Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 5.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Aprender ao Longo da Vida
Laboratório de Ensino de Química 1
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Programa aluno pesquisador
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
O desafio de ensinar matemática
Núcleo Regional de Educação de Toledo
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Empreendedorismo pode ser aprendido
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
SILVANA BERBEL FERNANDES
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Um Problema para TODAS as Idades
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
Informática na Educação
SITUAÇÕES.
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - 12/04/2017 Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - Curso: Licenciatura Plena em Matemática Disciplina: Metodologias e Práticas no Ensino de Matemática Professor: MSc. Antonio Roberto de Oliveira 12/04/2017

Objetivos da formulação e da resolução de problemas 12/04/2017 Objetivos da formulação e da resolução de problemas Vivemos em um momento da história que, cada vez mais o ser humano precisa estar preparado para acompanhar 12/04/2017

continuação Assim, os educadores, precisa ajustar a essa questão pedagógica para poder acompanhar a prática escolar. 12/04/2017

continuação O maior desafio da educação contemporânea é um ensino que prepare o ser humano para a vida e a diversidade que nela se apresenta 12/04/2017

continuação Sendo a matemática uma área do conhecimento voltada para o raciocínio lógico e de direta relação com a vida cotidiana das pessoas, sua metodologia de ensino deve valorizar os pensamentos e questionamentos dos alunos por meio da expressão de suas idéias 12/04/2017

A formulação e resolução de problemas e seus aspectos - desenvolve o poder de comunicação da criança, quando trabalhadas oralmente, e valorizam o conhecimento prévio do aluno, uma vez que dão a oportunidade do mesmo explorar, organizar e expor seus pensamentos, estabelecendo uma relação entre suas noções informais ou intuitivas e a linguagem abstrata e simbólica da matemática 12/04/2017

Fazer o aluno pensar produtivamente Outros objetivos que a formulação e a resolução de problemas pretendem atingir Fazer o aluno pensar produtivamente para isso, nada melhor que apresentar situações-problemas que o envolvam, o desafiem e o motivem a querer resolvê-las. Para wertheimer (1945) o pensamento produtivo distingue do pensamento reprodutivo. Assim, o pensamento produtivo produz novas e diferentes soluções, inventando, buscando u sando novos métodos, enquanto o pensamento reprodutivo apenas reproduz a aplicação de métodos já conhecidos. 12/04/2017

Desenvolver o raciocínio do aluno 12/04/2017 continuação Desenvolver o raciocínio do aluno Descubra como começou e continue: 0, 3, 8, 15, 24... • Fazer uso dos conhecimentos da Física, da Química e da Biologia para explicar o mundo natural e para planejar, executar e avaliar intervenções práticas. • Aplicar as tecnologias associadas às Ciências Naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. 12/04/2017

Ensinar o aluno a enfrentar situações novas continuação Ensinar o aluno a enfrentar situações novas As rápidas mudanças sociais e o aprimoramento d=cada vez maior da tecnologia impedem que se faça uma previsão exata de quais habilidades, conceitos e procedimentos matemáticos são úteis hoje a fim de preparar o aluno para sua vida futura. 12/04/2017

continuação Ensinar apenas conceitos, habilidades, procedimentos e atitudes que atualmente são relevantes parece não ser o caminho, pois eles poderão tornar-se obsoletos daqui a 15 ou 20 anos, quando a criança de hoje estará no auge de sua vida produtiva 12/04/2017

continuação Assim, um caminho bastante razoável é preparar o aluno para lidar com situações novas,m quaisquer que sejam elas. 12/04/2017

continuação Dar ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da matemática As aplicações são empregos das noções e teorias da matemática para obter resultados, conclusões e previsões em situações que vão desde problemas triviais do dia a dia a questões mais sutis que surgem noutras áreas 12/04/2017

continuação As dificuldades dos alunos em lidar com a matemática é sentido desde os primeiros anos de escola dos alunos, pois, como sabemos, a resolução de problemas através de algorítmos muitas vezes ocorre por parte dos professores um excesso de regras desvinculadas a situações reais da vida cotidiana do aluno 12/04/2017

continuação Exemplo de aplicações de matemática através de problemas Por dia, um homem precisa comer aproximadamente o equivalente a 2% da sua massa para manter o corpo em temperatura adequada. Por outro lado, um rato prexia diariamente de uma quantidade de alimentos equivalente a 50% da sua massa. Nessas condições, responda: Quantos quilogramas você precisa comer por dia; uma criança de 45 quilos comeu 800 gramas de alimento num dia. Ela comeu a quantidade suficiente para manter a temperatura do corpo? Comeu a mais ou a menos? Quantos? Um rato comeu 105 gramas de alimentos numa dia. Isso corresponde a 50% da sua massa. Qual é a massa do rato? 12/04/2017

continuação Tomar as aulas de matemática mais interessantes e desafiadoras Uma aula de matemática desafiadora e bem orientada pelo professor, torna-se mais interessante do que aquelas voltadas para o modelo clássico de explicar e repetir 12/04/2017

Equipar o aluno com estratégias para resolver problemas continuação Equipar o aluno com estratégias para resolver problemas Para resolver problemas precisamos desenvolver uma determinada estratégia, que em geral se aplica a um grande número de problemas Exemplo Qual é o plano para escalarmos uma montanha? 12/04/2017

Dar uma boa base matemática para as pessoas continuação Dar uma boa base matemática para as pessoas Precisamos de pessoas ativas e participativas, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto possível, precisas. 12/04/2017

continuação Liberar a criatividade do aluno Esse é um dos principais objetivos do ensino de matemática no ensino fundamental. Para cumprir esse objetivo é viável fazê-los através da resolução de problemas 12/04/2017

Referêncial WERTHEIMER, M. Productive thinking. Chicago: University Press, 1945. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Médio, Brasilia: 1999. Productive thinking (pensamento produtivo) 12/04/2017