SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica 474.273 casos notificados; 600.000 pessoas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
DST/AIDS e População Negra
Saúde e Prevenção nas Escolas
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Ministério da Educação
Nome do Município data. Nome do Município data.
Nome do Município 00/00/0000 Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil e das comunidades.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Secretário Nacional de Juventude
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
casos novos de aids por ano
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Projeto Piloto de Estágio para Jovens que Vivem com HIV/aids CAMS Brasília, 14 de novembro de 2008.
Capacitação em Eventos
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Violência e seu enfrentamento
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Clique para editar o título mestre 27/10/20151.
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
VALE SONHAR.
“Estudo sobre as Respostas Empresariais Brasileiras ao HIV/Aids. 2012” Iniciativa do Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/AIDS (CEN AIDS)
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Vulnerabilidade PrevençãoDST HIV AIDS 2010 Nelio Zuccaro
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
“Discutir a isenção de ICMS para os preservativos” 05/07/2012 Objetivo: PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA.
Transcrição da apresentação:

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica casos notificados; pessoas infectadas com HIV = 0,61% da população de 15 a 49 anos; pessoas morreram de AIDS (1980 a 2006); Raça/cor – redução de casos de Aids e óbitos entre brancos e aumento entre negros e pardos, em ambos os sexos. HIV/AIDS no Brasil,1980/2007

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica 16% dos casos notificados de aids no Brasil – quase 70 mil casos; Crescimento em mulheres na população jovem; 13 a 18 anos: 13 meninas para cada 10 meninos infectados; Transmissão do HIV entre 13 e 24 anos - 64% sexual. Vulnerabilidade da população jovem às DST/HIV – AIDS. Brasil, *

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica A idade média para início da relação sexual no Brasil: 14,5 anos (homens); 15,5 anos (mulheres); Segundo o IBGE, em 2006, a cada cinco partos realizados, um foi de mãe adolescente; 700 mil meninas se tornando mães a cada ano no Brasil.

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Ações comunitárias entre Saúde e Educação com a participação das organizações sociais que tratou e trata de temas relacionados à sexualidade e à saúde em geral. Instituição em 2003 do SPE (MEC/MS), em parceria com Unesco, Unicef e Unfpa. Agregação em 2007 do SPE ao Programa Saúde na Escola – PSE, cuja ação integra o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação. Histórico

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Geral:  Contribuir para sustentabilidade de uma política de educação e saúde, articulada ao Projeto Político-Pedagógico da Escola, cujo campo de atuação compreende as temáticas em: -direitos sexuais e reprodutivos; -Prevenção das Dst/Aids; -Redução de preconceitos e estigmas relacionados à raça, etnia e orientação sexual; -Promoção da igualdade de gênero e -Gravidez na adolescência. Específicos:  Atender as demandas dos jovens e adolescentes nas escolas;  Envolver toda a comunidade escolar na promoção de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva;  Promover educação para a juventude. Objetivos

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica a formação e a participação juvenil; a educação permanente de profissionais de educação e saúde; a inclusão transversal e contínua dos temas da promoção nos projetos político-pedagógicos das escolas; e o fortalecimento de ações no campo da promoção da saúde na estratégia de Saúde da Família. Estratégias

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica SPE GT dos 109, de baixo IDEB e Semi-árido Formação de Jovens Formadores Realização da III Mostra Evento Mundial Dance For Life Eixos //Ações 2008 Sensibilização dos Estados p/ criação de GT’s CNTE e Internacional de Educação

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Materiais Educativos Documento de Diretrizes do SPE –100mil; Guias de Formação (profissionais e jovens) - 100mil; Caderno das Coisas Importantes (para ser distribuidos aos jovens do ensino médio, e EJA) mil; Kit de Mobilização de Jovens do Ensino Médio para a Prevenção do HIV/Aids mil.

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Efeitos Estruturadores Aproximação da Educação e Saúde, com vistas a uma política pública intersetorial e territorial. A compreensão dos conceitos relativos a sexualidade, gênero, Dst/Aids e debate das formas de prevenção torna o cidadão mais participativo e exigente no que concerne aos seus direitos e obrigações. O trato da Saúde e Prevenção nas Escolas contribui para formação contextualizada dos alunos. Adolescentes e Jovens que dominam os conceitos da prevenção, compreende melhor o seu papel social e deve contribuir para a utilização racional dos recursos colocados a sua disposição.

