COMMUNICATIO IN SACRIS, 1 CIC 844 Norma geral (p. 1): “Os ministros católicos administram os sacramentos licitamente só aos fiéis católicos, os quais,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Advertisements

FORMAÇAO NÍVEL 1 SANTOS 23/24- A
PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA
“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas … veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: Jo
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
ÉTICA EMPRESARIAL Robert Henry Srour Cap. 2 – As teorias éticas
Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos
Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos
CULTO CRISTÃO SACRAMENTOS, 1
CONFIRMAÇÃO, 1 INSTITUIÇÃO Como todos os sacramentos: CRISTO.
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
Conhecer bem as funções do Pároco na Paróquia.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
MATRIMÔNIO.
NATUREZA E INSTITUIÇÃO
“Vós não estais na carne, mas no Espírito se de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
Cristianismo Unidade e Diversidade.
Cristianismo unidade e diversidade
Sacramental vida.
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Eucaristia: Presença Real do senhor
Rituais Continuação....
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
Tema: Pentecostes & Sacramento da Confirmação
Sinais eficazes da presença de Cristo na Igreja
Liturgia – 2011.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
ORTODOXOS, 1 1 Doutrina sacramentária geralmente igual à católica. Diferenças mais propriamente disciplinares. A definição de sacramento coincide. 2 Alguns.
Porque é mesmo difícil ser crente!"
Professor Roney Ricardo
ANÚNCIOS E FIGURAS DO BAPTISMO
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
VIVER EM COMUNIDADE Que Comunidade? Por onde entrar?
Ecumenismo e confissões cristãs.
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
SCE - Sacerdote Conselheiro Espiritual
Sacramentos.
Sacramento da cura Santa Unção.
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
Sinais da presença de Deus
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA TRANSUBSTANCIAÇÃO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XXXVII.
Catequese com Adultos Catequese com Adultos
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA MISSÃO
Na Confirmação recebe-se o Espírito Santo 27 GRECO, El Pentecostes Museu do Prado, Madrid.
OS SACRAMENTOS EM SUA VIDA. “ O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO”
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
 ESQUEMA SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO – O documento “Inter Mirifica” “Inter Mirifica” aprovado aos 27 de novembro de 1963, com votos, 15 contrários.
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL C APÍTULO VI O Sacramento da Unção dos Enfermos.
A unção dos enfermos 34 FRENCH SCHOOL São Carlos Borromeo Igreja de Saint-Nicolas-du-Chardonnet, Paris.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua,
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
Sacramentos CULTO CRISTÃO Por meio dos sacramentos, “Cristo mani-
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
Incorporação na Igreja e os Sacramentos
Ressurreição 1Co “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” Autor: Célio Augusto Machado.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
Sacramentos 06 Unção_enfermos.
Transcrição da apresentação:

COMMUNICATIO IN SACRIS, 1 CIC 844 Norma geral (p. 1): “Os ministros católicos administram os sacramentos licitamente só aos fiéis católicos, os quais, por sua vez, só os recebem licitamente dos ministros católicos, salvo o que está estabelecido nos § 2, 3 e 4 deste cânone, e no cânone 861, § 2” (c. 861, § 2 = baptismo em caso de necessidade). Excepção: para os sacramentos da Penitência, da Eucaristia e da Unção dos doentes (§ 2, 3 e 4) ter em conta o que se segue. Antes de dar normas gerais, o Bispo ou a Conferência Episcopal devem consultar as autoridades, pelo menos a local, de estas outras confissões cristãs: para evitar ferir a sensibilidade de alguém, por dar a impressão de um proselitismo desviado ou de que se desprezam os usos e a disciplina próprios das Igrejas sobre os sacramentos (§ 5).

COMMUNICATIO IN SACRIS, 2 CIC 844, § 2 Casos em que um católico recebe licitamente esses sacramentos de um ministro acatólico: 1. Que lhe seja impossível física ou moralmente recorrer a um ministro católico (impossibilidade moral = grave dificuldade: distância, perigo,...). 2. Que lhe seja necessário ou, pelo menos, verdadeiramente útil para a sua alma receber o sacramento. 3. Que se evite o perigo de erro ou indiferentismo. 4. Que estes sacramentos “existam validamente” na Igreja do ministro de quem se recebem: não basta que sejam considerados válidos nessa Igreja, mas devem sê-lo realmente. Sem esta certeza não seria lícito recebê-los.

COMMUNICATIO IN SACRIS, 3 CIC 844, § Casos em que um ministro católico administra licitamente esses sacramentos a cristãos não católicos sacramentos a cristãos não católicos: distinguir entre os cristãos orientais e os restantes cristãos separados: 1. Aos cristãos orientais e equiparados a eles em matéria sacramen- tal a juízo da Santa Sé (ex.: os velhos católicos): a. Que os peçam espontaneamente. b. Que estejam devidamente preparados (fé, condições pessoais...). 2. Para os restantes cristãos separados (além das anteriores, condi- ções mais severas): a. Que se encontrem em perigo de morte ou que, a juízo do bispo diocesano ou da Conferência Episcopal, haja outra necessidade grave. b. Que não possam recorrer a um ministro próprio. c. Que professem a fé católica em relação a esses sacramentos.