SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE PROJETO VIDA NO TRÂNSITO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
MICRO REGIÃO MICRO REGIÃO SÃO QUIRINO. HISTÓRICO As primeiras reuniões da micro região São Quirino aconteceram a partir de setembro de 2001 com a participação.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Projetos Saúde – Linha do Trauma
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CAOP-Consumidor (MPPE)
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
CAOP-Consumidor (MPPE)
O campo da Psicologia no CRAS
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Fabiano André Vergani
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
MINHAS ATUAÇÕES, AO LONGO DA VIDA, EM DEFESA DA CLASSE MENOS FAVORECIDA Estive e sempre estarei ao lado do povo fazendo com que seus anseios sejam atendidos.
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Teresina, PI 28 a 30 de maio de 2014 BELO HORIZONTE P LANEJAMENTO 2014 Caio Henriques – BHTRANS/PBH Lúcia M Miana M Paixão – Secretaria Municipal de Saúde/PBH.
Pastoral da Educação e da Cultura
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
CARTA DE BELO HORIZONTE
O RISCO DE ADOECER E MORRER NA CIDADE
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Apresentação da Síntese do Trabalho
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP
ENCONTRO: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SALVADOR
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Novembro de Movimento Autônomo e Apartidário Criado em 2007 Rio Como Vamos Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos.
Novembro de 2014 Avaliação das Políticas Públicas.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
Programa de Coleta Seletiva – UNESP/ Rio Claro
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA LUZIA Faixa prata no Prêmio Mineiro da Qualidade 2007 Faixa prata no Prêmio Mineiro da Qualidade 2007.
Repasse das orientações do Seminário em cada SRE, município e escola Secretaria de Estado da Educação | SEE /MG Seminário Equipe Regional SREs que irão.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Duas Portinhas... no Granja de Freitas.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
FUNCIONAMENTO 1° SEMESTRE Cultura: percussão, artesanato, artes, capoeira, maculelê, grafite. Esporte: futsal, voleibol, basquetebol. Oficina de.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Movimento Nossa São Paulo 1.
Planejamento Estratégico Material de uso da Secretaria Executiva do Movimento Resumo das resoluções das reuniões de 17 e 18 de novembro de.
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
9º Encontro de Secretários Executivos CASE SIMEC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA DEP/SIEC Rua Dr. Meireles, s/n- Bairro: Monte Castelo,
Propostas de ações para Comunicação Propostas a serem trabalhadas: Raio X da Comunicação no Sistema Unimed – desenvolver pesquisas para levantar.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
“a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE PROJETO VIDA NO TRÂNSITO

Publico prioritário: Idosos A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, através da Gerência de Comunicação Social/Mobiliza-SUS desenvolveu uma metodologia a partir da realização de oficinas pedagógicas com grupos de idosos e capacitação de instrutores para multiplicar o Projeto Vida no Trânsito – Um minuto pode valer uma vida. O objetivo é reduzir a vulnerabilidade dos idosos no trânsito, a partir do fortalecimento da autonomia e motivação de habilidades cognitivas como memória, concentração e percepção.

Metodologia aplicada: Capacitação: composta por palestra, vídeos, dinâmicas e jogos. Disponibilizada em um manual impresso e multimídia. A palestra possibilita além do entendimento a cerca do projeto, mostrar o envolvimento do idoso no trânsito e incentivar sua autonomia e autoestima possibilitando modificar a percepção da sua participação na sociedade e propor uma melhora na qualidade de vida. As Dinâmicas e jogos possibilitam melhor entendimento do tema e interação de todos os participantes.

Material trabalhado: -Camisas; -Pasta com zíper; -Squeze; -Folhetos; -Folder; -Manual do multiplicador impresso -CD com palestras, vídeos, dinâmicas e jogos.

CARTILHA

ATIVIDADE DA CARTILHA

Grupos de idosos envolvidos : -Academia da Cidade do Centro de Referência da Pessoa Idosa; -Centro Poliesportivo Dom Bosco; -Academia da Cidade Mercado da Lagoinha; -Academia da Cidade Milionários; -Fórum do Idoso do Barreiro; -Centro Poliesportivo Vale do Jatobá; -CRAS independência ; -CRAS Vila Cemig; -CRAS Petrópolis;

Grupos de idosos envolvidos : -Associação dos aposentados da Cemig (AeA) -Grupos de convivência de Idosos: Amigos para sempre, Amor e vida, Cantinho da Sabedoria, Conviver, Felicidade, Fios de prata, Amizade, Juventude acumulada, Orvalho da Manha, Raio de Luz, Semente de Deus e outros.

Grupos capacitados : -Academias da Cidade : Capacitação de multiplicadores representantes das regionais para capacitarem idosos das 63 academias da cidade e 15 extensões. Media de cidadãos. - PSE (Programa Saúde na Escola): Capacitação dos monitores do PSE das 169 escolas municipais de Belo Horizonte;

Grupos capacitados : -Fórum do Idoso Regional Leste: Capacitação de multiplicadores representantes dos 23 grupos de convivência de idosos totalizando 460 participantes. -Fórum do Idoso Regional Pampulha: Capacitação de multiplicadores representantes dos 16 grupos de convivência de idosos totalizando 320 participantes.

Plano de ação para 2014: -Atualizar metodologia do projeto Vida no Trânsito - Um Minuto Pode Valer Uma Vida e repassar aos participantes a fim de gerar continuidade; -Dar continuidade as capacitações de instrutores e ou representantes de grupos de idosos e outros grupos do projeto Vida no Trânsito - Um Minuto Pode Valer Uma Vida; -Propor e acompanhar ações de massa protagoniza pelos grupos de idosos formados: Flash Mob, apitaços, caminhada, e outros.

Plano de ação para 2014: - Realizar eventos de utilidade pública, como stands informativos, blitzen educativas, panfletagens lúdicas, e outros. -Participar de campanhas relacionadas ao trânsito, como a semana nacional do trânsito. -Participar do Projeto Escola progressivamente segura em parceria com a epidemiologia/SMSA e BHTRANS; -Incorporar nas ações de divulgação do projeto nos eventos de Saúde Atitude. -Parcerias com Liga Mineira do Trauma e entidades setorizadas. -Proposição de pautas positivas para mídia espontânea.