política ecológica, política educacional.

7 O QUE É POLÍTICA  A palavra política origina-se do grego polis, que significa “cidade”.

8 O QUE É POLÍTICA  Política é a atividade que se refere à gestão do bem público.

9 O QUE É POLÍTICA  A política faz parte de nossa vida. Está presente em todas as formas de relacionamento social: no trabalho, nas ruas, no lazer e até nas relações afetivas.

10 O QUE É POLÍTICA  Política é o conjunto de relações de poder vividas na sociedade.

11 O PODER

12 O PODER  As normas, leis, disciplinas às quais precisamos nos submeter para viver em sociedade implicam relações de poder.

13 O PODER  O poder se constitui nas relações de força que os indivíduos ou grupos sociais estabelecem entre si.

14 O PODER  Essa força não se resume à coerção ostensiva, mas pode manifestar-se de forma mais sutil, como a autoridade e disciplina a que somos submetidos ao longo da vida.

15 O PODER  Nas Sociedades modernas, onde a acumulação e a concentração de riquezas são a base da produção capitalista, poder significa dominação exercida pelo Estado e que se estende a todas as relações sociais.

16 A POLÍTICA E O COTIDIANO

17 A POLÍTICA E O COTIDIANO  A democracia representativa é a forma de governo mais comum no Estado moderno. Nesse contexto, a participação dos indivíduos parece limitar-se à escolha de representantes para os cargos eletivos entre os candidatos dos diversos partidos.

18 A POLÍTICA E O COTIDIANO  Os políticos representam os interesses de grupos sociais. Há bons e maus políticos.

19 A POLÍTICA E O COTIDIANO  Os indivíduos, membros da sociedade civil, têm sua vida afetada pelas decisões políticas tomadas pelo poder institucional.

20 A POLÍTICA E O COTIDIANO  Todos os problemas sociais nos dizem respeito direta ou indiretamente e somos responsáveis por eles, embora nem sempre tenhamos consciência disso.

21 A POLÍTICA E O COTIDIANO  A nossa visão fragmentada do mundo e os valores que vivenciamos expressam relações instauradas pelo modo de produção capitalista.

22 A POLÍTICA E O COTIDIANO  Embora a divisão da sociedade em classes e os conflitos sociais sejam evidentes, muitas vezes a sociedade nos é apresentada como se fosse uma unidade.

23 A POLÍTICA E O COTIDIANO  Na atividade política institucional, interesses particulares são apresentados como interesses de toda a sociedade.

24 A POLÍTICA E O COTIDIANO  Na sociedade civil, os meios de comunicação de massa, a escola, as igrejas, as empresas e a família nos apresentam os problemas sociais de modo parcial e fragmentário.

25 A POLÍTICA E O COTIDIANO  O indivíduo, isolado, é responsável pela situação em que se encontra. Fica difícil compreender e assumir nossa responsabilidade com a coletividade.

26 A POLÍTICA NA IDADE MODERNA

27 A POLÍTICA NA IDADE MODERNA  O Advento de uma economia de mercado desencadeou profundas transformações nas relações sociais e políticas.

28 A POLÍTICA NA IDADE MODERNA  O Estado moderno se organiza como uma máquina administrativa que governa a sociedade e garante tanto as liberdades civis quanto as relações e valores próprios de uma economia de mercado.

29 A POLÍTICA NA IDADE MODERNA  As novas teorias questionam a ordem natural ou divina como base das relações sociais e políticas e desenvolvem novas noções sobre o indivíduo, a propriedade, a liberdade e a legitimidade do poder.

30 A POLÍTICA NA IDADE MODERNA  Nas modernas sociedades democráticas, o poder é exercido pela combinação da coerção ostensiva (força policial ou militar, lei, justiça) com a formação do consenso.

31 A POLÍTICA NA IDADE MODERNA  O predomínio de valores individualistas e dos interesses estritamente particulares levam a uma perda do sentido do que é comunitário e da importância da participação na vida coletiva.

32 A POLÍTICA NA IDADE MODERNA  No Brasil, país de tradição política conservadora e autoritária, torna-se mais difícil a ampliação do espaço público e a criação de mecanismos de participação na sociedade civil.

33 A INDIFERENÇA POLÍTICA

34 A INDIFERENÇA POLÍTICA  As formas de delegação do poder, a unificação do comportamento social e o individualismo constituem algumas das causas da indiferença política.

35 A INDIFERENÇA POLÍTICA  Há os indiferentes inconscientes e os indiferentes conscientes. Ambos se acomodam e deixam as decisões políticas nas mãos de pequenos grupos.

36 A INDIFERENÇA POLÍTICA  Da indiferença política podem nascer as políticas autoritárias, a corrupção e demais formas de desmandos.

37 A INDIFERENÇA POLÍTICA  A omissão é também uma forma de participação política. Não há, pois, como fugir à responsabilidade política.

38 A CIDADANIA

39 A CIDADANIA  Cidadão é o indivíduo que possui direitos e deveres para com a coletividade.

40 A CIDADANIA  Segundo a Constituição brasileira, somos todos iguais perante a lei. Temos direito à liberdade de pensamento, associação, locomoção, domicílio inviolável. O acesso a esses diretos é restringido pela divisão social.

41 A CIDADANIA  Em nossa sociedade, a miséria, o desemprego e o analfabetismo limitam o exercício da cidadania.

42 A CIDADANIA  Assegurar e ampliar o exercício da cidadania implica questionar o nosso modelo econômico e ao mesmo tempo aprimorar a democracia.

43 A CIDADANIA  No Brasil, o exercício da cidadania não é apenas uma questão de aprendizagem, mas também de luta por condições dignas de vida para todos os cidadãos.

44 A CIDADANIA  Os movimentos sociais organizados são de vital importância para a conquista da cidadania.

45 A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

46 A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA  A participação política é limitada, na prática, pela divisão da sociedade em classes, pela desigualdade econômica e pela inconsciência política.

47 A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA  É necessário que a sociedade se organize em defesa de seus direitos, a fim de assegurar e ampliar os espaços de participação política.

48 FIM

49 TRABALHO DE FILOSOFIA  Esta apresentação tem todos os direitos autorais reservados pelo seu autor: ROGÉRIO ALBERNAZ MAIA.

50