1999 / Junho António Marques 1999 / Junho António Marques UBI.

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1999 / Junho António Marques 1999 / Junho António Marques UBI

- O Euro e o Efeito Preço - O Ajustamento a choques assimétricos - Novos (velhos) desafios para as empresas - Reflexões finais

Face visível do Euro:  Rigor nas Contas Públicas  Estabilidade de Preços  Taxas de juro baixas NB: Medida da competitividade externa: Cenário 1: Choque inflacionário interno

UBI P  S r S r  Perda de Competitividade Dilema:    Défice Externo     Desemprego  Desemprego     Défice Externo DesvalorizaçãoDesvalorização S constante     Desemprego     W     P Compra de moeda nacional     i     P

UBI NOTA NOTA: Se as autoridades pretendem estabilidade de preços, esterilizando os efeitos monetários do excedente comercial impedem o 2º mecanismo de actuar Cenário 2: Choque inflacionário externo  P*   Sr  Ganho de Competitividade    Défice Externo     Desemprego    W     P Compra de moeda estrangeira     i     P Necessidade de trajectórias de preços semelhante

Mobilidade Geográfica Flexibilidade Salarial Política Orçamental Política Cambial Política Monetária Produtividade Formação UBI

Maior internacionalização - Globalização Eliminação do risco de cambio - Network Externalities Novas oportunidades de negócio Expansão da actividade Conversão dos sistemas informáticos Maior Concorrência Comissões bancárias UBI

Salários dependem da produtividade A comparação leva à aproximação de salários e preços dos bens transaccionáveis Mobilidade dos recursos Factores da atracção de capitais i e  S  factores fiscais Processo de harmonização do IVA

UBI O Euro diminui o lag de desfasamento entre as economias e aumenta a ligação dos blocos comerciais Estratégias de Diferenciação do Produto em lugar da Competição pelo Preço A intervenção pública deverá centrar-se na criação de pré- condições que estimulem o desenvolvimento económico A produtividade fundamentará o sucesso das organizações A UEM tem a vantagem de criar às empresas um ambiente de estabilidade

UBI A MU É A REALIZAÇÃO DE UMA VELHA MÁXIMA: “UM MERCADO, UMA MOEDA” Mais importante que a perspectiva estática dos custos / benefícios é a abordagem dinâmica da nova realidade Certos riscos ou oportunidades dependem do modo como as empresas os encaram

UBI

Taxa de Conversão: 1 euro = 200,482PTE

Taxa de Conversão: 1 euro = 200,482 Noite10004,987974,99= 4euros e 99cênt.(0$41) TOTAL , (2$41) Lanche Tabaco Combustível / Fotocop Jantar Café Almoço Peq. Almoço UBI