OS CONFLITOS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDANDO COM A MORTE Curso Técnico de Enfermagem
Advertisements

Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
Dinâmica e Gênese dos Grupos
As Pessoas e o Grupo Eu - Eu. As Pessoas e o Grupo Eu - Eu.
Prof. Luís Carlos Nebenzahl Maio/2010
Recursos Humanos I O Conflito
Treinamento para Casais
Administração de Conflitos e Negociação
SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR
Função Aplicação de pessoas:
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O DIREITO
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Desenvolvimento organizacional
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM É útil contar como uma terceira pessoa para auxiliar no encaminhamento da solução. Deve ser alguém que não esteja diretamente envolvido.
Os tipos de comportamento no meio social
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
Teoria Comportamental
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Administração Geral - Aula 04
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Administração de Conflitos
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SOB UMA VISÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAL
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
A palavra conviver originou-se
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Estilos educativos e comunicação
CONFLITO INTERPESSOAL
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Emile Durkheim e o fato social
O RH X Clima Organizacional
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Os Estilos de Liderança
O RH nos Processos de Seleção de Candidatos
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
Processo de Decisão de Tomadas
Abordagem Comportamental da Administração
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
por Cláudia Serafim Comunicação e Profissão
O Atual Papel do RH nas Organizações
O Processo de Treinamento
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Fundamentos do Comportamento em Grupo
Comportamento do Consumidor
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
GESTÃO DE CONFLITOS. Premissa Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários.
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Comportamento Organizacional
CLIMA ORGANIZACIONAL Conceitos
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Transcrição da apresentação:

OS CONFLITOS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Introdução Os seres humanos possuem sua existência marcada pela presença de diversos tipos de conflitos que podem variar tanto em forma como em intensidade. Estes conflitos decorrem do fato de que as pessoas divergem em muitos pontos como interesses, objetivos e pontos de vista. Na maioria das vezes a solução destes conflitos se dá através de uma pacífica mediação, onde se busca uma forma de solucionar o impasse de modo que todos os envolvidos fiquem satisfeitos. Ninguém quer sair perdendo, isso é natural, por isso a troca tem que existir. Porém, nem sempre a solução é tão saudável como se espera, podendo este conflito se transformar num difícil problema de relação.

Introdução A existência de um conflito no campo das relações interpessoais vai muito mais além de um simples desencontro de objetivos, ele passa pela tentativa de uma das partes em impedir no outro o alcance destes objetivos. Segundo Idalberto Chiavenato “o conflito constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objetivos”.

Os Tipos de Conflitos Conflito interno – é o conflito que se desenvolve no campo das relações intrapessoais. Constituem as nossas dissonâncias internas. Conflito externo – é um tipo de conflito que pode ocorrer em vários outros níveis externos, podendo se desenvolver nas relações intragrupais, interorganizacionais ou interpessoais, onde será mais aprofundada nossa investigação. Os conflitos externos podem se sub-dividir em: Conflito de interesse Conflito de valores Conflito de direitos

Os Tipos de Conflitos Externos Conflito de interesse – são os antagonismos a respeito do que nos interessa, do que desejamos ser ou obter. Esse interesse pode ser do campo material, como o nosso desejo de obtenção de alguns bens ou do campo de nossas posições na sociedade, como cargos ou posições que desejamos ocupar. Conflito de valores – esse tipo de conflito vem a se relacionar com nossos valores e crenças. Nossos conceitos são postos em interrogação. Esse tipo de conflito é classificado como sendo um dos mais difíceis de ser mediado, pois trata de questões de identidades moral, social e cultural. Conflito de direitos – relacionados com a infração de normas, leis ou regulamentações das quais somos beneficiadas. Possui uma característica bem própria de ser um conflito não passível de negociação, já que tônica gira em torno de um direito, previamente adquirido, e que não está sendo, de fato, respeitado.

Sobre os Conflitos Uma situação conflitante entre pessoas acontece através de um dinâmico processo, onde os envolvidos recebem e emanam influências. Geralmente estes conflitos se instalam porque encontram condições propícias ao seu desenvolvimento. Diante de um conflito as pessoas podem se comportar de forma passiva, defensiva ou ativa, onde este comportamento vai ser responsável pela intensificação ou não deste desacordo. Um conflito somente terá solução caso as partes entrem em acordo, porém esse acordo muitas vezes depende de mudanças no campo pessoal.

Os Níveis de Gravidade de um Conflito Conflito percebido – as partes discordantes percebem a sua existência, pelo fato das diferenças de opiniões e objetivos, e em alguns casos percebe-se um real bloqueio. Porém neste nível o conflito se encontra ainda na sua fase latente, ou seja, ainda não foi explicitamente manifestado. Conflito experienciado – neste nível o clima entre as partes envolvidas é bastante desagradável. Sentimentos como desprezo, raiva e hostilidade são bastante comuns. As partes têm total consciência de sua existência, porém tentam negá-lo. Conflito manifestado – neste nível a existência do conflito é explícita. É um conflito aberto, onde pelo comportamento das partes envolvidas percebe-se a situação de discordância. Sua manifestação é bastante clara.

A Mediação dos Conflitos Interpessoais A mediação de um conflito, independente do ambiente onde o mesmo está se desenvolvendo, deverá basicamente ser pautada por atitudes de respeito mútuo. Somente oferecendo respeito você receberá o respeito do outro. Porém, é importante ressaltar que respeito neste caso não tem nenhuma relação com autoritarismo.

Estilos de administração de conflitos Estilo Evitar Estilo Calmo Estilo Ditador Estilo Compromisso Estilo Colaborador

Os Benefícios de um Conflito Delimita os limites das relações interpessoais; Auxilia na integração das relações interpessoais; Pode ser um elemento motivador de busca de novos horizontes É um momento para se deixar tudo em “pratos limpos”.