Www.rri-tools.eu. | RRI – RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
   .     Comunidade Local / Opinião Pública Intervenção dirigida à: Comunidade Local / Opinião Pública.
Advertisements

Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
Reconhecer as regras de utilização dos métodos
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
Preparado por: Dr. Constantino W. Nassel
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
O sector petrolífero e a responsabilidade social das
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Sofia Esteves do Amaral
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Conhecendo a Carta da Terra
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Mestrado em Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia 21 de Novembro de 2003 Reading 1 – Reposicionamento da investigação na indústria Leonardo.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Educação e Tecnologias
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
MEET-UP GLOBAL da INEE Bem-vindos ao Meet-Up Global da INEE: dezembro de 2013! Meet-Ups são encontros informais que procuram reunir membros da INEE por.
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Perspectivação Económico-Ética da Educação
Drª MARIA DE FATIMA R. O. PIRES DA SILVA
Normas de Gestão na CARE
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
WORKSHOP REGIONAL DE CAPITALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Maputo, 7-11 maio 2012.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
…ESTRANHA FORMA DE VIDA… O Programa ERASMUS MUNDUS visto por uma estudante europeia Universidade de Lisboa, 26 Outubro 2009 Alessandra Gallerano Erasmus.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
HORIZONTE 2020 Aberto para o mundo! O Programa da União Europeia para Pesquisa e Inovação.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Curso: Superior de Tecnologia
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Num contexto particular...
Responsabilidade Socioambiental
Rede Social A experiência das Comissões Sociais de Freguesia/Inter-Freguesia: um contributo para o desenvolvimento social local Instituto da Segurança.
Maria Strecht Almeida ICBAS – U.Porto
Maria do Rosário Partidário IST – Cultura Organizacional Sustentabilidade.
Fazer um mundo melhor começando por construir essa visão positiva.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO PEDRO FARIAS BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SEMANA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 2015 BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2015.
PRINCIPAIS DESAFIOS DO PROJETO MAIS MÉDICOS Renato Tasca, OPAS/OMS Brasil.
Revisão do critério Enactus de julgamento Em vigor a partir de 1º de Setembro de 2014.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
Saúde, Pobreza e Exclusão Social Aproximar os serviços de saúde aos clientes.
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Fases do Balanço de Competências - AcolhimentoSessão de Grupo - 1 hora - Actividades exploratórias da formação/construção do “eu”Sessão Individual - 1.
Transcrição da apresentação:

| RRI – RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION

| RRI é um processo dinâmico, iterativo Requer uma interacção mútua entre todos os stakeholders envolvidos na prática da investigação e inovação Estes stakeholders partilham a responsibilidade sobre os processos e resultados da investigação e inovação.

| Aprendizagem Mudança comportamental Públicos envolvidos Actores responsáveis Instituições responsáveis Investigação Inovação Sustentáveis Eticamente aceitáveis Socialmente desejáveis Soluções para Problemas Desafios sociais Acção climática Energia limpa Agricultura sustentável Pobreza à escala global Inclusividade e segurança Saúde e bem-estar R E S U L T A D O S

| Requisitos do processo 1. Diversidade e inclusão 3. Abertura e transparência 2.Antecipação e reflexão 4. Capacidade de resposta e adaptação

| Práticas promissoras: Instrumentos concretos, actividades, programas, organizações (estratégias de sucesso para requisitos do processo de RRI) Abordagens inovadoras e viáveis Têm efeitos positivos consideráveis e avaliáveis Inspiram outras organizações, iniciativas ou contextos

| Compilar Práticas Promissoras 1º passo: (10 min) Individual, pesquisar 1 Prática Promissora preencher, o formulário, usando Google Docs. Publicar on-line a prática (via mail/postit em

| Compilar Práticas Promissoras 2º passo: (10 min) Em grupos de 4, Discutir os pontos fortes e fracos das 4 Práticas seleccionadas Indicar em post-it verde cada um dos pontos fortes Indicar em post-it laranja cada um dos pontos fracos + 5 min para preencher os formulários no Google docs  

| Compilar Práticas Promissoras 3º passo: (10 min) Todos os participantes, Partilhar os grupos de post-its e debate de ideias Consensualização dos pontos + importantes

Muito obrigado pelo seu contributo! Junte-se à comunidade RRI: