The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Reconhecimento de Padrões Métodos, Técnicas e Ferramentas para Aprendizado.
Computação Gráfica I Conteúdo: Professor: - Cores
ÓRBITA E OLHO.
Computação Gráfica Interativa - Gattass
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Reconhecimento de Padrões Métodos, Técnicas e Ferramentas para Aprendizado.
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Reconhecimento de Padrões Métodos, Técnicas e Ferramentas para Aprendizado.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
Olho,Daltonismo, Visão,Cores, Cones
Ensaios Físico-Químicos e Análises Sensoriais: Colorimetria
Luzes e Cores: A visão da Física
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Visão Computacional Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim.
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
Orientador: Prof. Dr.rer.nat. Aldo von Wangenheim
Introdução à Computação Gráfica Cor
DIM102 1 Representações de Cores 35M34 – Sala 3E1 Bruno Motta de Carvalho DIMAp – Sala 15 – Ramal 227.
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Reconhecimento de Padrões Métodos, Técnicas e Ferramentas para Aprendizado.
Cor Rodrigo de Toledo. Como ordenar cores? Dado um conjunto de esferas: Ordenar por tamanho! OK Ordenar por peso! OK Ordenar por cor ????
Visualização Científica PSI a Aula – Percepção Visual Humana
Visão Computacional Imagem: Luz e Cor
Robótica MO810/MC959
Tricromia e aditividade
COR.
Nomes:Mateus,Marco,Rafael,Mayke,krystian
2 Elementos da Percepção Visual
CASA DAS ILUSÕES EXPERIMENTO “x”.
Cor.
Cor e Visão Humana Oficina de Informática e telemática
Professor: Diones Charles
Teoria da Cor.
7. Color Image Processing
A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.
O olho humano e a sua relação com as cores
Por que não existem estrelas verdes?
FUSÃO DE IMAGENS DIGITAIS Prof. Dr. Antônio Nuno de Castro Santa Rosa.
Visão Computacional Formação da Imagem
Ferramentas de Multimídia e Internet
Computação Gráfica - Cor
Teoria Da Cor.
Sistema Visual Humano Anatomia e Processamento de Sinais
Guilherme Defreitas Juraszek
Cor O que é a cor? Eugénia João.
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
COR.
Problemas na visão Ciência Viva.
Capítulo II – Imagem Digital
A Imagem (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
Certificação Florestal à luz dos novos consumidores: O MODELO FSC
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA ACESSO E CONSULTA DE IMAGENS MÉDICAS EM EQUIPAMENTOS MÓVEIS NO PADRÃO DICOM Rafael Andrade –
Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. Rafael Andrade
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
1 Instituto de Emprego e Formação Profissional de Faro, IP Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia.
Teoria da Cor Trabalho realizado por: Catarina Ferreira nº4 12ºB.
Renderização do Espectro Marcelo Gonella
Sistema RGB (Red-Green-Blue)
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
VISÃOeAUDIÇÃO Prof. Saavedra José Rios Valentim Jr.
A COR.  Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho,
LUZ E COR.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Cores Anderson Medeiros Gomes. Roteiro Radiação Eletromagnética Luz Cor Percepção da Cor Sistema de Cores RGB Sistema de Cores CMYK Sistema de Cores HSV.
Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim
Transcrição da apresentação:

