Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Encontro com professores
A Educação à Distância pode ser definida como instâncias de ensino e aprendizagem onde professores e alunos estão separados por uma distância física,
Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
Portal do Professor SEED/MEC
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
1 ABED MESA REDONDA: Capacitação Profissional com EAD Prof a. Dr a. Andrea Versuti UNICOC.
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MOMENTO DE REFLEXÃO.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Universidade de Aveiro
O Bradesco está com inscrições abertas para os cursos virtuais de seguros de automóveis USP lança graduação via internet em 2005 A educação a distância.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
O Uso Pedagógico do Blog
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Santarém Março a Julho de 2007
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
PROJETO APRENDENDO A APRENDER
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Planejamento ATIVIDADES PREVISTAS Reelaboração dos projetos; Reelaboração dos projetos; Atividades das células e relatório online; Atividades.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TV ESCOLA.
Windyzferreira-capesp2007 PRINCIPIOS DA PRATICA DE ENSINO INCLUSIVA.
Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
Escola Santiago Dantas 7º Vídeoconferência Formadora: Sandra Lima.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
Transcrição da apresentação:

Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos de cooperação entre professores Apoio institucional Disponibilidade de recursos ( projetos de financiamento ) Elaboração de projetos piloto

" Sabedoria é saber o que fazer, habilidade é saber como fazê-lo e virtude é fazê-lo ! Autor(a): David Jordan Spam recebido em 07/07/2005

Atividades Previstas para 2° semestre 2005 Levantamento de interessados ( início de julho ) Planejamento das Atividades ( julho ) Criação do Site ( julho / agosto ) Oficinas ( mensais ) Palestras ( mensais ) Suporte a Projetos Prioritários ( reuniões semanais )

Site - Ambiente Cooperativo Construção baseada Cooperação dos integrantes Níveis de utilização da EAD Uso do Moodle Resultado Criação de um curso de Projeto de Ambientes de Aprendizagem Colaborativa

Divulgação Compartilhamento Comunicação Colaboração Cooperação Comunidade Assessoramento Apresentação Níveis de Utilização da EAD

Visões da EAD Pedagogia Tecnologia Gerência Conteúdo

Site - Passos Iniciais ( Agosto ) Divulgação Compartilhamento Comunicação Apresentação Criação de mecanismos para : Divulgação de Notícias ( jornal, boletim ) Compartilhamento de arquivos ( textos, links, blogs ) Tutorial do Moodle Grupo de Discussão

Projetos Prioritários Escolhidos em função Interesse dos participantes em participar do Grupo Compromissos já assumidos ( MEC ) Criação de Curso de Projeto de EAD

Disciplina Piloto Introdução às Tecnologias da Comunicação e Informação Exploração de Objetos de Aprendizagem Apresentações Vídeo-conferência / Tutoriais Roteiros assistidos Grupos de Discussão Trabalhos cooperativos Avaliação Acompanhamento dos alunos

Formas de Participação no Grupo de Interesse Envolvimento nas atividades do site Uso individual do Moodle ( LCC ) Integrante de Projetos Prioritários Oficinas Reuniões de troca de experiência Ouvinte palestras

Deve-se estar preparado para responder as seguintes questões: 1.O que é EAD? 2.O que a UFMG deve fazer para conduzir de forma consistente a EAD? 3. Por que os professores da UFMG devem considerar a EAD? 4.Como um professor poderá transpor a sua experiência de sala de aula para a EAD? 5.Quem deve ganhar com a EAD? 6.Quais as possibilidades de viabilizar a EAD num ambiente universitário ?