EaD e a problemática do tempo Profa. Lucila Pesce.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ...
Advertisements

Pensamento Filosófico Moderno
Dois modos de ler a Bíblia.
Letramento: um tema em três gêneros
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
A questão das mudanças nas organizações
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Filosofia moderna Kant (Idealismo)
Pensando sério em pesquisa
Quem somos nós?   Olga Mendonça PPS Olga Mendonça.
A leitura literária e a condição humana
Água Presente Divino.
9 IDÉIAS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
“Immanuel Kant e a promoção de uma modernidade racional crítica”
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Ester viana larissa darque
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Aula 8 Cultura Organizacional: A Cultura e a história do empresário brasileiro Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Fernão Capelo Gaivota Richard Bach.
REA Transformações de Lorentz - aplicações
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Aula 7 Kant e o criticismo.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Aula 6 – Hume e o Empirismo
Maquiagem e Acessórios
Fases: Pré- Crítica – Inserido na tradição do sistema metafísico;
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme

Experiências das Três Leis de Newton
Immanuel Kant
Platão e o mundo das Ideias
Sistema Piaget de Ensino
Um Presente Diferente Letícia Thompson.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
Hermenêutica Jurídica
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
A GRAVIDEZ DA AMIZADE -Slides Automático -.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP
…retirou-se da vida pública por razões de saúde: cancro linfático. Agora, parece que é cada vez mais grave; “Gabo” sabe que tem os dias contados…. Enviou.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
E SE O UNIVERSO MANDASSE UM PARA VOCÊ, ASSIM?
Percepção.
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015
Unidade 1: A Origem da Filosofia
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
CULTURA ORGANIZACIONAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Atividade complementar 04
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Immanuel Kant
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
O conhecimento Spinoza.
Kant e a Filosofia Crítica
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
Transcrição da apresentação:

EaD e a problemática do tempo Profa. Lucila Pesce

Temas Concepções acerca da temática do Tempo e sua relação com as formas de trabalho, no mundo moderno. A dimensão do tempo na dinâmica de trabalho dos programas de EaD.

Os deuses tinham condenado Sísifo a rolar um rochedo incessantemente até o cimo de uma montanha, de onde a pedra caía de novo por seu próprio peso. Eles tinham pensado, com as suas razões, que não existe punição mais terrível do que o trabalho inútil e sem esperança. O Mito de Sísifo – Albert Camus

R E L Ó G I O As coisas são As coisas vêm As coisas vão Vão e vêm Não em vão As horas Vão e vêm Não em vão Cântico dos cânticos para flauta e violão, Oswald de Andrade.

O tempo veste um traje diferente para cada papel que desempenha em nosso pensamento. John Wheeler

“ A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm; requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar, e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço.” Notas sobre a experiência e o saber da experiência, Jorge Larossa.

“... é lei necessária da nossa sensibilidade e, conseqüentemente, condição formal de todas as percepções, que o Tempo anterior determine necessariamente o seguinte”. Isso realmente distingue a percepção real do Tempo da imaginação, que poderia e pode inverter a ordem dos eventos; e que transforma a sucessão temporal no “critério empírico único do efeito em relação à causalidade da causa” (Kant - Crítica a Razão Pura, Anal. dos Princípios, cap. II, séc. III, 3). Dicionário de Filosofia (verbete: Tempo), Nicola Abbaganano.

O nosso padrão de medida do tempo, que desde a antiguidade tinha como referência o movimento de rotação da Terra (1 segundo = 1/ de um dia), passou, com o advento dos relógios atômicos em meados do século passado, a ser referenciado no mundo sub-microscópico regido pelas leis quânticas. Em 1967 o segundo foi redefinido como sendo igual a períodos da radiação emitida ou absorvida na transição entre dois níveis hiperfinos do átomo de Césio-133. Tempo: Esse velho estranho conhecido, André Ferrer P. Martins e João Zanetic

"O leitor de quem espero algo (...) deve ser calmo e ler sem pressa. (...) Tal homem ainda não desaprendeu a pensar enquanto lê, compreende ainda o segredo de ler entrelinhas, tem mesmo o caráter tão esbanjador que medita ainda sobre o que leu, mesmo muito tempo depois de não ter mais o livro entre as mãos. E não para escrever uma resenha ou outro livro, mas apenas e somente isso – para meditar! Condenável esbanjador!" Nietzsche, F. BRUNI, José Carlos. O tempo da cultura em Nietzsche. Cienc. Cult., out./dez. 2002, vol.54, no.2, p ISSN

"É certo que, a praticar desse modo a leitura como arte, faz-se preciso algo que precisamente em nossos dias está bem esquecido (...) e para o qual é imprescindível ser quase uma vaca e não um 'homem moderno': o ruminar..." BRUNI, José Carlos. O tempo da cultura em Nietzsche. Cienc. Cult., out./dez. 2002, vol.54, no.2, p ISSN

"A cultura diminui a cada dia porque a pressa torna-se maior." Friedrich Nietzsche

“Por outro lado, a utilização do tempo livre com atividades prazerosas e significativas – vinculadas ao trabalho, ao estudo, à arte ou ao artesanato – não é mais capaz de preencher as expectativas das pessoas. Aparentemente, a dimensão do consumo ocupa todos os domínios, inclusive o tempo livre.” OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. Tempo, indivíduo e vida social. Cienc. Cult., out./dez. 2002, vol.54, no.2, p ISSN

A partir destes excertos, das cenas dos filmes e da leitura dos três textos sobre o tempo, dividam-se em seis grupos. Há três propostas de trabalho; cada uma delas deve ser assumida por dois grupos. Grupos 1 e 2: Em uma atitude intertextual, indiquem convergências e divergências entre o filme e os textos lidos. Grupos 3 e 4: Que implicações vocês percebem que a problemática do tempo pode ter sobre os atuais programas de EaD? Grupos 5 e 6: Como reduzir a dimensão cronológica do tempo e ampliar a dimensão kairológica do tempo, nos programas de EaD?