The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica: 11. Cores Versão adaptada para o Curso Visão Computacional Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC 1. Conceitos Básicos Cores são faixas de frequência do espectro eletromagnético percebidas como semelhantes pelo olho humano. O olho humano percebe luz em uma faixa de frequência de aproximadamente uma oitava, indo de comprimentos de onda de 780 nm (rubro) a 350 nm (violeta). Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC 2. Objetos emissivos e reflexivos Cores reflexivas são geradas pelo reflexo seletivo de luz contendo frequências variadas de uma superfície em função de suas características físicas.Cores reflexivas são geradas pelo reflexo seletivo de luz contendo frequências variadas de uma superfície em função de suas características físicas. –Podem ser: Opacas ou Especulares Cores emissivas são geradas por objetos capazes de emitir radiação eletromagnética visível. Uma cor emissiva é o conjunto de frequências sendo emitido.Cores emissivas são geradas por objetos capazes de emitir radiação eletromagnética visível. Uma cor emissiva é o conjunto de frequências sendo emitido. Em CG todos os objetos são emissivos -> VídeoEm CG todos os objetos são emissivos -> Vídeo Às vezes queremos simular outros tipos de corÀs vezes queremos simular outros tipos de cor –Para dar realismo. Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Cor reflexiva Cor emissiva

The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica: 11. Cores Percepção da Cor Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC 3. Como percebemos Cor ? Para entendermos como percebemos cores temos de realizar uma pequena incursão em neuroanatomia e fisiologia cerebral.Para entendermos como percebemos cores temos de realizar uma pequena incursão em neuroanatomia e fisiologia cerebral. O canal de percepção de radiação luminosa é o olho.O canal de percepção de radiação luminosa é o olho. A retina capta os sinais luminosos e os transforma em impulsos nervosos.A retina capta os sinais luminosos e os transforma em impulsos nervosos. O cérebro é responsável pela integração dos diversos tipos de sinais recebidos e pela formação da imagem.O cérebro é responsável pela integração dos diversos tipos de sinais recebidos e pela formação da imagem. Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC 4. Como é organizada a retina ? A retina é organizada em campos receptivos, de formato hexagonal, como uma colméia.A retina é organizada em campos receptivos, de formato hexagonal, como uma colméia. Cada campo receptivo é composto por um conjunto de células fotosensíveis de tipos diferentes, os cones e os bastonetes.Cada campo receptivo é composto por um conjunto de células fotosensíveis de tipos diferentes, os cones e os bastonetes. Os campos receptivos são interligados através das células horizontais.Os campos receptivos são interligados através das células horizontais. Os impulsos nervosos codificando sinais luminosos são transmitidos ao cérebro através das células ganglionais.Os impulsos nervosos codificando sinais luminosos são transmitidos ao cérebro através das células ganglionais. Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Os bastonetes são células sensíveis a quantidades bastante pequenas de luz. Não diferenciam cores, codificando apenas intensidade luminosa como frequência de impulsos nervosos. Na visão noturno, apenas os bastonetes funcionam.

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Os cones são células sensíveis apenas a quantidades grandes de luz. Existems cones sensíveis a diferentes cores de luz, codificando a intensidade luminosa daquela cor como frequência de impulsos nervosos.

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Visão a cores (scotóptica) -> cones Visão P&B (photóptica) -> bastonetes

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Frequências Altas (ondas curtas) Frequências Baixas (ondas longas) Frequências Médias Cones dividem-se em três grupos de acordo com a faixa do espectro da luz visível à qual são sensíveis. Intensidade de resposta InfravermelhoVermelho amarelo verde azul violeta

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores: CONES Luz colorida na retina é dividida em sinais enviados ao cérebro pelos três grupos de cones. X Y Z

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores: Células Horizontais e Campos Receptivos Percepção de Cores: Células Horizontais e Campos Receptivos Células horizontais calculam a segunda derivada do sinal.

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Podemos criar a impressão de qualquer cor no cérebro misturando quaisquer 3 componentes coloridas que dividam o espectro de forma similar à do olho humano. Podemos criar a impressão de qualquer cor no cérebro misturando quaisquer 3 componentes coloridas que dividam o espectro de forma similar à do olho humano. Mais simples: RGBMais simples: RGB É a quantidade de cada componente que cria a impressão de determinada cor.É a quantidade de cada componente que cria a impressão de determinada cor.

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Teste: Que cor há aqui ?