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Municípios com ações implantadas* REGIÃONÚMERO DE MUNICIPIOS Sudeste126 Nordeste96 Norte38 Centro Oeste25 Sul33 Total317 * De acordo com informações enviadas pelos estados

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica O Impacto Dessas Políticas Censo Escolar % das escolas da educação básica declaram trabalhar com algum tema de saúde: 68% das escolas de ensino fundamental e 97% de ensino médio trabalham com DST/Aids. 18% das escolas de ensino médio que trabalham algum tema de saúde disponibilizam preservativos (cerca de 10 mil escolas).

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Criar mecanismos de articulação no âmbito do território de cada Equipe de Saúde da Família -ESF; Articular as ações das Secretarias de Educação com as ações da Secretaria de Saúde; Motivar a participação de adolescentes e jovens nas ações de promoção e prevenção da saúde na escola; Capacitar grupos de jovens formadores em educação de pares; Nossas Expectativas

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Contribuir com recursos humanos e financeiros na realização de ações de prevenção e promoção da saúde nos espaços escolares; Incentivar o entrosamento das escolas com os serviços de saúde; Buscar parcerias com organizações governamentais e não governamentais; Articular o trabalho das escolas estaduais e municipais no campo da saúde. Nossas Expectativas

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas dá ênfase à importância das ações em saúde sexual e saúde reprodutiva realizada nas diferentes regiões do país, assumindo que essa riqueza de experiências deve ser valorizada e potencializada quando da implantação do projeto. Sendo assim, parte-se do pressuposto que essa iniciativa poderá cumprir diferentes funções, dependendo da realidade local. A escola ganha centralidade nesse projeto, mas torna-se capaz de concretizá-lo em seu território somente á medida que possa compartilhar decisões e responsabilidades. Considerações Finais

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica “...Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso vivo de alcançar a sustentabilidade, de intensificação da luta pela justiça e pela paz, pela leve celebração da vida”.

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Coordenação do Projeto MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica telefone: (61) Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade telefone: (61) MINISTÉRIO DA SAÚDE Programa Nacional de DST/Aids telefones: (61)

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Percentagem de jovens que usaram preservativo na Primeira Relação Sexual, por sexo, Brasil, 1998 e 2005 Fonte: Pesquisa sobre Comportamento Sexual e Percepções da População Brasileira sobre HIV/AIDS, 1998 e 2005 – Ministério da Saúde – PNDST/AIDS Faixa Etária (em anos) 16 – 1920 – Homens45,144,0 Mulheres51,030,0 Total47,837, Homens68,357,5 Mulheres62,552,4 Total65,855,2

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Onde o jovem obtém informações sobre DST/Aids? Pesquisa sobre Comportamento Sexual e Percepções da População Brasileira sobre HIV/AIDS, 2005, MS. 1º - na família (72%); 2º - na escola (50%); 3º - na TV (47%).

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Proporção de estudantes do ensino fundamental e médio que estudam em escolas participantes do SPE, segundo os principais motivos para o não uso do preservativo Principais motivos para não usar o preservativo % Não ter a camisinha na hora "H" 42,7 Você s ó transa com parceiro(a) em quem confia 22,7 A camisinha diminui o prazer 21,1 A sua parceira usa p í lula anticoncepcional 15,4 Você não acha necess á rio, porque s ó transa com uma pessoa 13,9 O(a) seu(sua) parceiro(a) não tem risco de passar aids: é saud á vel e fiel 12,8 À s vezes você não tem dinheiro para comprar 9,7 Você tem vergonha de comprar 7,1 Fonte: UNESCO, Pesquisa Saúde e Educação: cenários para a cultura de prevenção nas escolas, 2006.

SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica Proporção de estudantes, professores e pais - opinião sobre a disponibilização de preservativos masculinos aos estudantes, nas escolas – 2005 Opinião sobre a disponibilização de preservativos na escola EstudantesProfessoresPais É uma id é ia legal 89,557,863,0 Quanto mais cedo for feita a preven ç ão, melhor 75,364,357,4 A educa ç ão para a sa ú de é fun ç ão de todos, inclusive da escola 66,985,464,2 Incentivou a buscar mais informa ç ões sobre preven ç ão e cuidados com a sa ú de 51,327,429,2 Fez com que eu passasse a usar camisinha nas minhas transas 22,96,112,5 Estimula o in í cio da vida sexual precoce 15,721,131,5 O preservativo não é uma prote ç ão eficaz contra DST/Aids 8,67,313,6 Vai contra a minha religião5,45,59,2 Não é fun ç ão da escola 5,16,712,0 Fonte: UNESCO, Pesquisa Saúde e Educação: cenários para a cultura de prevenção nas escolas, 2006.