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC 5. Como o cérebro percebe a cor ? O córtex visual do cérebro é organizado em áreas. As que recebem estímulos de luz diretos são o córtex visual primário e o córtex visual terciário.O córtex visual do cérebro é organizado em áreas. As que recebem estímulos de luz diretos são o córtex visual primário e o córtex visual terciário. O córtex visual primário é a Tela Mental, onde s|ao projetados sinais luminosos diretamente. Somente processa sinais de intensidade luminosa.O córtex visual primário é a Tela Mental, onde s|ao projetados sinais luminosos diretamente. Somente processa sinais de intensidade luminosa. O córtex visual terciário é responsável por processar e integrar informação sobre cor. É incapaz de formar imagens.O córtex visual terciário é responsável por processar e integrar informação sobre cor. É incapaz de formar imagens. Os outros componentes são responsáveis por processamento de imagens. Ex.: Córtex secundário é um detector de linhas retas.Os outros componentes são responsáveis por processamento de imagens. Ex.: Córtex secundário é um detector de linhas retas. Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores: Integração da Visão a Cores Córtex Visual Primário: - Tela Mental - Projeção do Sinal dos Bastonetes - Somente Imagens P&B Córtex Visual Terciário: - Processamento de Sinais a Cores - Projeção do Sinal dos Cones - Integração da Informação de Cor sobre as Imagens P&B feita pelo cérebro a posteriori. - Incapaz de formar imagens

The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica: 11. Cores Representação da Cor Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC CIE 1931: Representação tridimensional das cores visíveis. Permite representar qualquer cor através de um vetor 3D. Leva em conta a sensibilidade do olho humano a diferentes parte sdo espectro.

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC 6. Modelos de Cor A representação CIE ou XYZ é um arepresentação imprática para cores pois é pouco intuitiva. Que cor é X=0,7, Y=0,3 e Z=0,6 ?A representação CIE ou XYZ é um arepresentação imprática para cores pois é pouco intuitiva. Que cor é X=0,7, Y=0,3 e Z=0,6 ? Em função disso, criaram-se outros sitemas de cor. Os principais são:Em função disso, criaram-se outros sitemas de cor. Os principais são: RGB: RedGreenBlue. O mais intuitivo de todos os sistemas. Mimetiza o olho.RGB: RedGreenBlue. O mais intuitivo de todos os sistemas. Mimetiza o olho. HSV ou HSI: Trabalho com tom, quantidade de intensidade luminosa. Matematicamente interessante.HSV ou HSI: Trabalho com tom, quantidade de intensidade luminosa. Matematicamente interessante. CMYK: CianoMagentaAmareloPreto. Usado por indústrias gráficas. Subtrativo.CMYK: CianoMagentaAmareloPreto. Usado por indústrias gráficas. Subtrativo. Sistemas proprietários baseados em tabelas orientadas à indústria gráfica para otimização de tinta. Ex.: PantoneSistemas proprietários baseados em tabelas orientadas à indústria gráfica para otimização de tinta. Ex.: Pantone Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores Modelo de Cores RGB: Vetor no Cubo de Cores CIE Red (Vermelho) Green (Verde) Blue (Azul) Modelo de Cores RGB: Vetor no Cubo de Cores CIE Red (Vermelho) Green (Verde) Blue (Azul)

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Modelo de Cores HSV: Tom (HUE) Saturação (Saturation) Intensidade (Value)

The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica: 11. Cores: Geração da Cor Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Percepção de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Geração de Cores: Imagem True Color

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Geração de Cores: Imagem Indexed Color Usamos uma tabela de Cores

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Geração de Cores: Imagem Indexed Color

Disciplina Computação Gráfica Curso de Ciência da Camputação INE/CTC/UFSC The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Prof. Dr. rer.nat. Aldo v. Wangenheim - Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Parte II: Computação Gráfica Avançada Geração de Cores: Imagem Indexed Color Gammut: Capacidade de um monitor representar cores. Expresso por um polígono descrevendo os limites.